Red Dead Redemption 2 Digital Foundry

Red Dead Redemption 2 - Análise técnica - Corre melhor e possui melhores gráficos na Xbox One X

A PlayStation 4 - e, mais recentemente, a PS4 Pro - ocupou o centro das atenções na campanha de marketing de pré-lançamento do Red Dead Redemption 2, o que significa que temos uma ideia bastante concreta da forma como o épico da Rockstar se comporta no hardware da Sony. Hoje, podemos também discutir as versões do jogo para a Xbox One, e a ideia principal que deves retirar é a seguinte: se estás à procura da melhor experiência de RDR2, a Xbox One X é a melhor plataforma para tal. A impressionante conquista tecnológica da Rockstar é executada em 4K nativo na X e também oferece o melhor desempenho. Se tivermos em conta a força com que a Rockstar está a puxar o hardware da geração actual, é sem dúvida uma conquista impressionante.

Dito isto, embora existam diferenças perceptíveis entre as quatro versões para consola, vale a pena enfatizar a quantidade de pontos em comum no que diz respeito aos recursos visuais. Os leitores de longa data do Digital Foundry devem lembrar-se que o Red Dead Redemption original sofreu uma redução nos detalhes do ambiente - especificamente na folhagem - na PlayStation 3, com a Xbox 360 a proporcionar paisagens mais ricas. Não existem diferenças que pudéssemos identificar com a sequela. Os ambientes são igualmente exuberantes em todas as plataformas, os efeitos de renderização são quase uma correspondência completa, e as draw distances e pop-in são sólidas independentemente da máquina em que jogues.

No entanto, a implementação de certos efeitos - qualidade de sombra e intensidade da profundidade de campo - está vinculada à resolução de renderização, um aspecto da apresentação que varia substancialmente entre cada versão do jogo. No topo da pilha está a Xbox One X, renderizando nativamente em ecrãs ultra HD e com um aspecto magnífico. No segundo lugar do pódio tens a PlayStation 4 Pro, que usa uma técnica de reconstrução - provavelmente checkerboarding - para escalar um framebuffer de 1920x2160 nativo até 4K.

Read more...