Picture of Vítor Alexandre

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Featured articles

Com lançamento previsto para o próximo dia 28 de Setembro, a EA Sports entra na derradeira fase de produção do seu jogo de futebol. FIFA 19 será um jogo de mudanças, não só na jogabilidade mas também nos modos de jogo e na inclusão de novas competições. A começar pela presença das licenças da UEFA para as competições de clubes, nomeadamente a liga dos campeões, a liga europa e a supertaça europeia. É um trio de valor que não só faculta a estrutura habitual da competição como ainda se compagina com vários modos de jogo, entre os quais o famoso Journey, o guião que volta a colocar Alex Hunter sob os holofotes do futebol mundial, naquele que será o último desenvolvimento do futebolista que começou no Manchester United, treinado precisamente por José Mourinho.

MXGP Pro - Análise - Um novo nível de realismo

Mas ainda há arestas por limar.

Depois de Gravel, MotoGP 18 e Monster Energy Supercross, o estúdio italiano Milestone regressa com uma nova edição de MXGP. Não para a quarta edição, mas para uma vertente mais profissional, a roçar a simulação e baptizada de Pro. É difícil categorizar MXGP Pro como um simulador de motocrosse. Embora os produtores milaneses tenham optado por tornar a jogabilidade bem mais exigente e o erro a espreitar com mais facilidade, não deixa de ser um jogo de grande acessibilidade, mesmo para quem nunca tenha conduzido uma mota em condições severas.

O calendário assinala 2018 mas por instantes parece que regressamos a 1994, como que voltando a um período que tão boas memórias proporcionou a quem pôde conhecer a indústria dos videojogos num tempo de grandes transformações. Sonic, Tails e Knuckles estão de volta à ribalta, com a mesma agilidade e virtuosismo com que se notabilizaram há mais de vinte anos, apresentando-se em grande forma em Sonic Mania, enquanto que os combates de Street Fighter II, Alpha e III regressaram para gáudio dos fãs numa edição que comemora os 30 anos da série, destacando os combates online e uma extensa revisão da matéria artística num museu digno do nome da série.

ArtigoFIFA 19 é o melhor jogo de futebol de sempre - afirma o produtor

Será que Cristiano Ronaldo é o melhor jogador?

Sam Riviera nasceu no México, mas há muito tempo que está a viver e a trabalhar no Canadá, onde pôde dar seguimento à sua veia criativa da produção de videojogos, ao serviço da Electronic Arts, numa das mais importantes franquias de futebol, a série FIFA. Actualmente ocupa a posição de "lead gameplay producer", passando por ele todos os pontos relevantes em termos de jogabilidade. Conversamos com este produtor alguns minutos após o contacto com a demonstração de FIFA 19, no estádio Wanda Metropolitano, desde 2017 a nova casa do Atlético de Madrid e o palco da final da edição 2018/2019 da Liga dos Campeões.

ArtigoFIFA 19 é a edição dos campeões

Novas funcionalidades de jogabilidade e os novos modos de jogo.

Ao abraçar em exclusivo a Liga dos Campeões, a EA Sports dá um passo muito significativo no posicionamento do novo FIFA 19 como um dos mais completos agregadores de competições desportivas. Ainda há dois meses, a EA Sports lançou um update gratuito em FIFA 18 com o mundial da Rússia, com todas as selecções, jogadores, hinos e estádios presentes, naquela que é vista por muitos como a competição maior do futebol, e agora, a praticamente dois meses do lançamento da sua nova temporada de futebol, renova as esperanças de sucesso tendo como ponto de partida a Champions League.

ArtigoDAKAR 18 é português e a maior prova de resistência automóvel no deserto

Navegação e velocidade são cruciais para sobreviver e triunfar.

Qualquer amante do mundo automóvel encontra no Dakar algumas referências inesquecíveis. Durante décadas a prova percorreu o norte de África, atravessando o deserto Saara, tendo como ponto de partida a magnífica cidade Paris. Era bem conhecido pelos entusiastas do todo-o-terreno como uma das mais importantes provas de resistência. O Paris Dakar catalogou-se como um desafio titânico, duro e cruel para todos os que se atreviam a lançar nas areias do deserto ao longo de quase duas semanas. A preparação não era tudo para chegar ao fim. Cortar a meta em primeiro só ao alcance dos mais audazes e destemidos.

ArtigoDéraciné mostra o estúdio de Dark Souls a explorar a realidade virtual

From Software e Sony Japan apostam novamente na fantasia sombria.

Anunciado depois da conferência da Sony na pretérita E3, Déraciné causou sensação precisamente por ser uma nova aventura para o sistema PlayStation VR, a cargo da From Software (em conjugação com a Sony Japan Studio), produtora que já nos deu Demon's Souls, Dark Souls e Bloodborne (este um exclusivo Sony PlayStation 4). Além disso, o jogo é dirigido por Hidetaka Miyazaki, que revelou estar comprometido com a tecnologia da realidade virtual da Sony e em tirar proveito do seu potencial.

ArtigoMissão possível para Astro Bot Rescue Mission - PS VR

Convincente jogo de plataformas na tecnologia de realidade virtual da Sony.

Esta foi uma das minhas melhores experiências no âmbito dos jogos de realidade virtual do evento Identity Corp PlayStation VR, que teve lugar na passada sexta-feira, em Madrid. Desde logo porque estamos perante um jogo de plataformas ao bom estilo Super Mario e Lucky's Tale, com movimentos simples mas bastante precisos no controlo da personagem. Se estiverem recordados, lembrar-se-ão de uma "tech demo" chamada Robot Rescue, publicada juntamente com o sistema PlayStation VR.

ArtigoPodes ser o DJ que sempre sonhaste em Track Lab (PS VR)

A nova experiência da realidade virtual combina puzzles com edição musical.

Olhamos para a realidade virtual como potenciadora de mundos vastos, confrontos, sensações de velocidade e risco. Na verdade é o campo perfeito para muitas aventuras, jogos de acção, plataformas e shooters, mas há também espaço no quadro das experiências musicais. De Vib Ribbon, passando por Rez, criado pelo inconfundível Mizuguchi, o mesmo autor de Lumines e Space Channel 5, a PlayStation conheceu uma parte importantes das evoluções musicais no âmbito dos videojogos.

ArtigoJohn McClane não regressa a Die Hard mas a Blood and Truth - Antevisão

Acção equilibrada com puzzles na nova produção do London Studio para o PS VR.

Antes de experimentar Blood and Truth, fiquei a saber numa pequena conversa com o produtor que a demonstração levaria uns 15 minutos a ser completada. Após segurar os comandos (as pistolas) e partir para o breve segmento "tutorial", daí até ao final não foi necessário muito mais que um quarto de hora. Talvez tenha levado ao todo uns 20 minutos, mas foi uma experiência bastante surpreendente e dinâmica que aqui encontrei, alternando entre momentos de combate com grande intensidade, até sequências mais pausadas, assentes em pequenos puzzles que intervalam os momentos explosivos.

ArtigoThe Persistence perfila-se como uma das melhores experiências sci-fi e terror no sistema PS VR - Antevisão

Quanto tempo conseguirás sobreviver a bordo de uma nave infestada de inimigos?

Fãs da ficção científica, eventos espaciais, ciência e filmes como Alien, provavelmente vão encontrar em The Persistence a experiência mais em sintonia com esses universos. Não sendo propriamente um jogo de "survival horror", envolve vários elementos e revela-se mais abrangente. Todavia e desde a sua apresentação, que o trabalho do estúdio britânico Firesprite tem merecido toda a nossa atenção. Esta é uma obra destinada a transcender fronteiras, sobretudo no que toca ao aproveitamento da imersão emprestada pelo sistema PlayStation VR, o que dará um alcance adicional.

PlayStation VR em destaque este fim de semana em Madrid

Identity Corp PlayStation VR deu a conhecer as novidades dos mundos em realidade virtual. Estivemos lá.

Lançado em outubro de 2016, o PlayStation VR é uma das grandes apostas da Sony para a actual geração de consolas. Para além da experiência mais tradicional, alicerçada no formato televisor e jogador, o incremento da realidade virtual, com mais e melhores experiências, consolida o PS VR como um dos sistemas mais avançados.

Lançado nos primeiros dias de 2015 para a Nintendo Wii U, Captain Toad: Treasure Tracker destacou o Toad e a sua companheira Toadette para uma aventura a solo que deu sequência aos engenhosos níveis adicionais apresentados em Super Mario 3D World, nos quais controlavas precisamente os dois. Com esta nova propriedade, a Nintendo não só desenvolveu um modelo específico de jogabilidade, assente num particular design, como fez subir ao palco principal uma nova categoria de personagens, até então relegadas para uma cortina secundária.

Com o lançamento de The Crew em 2014, a Ubisoft mostrou o seu cartão de visita no género das corridas motorizadas - sempre online - num mundo aberto correspondente aos Estados Unidos. Mas o que começou por ser uma promessa demasiado ambiciosa, cedo revelou a dificuldade em materializar a intenção. Por aqui, o nosso veredicto não foi particularmente favorável, até nos decepcionou, pelo que depressa percebemos que faltavam asas a The Crew para conseguir outros voos.

MotoGP 18 - Análise - o melhor da série

Agarrados a uma mota a mais de 300km/h.

Em Portugal há uma razão para os fãs do desporto motorizado de duas rodas acompanharem as provas do mundial. Chama-se Miguel Oliveira, tem 23 anos e compete na categoria Moto 2, sendo um dos candidatos ao título da presente temporada. Não obstante partir afastado dos lugares da frente na corrida, por força de qualificações complicadas, consegue imprimir um notável ritmo ao longo da prova, suplantando por diversas ocasiões os seus directos adversários. Em Assen (Holanda) falhou o assalto ao primeiro posto do mundial, mas ainda está no encalço do primeiro lugar, a uns recuperáveis 18 pontos.

Depois de The Lego Ninjago Movie Videogame (outubro 2017), a Warner Bros volta a publicar um novo título da série Lego, desta vez baseado no filme de animação The Incredibles (2004) e na sequela The Incredibles 2, que estreia esta semana no nosso país. Um ponto prévio; se pretendem ver o filme da Disney Pixar no cinema e depois levar para casa o jogo produzido pela Traveller Tales, é bom que o façam por esta ordem, já que Lego The Incredibles começa pelo segundo filme. De resto, esta produção assinala uma inédita colaboração entre a Traveller's Tales e o estúdio Pixar, responsável por alguns dos melhores filmes de desenhos animados (Coco, Up, Cars).

Hoje é o primeiro dia da semana Summer Games Done Quick

Nesquick, Metroid, Ninja Gaiden, Cuphead e muitos outros

Se gostam de acabar depressa os vossos jogos e já fizeram algumas "speedruns", então esta semana é para vós, já que hoje é o primeiro dia da Summer Games Done Quick, que se realiza pelo oitavo ano em Minneapolis, no Minnesota.

SEGA revela 3 novas personagens em Team Sonic Racing

Querem corridas? Então tomem Chaos.

Visto por muitos como a grande alternativa às corridas de Mario Kart, Team Sonic Racing está a ser desenvolvido pela Sumo Digital, estúdio britânico que detém já um longo historial de colaborações com a SEGA, principalmente no género racing (Sega Rally e este Sonic Racing). Esta nova incursão nas pistas com Sonic deverá ser lançada para o PC, Xbox One, PS4 e Switch, até ao Natal do corrente ano.

Lançado há sensivelmente um ano para a Switch, Splatoon 2 foi uma das grandes apostas da Nintendo para o verão, um título refrescante e irreverente que trouxe continuidade e desenvolvimento às batalhas entre os Inklings e os Octarians, no original lançado para a Wii U em 2015. Splatoon e a sequela ilustram bem o desenvolvimento de conceitos surpreendentes a partir de estruturas definidas. Embora com aproximações ao género "shooter", o conceito de Splatoon assenta na conquista de área relativamente ao adversário, sagrando-se vencedor a equipa com mais área pintada ao cabo de alguns minutos de combate.

primeiros anterior