Política de Análises
Processo de Análises
As análises da Eurogamer.pt dizem-lhe se gostamos ou não de algo e porquê. As nossas análises visam dotá-lo de informação, análise e contexto suficientes para decidir se vai ou não achar um jogo interessante.
Selecionamos jogos para análise com base no que achamos que lhe interessará - quer seja em termos de qualidade, conteúdo ou perfil do jogo.
Selecionamos os responsáveis pelas análises com base na sua experiência com uma série, jogo, género ou plataforma, mas sempre com o objetivo de equilibrar o conhecimento especializado com uma compreensão mais ampla dos jogos e do design do jogo.
A análise é discutida com um editor ou editores antes da publicação, mas continua a ser o julgamento profissional responsável pela análise. As recomendações (ver abaixo) são estabelecidas pelo responsável pela análise; os editores podem propor alterações às mesmas mas estas só são feitas com o acordo do responsável pela análise.
Contamos que os nossos autores passem tempo suficiente com um jogo para o compreender intimamente, mas esta não é uma ciência exata e as exigências dos diferentes jogos variam muito. Confiamos e esperamos que os nossos responsáveis pelas análises façam julgamentos informados sobre o que é apropriado. Esta situação é também influenciada pela disponibilidade de materiais para análise; podemos atrasar uma análise se não estivermos satisfeitos com o tempo disponível.
O que analisamos, e quando
Apenas analisamos jogos a partir de cópias comercializadas, ou versões que são idênticas a uma cópia comercial do jogo. Não analisamos a partir de "código debug" de pré-lançamento, ou de versões alfa ou beta.
Uma vez que só analisamos cópias comercializadas, os jogos raramente, se é que alguma vez, serão analisados a partir dos eventos de análise das editoras. Podemos mesmo assim assistir a estes eventos para efeitos de outras coberturas.
Faremos todos os esforços para assegurar que a nossa experiência de um jogo corresponda à da maioria dos jogadores - por exemplo, aplicando atualizações de "primeiro dia" sempre que seja relevante.
Para assegurar ainda mais que a nossa experiência corresponda à dos jogadores, só analisamos jogos que requerem uma ligação à Internet após o seu lançamento e que tenham um número de jogadores plenamente representativo.
Se um jogo não requer uma ligação à Internet, mas julgamos que as funcionalidades online são de importância crucial para a maioria dos jogadores, também o analisaremos após o seu lançamento com uma população de jogadores totalmente representativa.
Nos casos acima referidos, o calendário de análise ficará ao nosso critério, mas deverá ser o mais cedo possível enquanto se procura ser minucioso e representativo. Ao atrasar uma análise até depois do lançamento, publicaremos frequentemente as impressões iniciais antes do lançamento, ou tão perto do lançamento quanto for possível, se não houver acesso antecipado.
Apenas analisamos versões de lançamentos públicos e comerciais de jogos. Não publicamos análises completas de jogos na versão alfa ou beta (embora possamos escrever artigos que sujeitem estes jogos a níveis apropriados de escrutínio). Podemos analisar versões "Early Access" de jogos que estejam comercialmente disponíveis, se o considerarmos apropriado. Quando os jogos são lançados como séries episódicas, apenas publicaremos uma análise detalhada da série completa - embora possamos publicar impressões de episódios individuais, especialmente o primeiro.
Procuramos sempre publicar análises credíveis que não necessitemos que sejam atualizadas. Se as circunstâncias de um jogo mudarem num detalhe específico mas importante, podemos atualizar uma análise ou alterar a nossa recomendação, mas estes casos serão excecionais. Se as circunstâncias de um jogo mudarem de forma mais geral e altamente significativa, poderemos publicar uma nova análise completa.
Por vezes analisamos produtos e meios de comunicação relacionados com videojogos: por exemplo, livros, jogos de tabuleiro e filmes. Estas análises não utilizam o nosso sistema de recomendações.
Recomendações de análise
Até 10 de Fevereiro de 2015, a Eurogamer.pt pontuou os jogos num valor total até 10. Desde esta data, já não utilizamos as pontuações nas análises. Em vez disso, oferecemos um resumo único com uma frase, mais um selo de recomendação adicional, se apropriado:
Jogos Recomendados são exactamente isso. São os jogos que achamos mais interessantes, mais emocionantes e mais divertidos; os jogos para os quais queremos chamar a vossa atenção.
Jogos Obrigatórios são os melhores dos melhores. São jogos que nos emocionam profundamente, que chegam ao cerne do que os videojogos podem e devem ser. Prevemos apenas ver um pequeno número de jogos Obrigatórios todos os anos.
A Evitar não é tanto para jogos que não são do nosso gosto, mas para jogos que têm sérias falhas no design, tecnologia ou conceito - falhas que os tornam impossíveis de recomendar para que gastem o vosso dinheiro ou tempo. Mais uma vez, esperamos utilizar este selo muito raramente.
Muitos jogos não serão etiquetados com nenhum destes selos. Isto não significa que pensamos que sejam maus jogos. Cobrirão um espectro bastante amplo de qualidade, mas tipicamente serão jogos com algumas qualidades para os recomendar, mas sobre os quais temos reservas. Essas reservas serão significativas, mas talvez não suficientemente significativas para dissuadir os jogadores com um interesse particular no jogo.
Para efeitos de manter uma presença de alto perfil nos resultados de pesquisa do Google, passamos por uma classificação por estrelas que pode ser exibida ao pesquisar as nossas análises: os jogos marcados como Obrigatórios exibirão cinco estrelas, os jogos marcados como Recomendados exibirão quatro estrelas, e os jogos marcados como A Evitar exibirão uma estrela. Todos os outros jogos exibirão três estrelas. Não nos parece que isto represente mal as intenções do nosso sistema de recomendações, mas para evitar dúvidas, esta não é a pontuação 'real'.
Como cortesia para com os criadores e editores de videojogos, notificá-los-emos de quaisquer selos de recomendação que os seus jogos tenham recebido - mas apenas após o processo de análise estar concluído e até 24 horas antes da publicação. Não divulgamos o texto de uma análise antes da publicação.