PS3 Media Player esmaga as especficiações do Blu-ray

Reprodução a 1080p60? Digital Foundry testa.

Há alguns dias atrás, reparei no feed do Digital Foundry Twitter que algumas empresas de codificadores encontraram uma maneira de a PS3 superar significativamente as especificações do Blu-ray por permitir reprodução a 1080p com 60FPS. A média dos filmes Blu-ray corre a 24FPS, enquanto a conformidade do sistema de 1080i dá-nos teoricamente 30FPS. Mas a PlayStation 3 vai mais longe, aparentemente sem um pingo de suor.

A história teve início com o lançamento da câmara Sanyo HD2000. Capaz de gravar vídeos a 1080p60 em ficheiros MP4, almas empreendedoras no fórum de vídeos Doom9 falam sobre como obter desta câmara vídeos para funcionarem em leitores de BD, apesar do facto de haver pouca esperança de funcionar. No entanto, os "hackers", desde algum tempo, estão a trabalhar em como efectuar engenharia de reversão do formato AVCHD - o equivalente comercial Blu-ray usado na maior porte das câmaras HD. O programador "DeanK", autor do MultiAVCHD, ferramenta de autorização, conseguiu descobrir com algum esforço, que clips da câmara da Sanyo iriam funcionar na sua ferramenta quando reproduzidos na PS3.

Já que a minha empresa cria um sistema capaz de captura a 1080p60, isto provou ser algo intrigante para mim, especialmente quando podemos produzir a este requintado nível de vídeo, mas não temos nenhuma plataforma comercial que possa reproduzir! O XMB da PS3 ainda tem algumas promessas, mas para além dos esforços de prometer codificação a 1080p60 no WipEout HD, a imagem real era bastante medíocre e uma codificação com alta resolução iria causar imagens aos soluços. Usando as ferramentas de "DeanK', eu descobri que o descodificador do Blu-Ray/PS3 tem uma clara vantagem relativamente ao desempenho do XMB, permitindo uma reprodução mais suave para ficheiros grandiosos.

1
2
A demo em acção na minha PS3. O sistema de estatísticas mostra o quanto de largura de banda é usado numa determinada altura.

A codificação necessária é um tanto ou quanto especializada, e eu tive que efectuar fora de portas, mas independentemente, existe agora uma demo descarregável que podem experimentar vocês mesmos - assumindo que têm um ecrã 1080p claro. Por isso, se têm 875MB de largura de banda a dispensar, vão aqui, descarreguem, descomprimem e copiem para uma drive USB (gravar para discos ópticos não funciona sem emendar alguns ficheiros) assegurando que a pasta AVCHD está na raiz da drive. Metam a drive na PS3, carreguem no ícone AVCHD no XMB na secção vídeo, sentem-se e vejam a excelente introdução de Devil May Cry 4 da Capcom em 1080p nativos a correr a 60 frames por segundo. O vídeo em si é capturado pelo nosso sistema TrueHD apoiado num PC i7 com uma NVIDIA GTX295 topo de gama, o que nos permite correr o jogo sem qualquer esforço com todas as definições no máximo.

Para os produtores de conteúdos que estão de olho na PS3 para futuras tarefas desafiadoras do Blu-ray, tenho que dizer que existem limitações. Algumas técnicas chave que o H264 implementa para assegurar máxima qualidade usam demasiado poder de processamento para correr efectivamente a 60FPS nesta extrema resolução. Ao mesmo tempo, as bases AVCHD e Blu-ray têm limitações inerentes em si quando comparadas ao máximo poder sem restrições do núcleo da tecnologia de compressão. Conclusão: precisas de dispensar mais largura de banda para manter a qualidade de imagem, e no caso de vídeo de jogo imaculado, precisas de uma tonelada a mais, comparando com a média de uma fotografia "da vida real". Até o download aqui podia ter um tamanho maior para equiparar à captura original.

No entanto, permanece o caso de que para a PS3 ser capaz de fazer isto, já é um feito excelente, e traz para casa um factor muito importante sobre o futuro da consola a longo prazo. No máximo de um tempo, uma mais pequena, mais fina PS3 vai ser um portentoso - e mais barato esperamos - leitor de media, também capaz de correr alguns jogos muito bons. Com a DivX a adoptar o formato de ficheiro Matroska (MKV) para os seus ficheiros HD, realisticamente é apenas uma questão de tempo até que a PS3 ofereça suporte nativo, tornando a consola de valor incalculável para correr praticamente qualquer tipo de media que lhe atirem.

Actualização: A PS3 está cheia de surpresas, e penso que estou um pouco à frente do meu tempo com esta demonstração. Acontece que, enquanto a codificação a 1080p60 é suportada, a PS3 força a imagem para trabalhar apenas a 1080i. Força a 1080p, e depois aumenta a imagem reduzida. Levou algum tempo para perceber isto, especialmente porque desafia a lógica: a PS3 está, na verdade, adicionando um fardo ainda maior ao CPU, por ir através deste bizarro processo. Assim, por enquanto, o vídeo original é suportado mas os ecrãs não.... uma vez que existe mais câmaras como a Sanyo HD2000 no mercado, espero que isto mude.

Salta para os comentários (18)

Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (18)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários