Mass Effect 3: problemas no rácio de fotogramas persistem na versão final PS3

Código da demo é representativo do jogo final.

Na análise à demo de Mass Effect 3 perguntamo-nos se as frequentes quedas para 20FPS na PS3 seriam melhoradas para o seu lançamento.

O facto de a BioWare ter feito mudanças consideráveis nos seus anteriores jogos entre demos e jogos finais, deu-nos a esperança de que algo pudesse mudar. Os leitores habituais podem lembrar-se como Mass Effect 2 na PS3 passou de uns consistentes 30FPS com tearing regular na demo para 20-30FPS com a v-sync ativada, apesar dos resultados finais serem largamente comparáveis aos da versão Xbox 360.

No entanto, o código final do novo jogo está agora disponível e podemos confirmar que a performance no jogo final PS3 é extremamente similar, se não idêntica ao do inconsistente código da demo. Demos um rápida olhar à explosiva sequência inicial (usada na demo) e a alguns pedaços iniciais de gameplay da primeira missão para ver como está agora para que os donos de uma PS3 possam ter uma ideia da performance do jogo antes do lançamento amanhã.

Como o vídeo demonstra, a demo é altamente representativa do jogo final em ambas as plataformas, com 30FPS a ser um feito inalcançável durante algumas cut-scenes na consola da Sony, particularmente em pontos com múltiplos NPCs e efeitos alpha transparentes no ecrã.

A versão Xbox 360 também é dada a quedas durante circunstâncias idênticas, apesar de nunca ao mesmo nível; como na demo, a ação permanece com v-sync, apesar do ocasional e impercetível tear poder ocorrer mesmo no topo do ecrã enquanto o motor está sob stress. Quanto à gameplay no percorrer dos cenários, a Xbox 360 apenas mostra ocasionais fraquejares no feedback visual, em oposto aos períodos mais regulares de gameplay a 20FPS que vemos na PS3.

Tendo em conta que os dias de grandes diferenças entre os jogos PS3 e Xbox 360 são na maioria coisa do passado, isto é claramente desanimador - não só da perspetiva visual, mas também em termos de gameplay, pois as quedas no rácio de fotogramas afetam em certa medida a resposta do comando durante os tiroteios.

Para uma dissecação completa de Mass Effect 3, estejam atentos ao Confronto triplo que está a caminho.

Publicidade

Salta para os comentários (79)

Sobre o Autor

Thomas Morgan

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.

Conteúdos relacionados

Sony ainda não decidiu o que fazer a Sunset Overdrive

Spider-Man e Ratchet and Clank são vitais para o futuro da PlayStation.

The Witcher 3 ocupa 28GB na Switch

Vais comprar a versão digital?

The Witcher 3 - Comparação entre Switch e PS4

Um olhar ao trabalho neste port.

Também no site...

Comentários (79)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários