Ridge Racer 7: O sonho 1080p

Um dos primeiros jogos a ostentar Full HD.

Apesar de o sonho 1080p estar tudo menos morto aqui e agora, as coisas eram um bocado diferentes em 2006 quando a PlayStation 3 foi lançada. Os iluminados da Sony usavam a dita resolução "Full HD" como ponto de distinção contra a sua competição e quando o sistema chegou às lojas, o Ridge Racer 7 da Namco Bandai parecia confirmar as afirmações: resolução a completos 1080p a correr a 60 frames por segundo. Quase três anos mais tarde, permanece provavelmente como o melhor exemplo da resolução a verdadeiros, nativos 1080p que temos em qualquer uma das consolas de nova geração...se bem que Geometry Wars na 360 tem claramente os seus próprios encantos.

A nível pessoal, conheço por dentro e por fora a performance técnica do jogo muito bem. Durante o desenvolvimento do sistema de captura da Digital Foundry capaz de 1080p TrueHD, foi efectivamente a única fonte que tínhamos disponível para um sinal 1080p60 consistente baseado numa consola que oferecia suficiente detalhe e movimento para desafiar os conversores em tempo real que usamos para meter cerca de 300MB/s de dados de vídeo não comprimido num disco rígido. E assim, estou completamente consciente das frequentemente repetidas, texturas de baixo detalhe e os carros com relativo baixo número de polígonos. Mas apesar disto, continuo a amar o jogo: não apenas porque adoro a jogabilidade clássica Ridge Racer, mas também por causa da ambição da Namco Bandai em trazer este jogo para o mercado. Propuseram-se a alcançar 1080p60 com v-sync e conseguiram e por muito, uma distinção que permanece única em jogos de carros três anos após o lançamento.

Em alto contraste com o jogo em "Full HD" ao qual dei uma olhada no início da semana (Sacred 2), Ridge Racer 7 parece diferente e oferece melhor resposta em situações visualmente exigentes se optarem por "baixarem" para 720p. E graças à possibilidade de gravar replays e vê-los no AV Player no menu do jogo, podemos com precisão medir a disparidade na performance entre 720p, e o modo nativo 1080p. Sim, existe uma diferença, e sim é mais notória e com maior impacto nos controlos no modo online, onde os carros se podem aglomerar muito mais do que no modo para um jogador. Mas quão grande é a diferença? Vejam o vídeo: o frame rate a 720p é o indicador no topo direito, com a performance a 1080p directamente por baixo. Se não estão a ver a linha 720p no gráfico existe uma simples explicação para isso: não baixa um único frame.

Esta repetição em particular foi escolhida porque é o mais exigente esforço do motor que tenho disponível. As descidas, enquanto que claramente com grande impacto na resposta, são toleráveis para donos de dispositivos com 1080p quando a escolha é entre as duas imagens que vemos em baixo.

shot2
shot1
Imagens digitalmente sem perda a 720p e 1080p da mesma secção em Ridge Racer 7 tiradas dos vídeos que analisamos.

E com isto, voltámos à realidade dos videojogos baseados a 720p do presente, e com isto, um humilde, apelo pessoal à Namco Bandai. Eu sei que a fórmula usual é lançar um novo Ridge Racer sempre que um novo sistema é lançado, mas infelizmente, não existe nenhum novo hardware de jogos no horizonte. Tenho a certeza que não sou o único que secretamente anseia pelo oitavo jogo da melhor série de corridas de estilo puro arcade disponível.

Publicidade

Salta para os comentários (21)

Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Conteúdos relacionados

The Game Awards - Todas as novidades numa página

A Xbox Series X, os vencedores, jogos PS5 e mais.

Senua's Saga: Hellblade II anunciado para a Xbox Series X

Trailer feito com o motor do jogo é impressionante.

Sekiro nomeado o Jogo do Ano nos Game Awards 2019

Disco Elysium foi um dos grandes nomes da noite.

Microsoft promete 8K e até 120 fps na Xbox Series X

"Um novo nível de desempenho nunca antes visto numa consola".

Também no site...

The Game Awards - Todas as novidades numa página

A Xbox Series X, os vencedores, jogos PS5 e mais.

Sekiro nomeado o Jogo do Ano nos Game Awards 2019

Disco Elysium foi um dos grandes nomes da noite.

Microsoft promete 8K e até 120 fps na Xbox Series X

"Um novo nível de desempenho nunca antes visto numa consola".

The Wolf Among Us 2 está vivo

O projecto foi ressuscitado.

Comentários (21)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários