Ei lá, tantos jogos, tanto para escrever e tão pouco tempo para conseguir abordar absolutamente tudo. É justo que se diga que o escritório está quase a pingar literalmente códigos, porque simplesmente não existe mão de obra suficiente para dissecar tudo em conjunto com o trabalho diário no Digital Foundry. Assim, com este gigantesco frente-a-frente número 22, iremos abordar seis dos melhores e mais interessantes recentes lançamentos, com o objectivo de olharmos em pequenos artigos os restantes, conforme o tempo permitir.

Como sempre, o texto é acompanhado de imagens comparativas, e os vídeos h264 com qualidade perfeita - todos vindos de uma perda mínima das portas HDMI da Xbox 360 e PlayStation 3. Numa revisão rápida pelas apresentações do passado, os vídeos a 632x500 são história. Eles fizeram um trabalho excepcional antes da transição para o HD da EGTV, mas agora com os 720p ao nosso dispor, os vídeos da velha guarda pareciam algo supérfluos em exigências.

A apresentação a uns 720p completos, são agora incorporadas no próprio artigo, similarmente ao artigo do DF Diferenças Bayonetta PS3 e 360: simplesmente carrega em ver ecrã inteiro no player de vídeo e irás ver o vídeo em formato total, ou usa o link para a EGTV para veres numa janela maior.

Para os jogos a seguir, a escolha desta vez recaiu para uma maior variedade:

Como sempre poderão esperar um frente-a-frente número 23 com uma quantidade de coisas frescas dos jogos da "época de férias", em Dezembro, mas não te esqueças: Novembro será um mês em "pacotes". Primeiro teremos o triplo formato da Gearbox, Borderlands, depois iremos ver o excelente Bayonetta da Sega. Depois disso, todas as apostam irão se virar para o Modern Warfare 2, e Assassin's Creed II.

Para ser franco, será algo épico. Estejam presentes.

Queremos agradecer aos colegas do Digital Foundry, MazingerDUDE e Alex Goh pelos seus contributos neste artigo.

Il-2 Sturmovik: Birds of Prey

Mesmo que não tenhas muito interesse na versão hardcore PC que este simulador deriva, mesmo assim tem muita coisa que irás gostar da versão consolas de Il-2 Sturmovik: Birds of Prey, seja ele o visual verdadeiramente impressionante, a grande variedade de missões ou a pura atenção aos detalhes.

Curiosamente, o elemento dogfighting tem muito em comum com o muito criticado, mas curiosamente divertido jogo da Ubisoft, o Blazing Angels, com um botão da câmara que centra no teu inimigo e te permite ires atrás dele com relativa facilidade. É um grande mecanismo que a Ubisoft bizarramente deixou de lado, quando a equipa de desenvolvimento passou para o HAWX.

No que diz respeito à conversão houveram decisões interessantes com respeito às duas versões. Em termos de aparência dos jogos, a produtora Gaijin Games parece ter tido um inferno de empenho para alcançar a paridade das plataformas, e podes ver neste vídeo como eles foram bem sucedidos:

O Il-2 consegue debitar uma quantidade enorme de detalhes. Na verdade, o principal objectivo da produtora parece ter sido tentar manter a qualidade da imagem o mais alto possível, e ao mesmo tempo assegurar que as duas versões parecessem praticamente iguais. Ambos os jogos correm a 720p nativos, mas mais uma vez existe diferentes abordagens em termos de suavização das margens: o habitual 2x MSAA na 360 e o sempre omnipresente quincunx na PS3.

Então, tendo em conta que a última técnica leva muitas vez à redução do detalhe da textura, como podem as duas versões parecerem praticamente iguais? Este parece ser o caso em que ao MSAA da versão da Xbox 360, é adicionado um subtil blur para procurar imitar a aparência do QAA na PS3. Neste caso, o jogo é tão rico em detalhe que parece não haver nenhum défice da qualidade de imagem de forma geral - é um grande lançamento.

No entanto, consegue-se notar em certos locais algumas diferenças. O sistema de iluminação da Xbox360 tem um efeito bloom de quando apontas para o sol, que curiosamente está ausente, ou pelo menos não se nota tanto na PS3. Talvez o mais relevante para uma decisão de compra seja o nível de desempenho. O objectivo em ter uma imagem com a melhor qualidade possível contem sérias ramificações para o frame-rate. Ambas as versões caem drasticamente em termos de frames, e com tear em ambos.

Em termos do total de frames que descem, a medida parece ser uma queda para baixo dos 14FPS(!) em ambas as consolas, quando a coisa começar a ficar muito, muito ocupada - i.e. quando precisas de visuais e também da resposta do controlo. A versão da Xbox360 parece estar limitada no máximo aos 30FPS, enquanto que a versão da PS3 é completamente ilimitada - o nosso melhor "pessoal" foi perto dos 50FPS. No entanto, isto causou num horroroso tear (rasgo na imagem), (mais de 50% vindo da PS3 consiste em frames rasgados). Está também presente na versão Xbox360, mas raramente visivel, portanto seria a versão que eu pessoalmente comprava.

Publicidade

Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Mais artigos pelo Richard Leadbetter

Comentários (120)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

Brütal Legend

Metal duro de roer!

Sony Japan anuncia o fim da produção da PS Vita

Brevemente deixará de vender a consola.

Rumor - Scalebound regressará como exclusivo Switch

A Nintendo vai ressuscitar um jogo dado como morto.

Publicidade