Bem vindos à Arena de confrontos entre plataformas da Digital Foundry/Eurogamer. Um jogo entra, um jogo sai. Geralmente.

Sim, mais uma vez é altura de colocar os mais recentes títulos de consola multi-plataformas debaixo do microscópio com completo comentário Digital Foundry, análise de performance, vídeos comparativos de alta qualidade, imagens com um leque de factos e dados bónus: o pacote completo, o campo todo, o tiroteio todo, nada acrescentado, nada retirado.

Apenas estes cinco jogos desta vez, mas conseguimos abordar os maiores lançamentos dos tempos recentes, incluindo ainda a cobertura de um clássico intemporal das arcadas actualizado para a geração HD.

Enquanto estamos a meio de um longo e quente Verão e é seguro dizer que a quantidade de "produtos AAA" foi reduzida a um mínimo, mas vamos voltar com mais análises: Kane & Lynch 2 em particular está com um aspecto saboroso...

Singularity

Xbox 360 PlayStation 3
Tamanho do disco 6.3GB 6.46GB
Instalação 6.3GB (opcional) 1447MB (consoante necessário)
Suporte Surround Dolby Digital Dolby Digital, 5.1LPCM, 7.1LPCM, Dolby Digital, DTS

Depois de tirar o pó ao velho motor de jogo idTech 4 para o Wolfenstein, a Raven Software regressou aos terrenos mais familiares do Unreal Engine 3 para o seu mais recente first-person shooter, Singularity. Este é um jogo mesmo muito porreiro. Claro, em muitas formas é um pouco de um derivado - mas a combinação de algumas boas ideias com um leque de armas divertidas faz dele um jogo altamente digno de consideração.

A utilização do UE3 significa que não existe real comparação em termos de tecnologia com o anterior trabalho da companhia em Wolfenstein. Como podem esperar, o perfil tecnológico do jogo está muito mais próximo a outros bem produzidos títulos Unreal Engine como Batman: Arkham Asylum. O que isso significa é um jogo com bom aspecto em ambas as consolas, com pequeníssimas variantes, como vão ver neste vídeo comparativo - não se esqueçam de usar o botão para ecrã completo.

Basicamente é o mais perto quanto se pode ser. Existem dados garantidos UE3 pelos quais podem procurar nestas comparações entre plataformas mas a única que é relevante a Singularity é o uso do anti-aliasing.

O Unreal Engine 3 na Xbox 360 tradicionalmente apresenta 2x multi-sampling anti-aliasing que está ausente na PlayStation 3. A diferença não tem assim tanto impacto quanto em outros jogos, porque o filtramento parece ser feito bem cedo no ciclo de renderização: todos os elementos adicionais depois não tem nenhum AA, significando que o efeito geral na imagem final é um tanto ou quanto selectivo. Em todas as outras formas, o jogo parece idêntico em ambas as plataformas.

Portanto, como está então o nível de performance? Vamos sacar das ferramentas de análise numa selecção de capturas e ver o que podemos ver. De forma geral: linha verde indica o rácio de fotogramas da Xbox 360, a azul é para a PS3. Linhas rasgadas no topo do gráfico são da versão Xbox 360, enquanto que a parte inferior do gráfico é para a plataforma Sony.

Novamente, típico Unreal Engine 3: uma pequena, mas visível vantagem para a Xbox 360 em comparação com a PS3. Ambos os jogos tm como alvo os 30FPS e largam o v-sync quando a cena é desafiante, resultando em variáveis níveis de screen-tear, dependendo da carga. Testes indicam que similarmente à maioria dos títulos UE3, a xbox 360 comanda uma pequena mas significativa vantagem.

Em termos de como isto afecta a experiência de jogo em termos geraisl e a decisão de compra, a realidade é que para além de um maior tearing na PS3 e o extra estranho "jaggy", as duas versões do jogo são mesmo, mesmo muito aproximadas, e igualmente recomendadas.

Publicidade

Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Mais artigos pelo Richard Leadbetter

Comentários (61)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

SNK Heroines: Tag Team Frenzy terá versão PC

Fighting Game só com mulheres.

Bayonetta 3 chegará no final de 2019

"Chegará mais cedo do que as pessoas pensam", diz a Nintendo.

Star Wars Jedi: Fallen Order chega no final de 2019, confirma Disney

Figuras, brinquedos e livros do jogo anunciados para Outubro.

Castlevania em formato Pop! da Funko

Personagens transformados em figuras.

Filme Detective Pikachu recebe novo teaser

Pikachu e a magia dos Pokémon.