Época futebolística, Lara Croft e apelo Vita

Aqui estamos nós com novo rescaldo.

Setembro vai na sua segunda semana e já conseguimos ver o início da grande época de lançamentos que está mesmo prestes a chegar. Por um lado muitos ficam tristes com o regresso ao trabalho ou com o início das aulas, o fim das férias por assim dizer, mas as companhias sabem precisamente do que precisam para animar estas almas. Novos jogos, novas peças de entretenimento que nos deixam contentes por passar mais tempo em casa e quase nem sentimos a falta dos tempos passados ao ar livre, afinal de contas há um momento para tudo, certo?

A época futebolística já arrancou e os nossos clubes já vão mostrando as suas novas faces e algumas vendas ainda vão sendo feitas. Nos relvados virtuais ainda estamos em fase de pré-época mas tudo vai mudar muito em breve. Com as companhias a voltarem aos seus escritórios e com os estúdios novamente focados em pleno nos seus jogos, temos então tudo pronto para a reentrada desta nossa adora indústria.

Não sei se vocês acreditam mas Alex Hutchinson da Ubisoft acredita que, os grandes jogos AAA estão a morrer e que Assassin's Creed 3 vai ser um dos últimos da sua espécie. "Somos o último dos dinossauros. Somos na mesma um monstro AAA com equipas muito grandes e múltiplos estúdios a ajudar em diferentes partes. Existem cada vez menos destes jogos, especialmente com o intermédio a desaparecer. Sentimos mesmo que esta era uma rara oportunidade. Tivemos uma equipa com experiência, que trabalhava na série há algum tempo; tivemos todo o apoio da Ubisoft para criar algo grande." Nem é uma questão de querer ou não concordar com o que o senhor proferiu, é que simplesmente parece irreal acredita numa indústria na qual não temos projetos desta envergadura.

O mesmo parece sentir a comunidade e que o diga o Darth_Kovax que nos disse que, "lol eles não ouviram falar de uma equipa recentemente formada chamada 343 industries com mais de 250 funcionários que tem como objetivo tratar do futuro de halo... e da naughty dog com mais de 150? e da epic com mais de 300? e da turn 10 com mais de 200? lol andam cegos para o mundo". O Manuel_Jose segue na mesma linha e acrescenta que, "Pois pois... Metal Gear Rising, God Of War Ascension, The Last Of Us, Beyound Two Souls, Tomb Raider e GTA V não são jogos AAA portanto. Afinal, não percebo nada de jogos."

Outro jogo AAA muito aguardado é o novo Tomb Raider e o Crystal Dynamics acredita que Lara Croft vai ser mais parecida com alguém que conheces. O que o estúdio quer dizer é que quer mesmo que o jogador sinta que está perante uma rapariga que até poderia conhecer e que consegue facilmente imaginar a pertencer ao seu grupo de amigos. "Olhámos para Batman Begins e Casino Royal e dissemos, 'bem, como continuaram tão relevantes ao longo dos anos? O que fizeram essencialmente foi dar uma reviravolta nas suas séries para se sentirem modernas. Portanto cada geração tem a sua versão de Batman ou Bond."

"Não entendo essa nostalgia do passado, na verdade em 1996 alem dos gráficos pobres a jogabilidade também não era nada boa, nomeadamente nos jogos da Lara croft, a maior dificuldade era acertar no timming dos saltos...o que eu mais recordo dessa época era estar tipo 30 minutos a tentar saltar de um ramo de árvore para outro e quando finalmente conseguia vinha um leopardo e me matava...que divertido...enfim.. - xpto2004"

"Não entendo essa nostalgia do passado, na verdade em 1996 alem dos gráficos pobres a jogabilidade também não era nada boa, nomeadamente nos jogos da Lara croft, a maior dificuldade era acertar no timming dos saltos...o que eu mais recordo dessa época era estar tipo 30 minutos a tentar saltar de um ramo de árvore para outro e quando finalmente conseguia vinha um leopardo e me matava...que divertido...enfim..", comentou o xpto2004. Já o Liquid_Belmont comentou que, "Hoje o dia está a ser animado. Primeiro o tipo da Ubisoft, agora este Darrel Gallagher da Crystal Dynamics. Realmente a comum jovem britânica é uma jovem que faz acrobacias e que tem aventuras excitantes algures numa ilha e onde a sobrevivência está constantemente em risco. Ok, nos dias que correm e no U.K., o perigo até é algo relevante mas estas afirmações são demais. Ui, isso quer dizer que a Lara criou perfis em tudo o que é rede social! Oh boy, I can't wait to meet her face to face and to give her a "like" in Facebook. Oh see, I even know how to speak and write in english! O grande apelo dos videojogos é exactamante a promessa de uma experiência que dificilmente aconteceria na vida real e a oportunidade de podermos ser alguém que não somos. Reconheço que uma personagem mais humana e verossímil nos aproxima ainda mais mas, no caso de Tomb Raider e da Lara, a questão não era nem é essa."

Se estão ansiosos por dar o pontapé de partida, PES 2013 chega a 20 de Setembro segundo revelado oficialmente pela Konami. Quer isto dizer que estamos a pouco mais de uma semana para ter mais um jogo com o nosso Cristiano Ronaldo em casa. Este ano os fãs podem esperar várias novidades, desde o "Full Control", que dá liberdade total sobre os passos, ao "Player ID", que garante um identidade única aos jogadores mais famosos do mundo através da sua aparência e forma de jogar. O Nuno_Costa agradeceu dizendo que, "Obrigado Konami !! Com o PES desde 1997 !!"

Outro dos anúncios interessantes da semana dizem respeito às plataformas iOS, android e à Ubisoft. Isto porque anunciou que novos Rayman e Assassin's Creed estão a caminho dos iOS e Android. O primeiro é um jogo de plataformas infinito, mas conta o visual e design espetacular de Rayman Origins, o que o torna muito atrativo. O lançamento está previsto 20 de setembro. Assassin's Creed: Utopia é um jogo de estratégia e simulação onde será possível construir a vossa própria colónia nos E.U.A. A colónia será a casa dos primeiros assassinos dos E.U.A. em pleno século XVII. "Já cá canta para iPad!" diz o _djs_.

Em cima temos um vídeo criado por fãs que já estão fartos de esperar por Final Fantasy Versus XIII e a questão é basicamente, 'Onde está o Jogo?'

"Dúvido seriamente da acidentalidade da revelação, sobretudo vindo da Rockstar que é meticulosa no que toca a filtrar informação. - Liquid_Belmont"

Nestas últimas semanas a Rockstar parece ter intensificado ligeiramente a sua promoção ao aguardado Grand Theft Auto V e apesar de não ter revelado novas imagens ou um aguardado novo vídeo, esta semana a data para GTA V pode ter sido acidentalmente revelada.

Conforme avistado pelo NowGamer, a Rockstar atualizou a página do jogo colocando uma data de lançamento para o último trimestre de 2012 (que vai de outubro a dezembro). O site foi depois novamente atualizado com a data "TBA". Tem havido muita especulação sobre a data de Grand Theft Auto V. Há quem diga que ainda será lançado este ano. Por outro lado, há também aqueles que dizem que só em 2013 é que o jogo verá a luz do dia.

"Duvido seriamente da acidentalidade da revelação, sobretudo vindo da Rockstar que é meticulosa no que toca a filtrar informação." A opinião do Liquid_Belmont destaca o processo meticuloso a que a Rockstar nos habituou no guardar dos seus segredos, algo partilhado pelo Fortesgt, "LOL. O GTA v sai este ano sim mas esta noticia é um fake. Qualquer um pode fazer uma edição de imagem e dizer "Olhem tirei isto do site da R*!" xD". Já o alvexx acredita que, "sai este ano ... aposto".

Depois da notícia de PES 2013 temos também uma dedicada ao seu grande rival, isto porque a EA anunciou a lista de ligas presentes em FIFA 13. A lista é enorme mas mesmo assim a comunidade parece querer mais da EA. FromOlhaoWithLove não tem amor para a companhia e diz que,"novos clubes? a maioria desses ja estava no resto do mundo do 12...btw F..K U EA porque eu ( e o resto dos fifa gamers) queremos mais ligas, como a argentina e mais uma ou duas sul americanas, mais 2ªs ligas e mais campeonatos de mais paises!!". O Bernkastel comentou apenas que, "500 clubes e depois joga tudo com o Real Madrid e o Barcelona."

As notícias sobre vendas geram sempre imensa curiosidade e esta semana ficamos a saber que a Xbox 360 dominou as vendas na América do Norte pelo 20º mês consecutivo. Em agosto a Xbox 360 foi a consola mais vendida com 193 mil unidades, apesar da Nintendo 3DS e PlayStation 3 serem as únicas consolas a registar um aumento nas vendas em relação ao mês anterior. Sabemos que as vendas da Xbox 360 representam 48 porcento das vendas hardware nos E.U.A, mas é impossível as vendas das outras consolas, dado que a Sony e Nintendo nada revelaram. No lado do software, foi Darksiders 2 quem dominou o mês de agosto. Nas posições seguintes estão dois jogos para a Nintendo 3DS, nomeadamente New Super Mario Bros. 2, que vendeu 240 mil unidades, e Kingdom Hearts 3D: Dream, Drop Distance, que vendeu mais de 180 mil unidades.

O ICETuga comentou que, "OMFG!! Do top 10 só consta um FPS e por aqui não se fala de outro jogo. E depois temos a distinta lata de dizer que nos EUA só vêm este género à frente." O Gups acredita que, "Bom que venda mais mesmo, pois a SONY engula tudo o que ela falou para denegrir a XBOX quando falava que a XBOX 360 era apenas um XBOX 1.5 e que a PS3 era um console 10 anos a frente da concorrência. Toda arrogância tem que ser castigada!".

Michael Ancel descreve a Wii U como surpreendente e como tudo sobre a Wii U nos atrai a atenção, obviamente temos aqui um destaque da semana. Em entrevista com a ONM, Ancel mostrou-se impressionado com a capacidade da consola para renderizar por completo texturas e desenhos sem que isso afete o desempenho. Ancel também destaca o facto de que a Wii U consegue apresentar uma resolução Full HD, e em simultâneo, envia uma imagem diferente de 800x400 para o comando da consola. "Então a Ubisoft voltou à mecânica de plataformas… muito bem. Por este trailer, parece que estão a fazer bom uso das potencialidades da consola, ao combinar botões tradicionais com os movimentos do dedo através do ecrã táctil. Tem havido uma grande estagnação na criatividade dos jogos muito por culpa do Call of Duty, Gears of War e jogos semelhantes. Se não fossem as inovações técnicas da Nintendo, mais ninguém as tentaria, logo era o fim da história dos videojogos. O videojogo é um meio com tantas potencialidades criativas e artísticas, há muitas formas de interatividade ainda por explorar." Palavras de swrutra.

Para terminar temos duas notícias relacionadas com a Sony, a primeira delas diz respeito à PlayStaton 3 e aos DLCs de Skyrim. A Sony afirmou estar a trabalhar de perto com a Bethesda para trazer para a sua consola os novos conteúdos do aclamado jogo da Bethesda. Adam Boyes da Sony comentou, "Trabalhamos com todos os parceiros para conseguirmos resolver os seus problemas. Temos uma enorme e vasta equipa de suporte para a produção, que trabalha de perto com a Bethesda - e com todos os nossos parceiros - para trabalharem com eles para que possam resolver quaisquer problemas que encontrem na produção". O executivo acrescenta que "Não posso prometer um tipo de resolução, ou uma data, mas posso dizer que todos os envolvidos estão a dar o seu melhor para que isto fique a funcionar".

O OmniSlash comentou que, "Passados 6 anos, a Bethesda é a única que nao consegue fazer nada da PS3. Os ports falhados das versoes PS3 são cada mais raros, e cada vez há mais devs a expremer toda a potencia que a PS3 tem para oferecer.Para além de que a Bethesda tem sempre problemas em todas as versões, mas com a PS3 tem sido algo de espectacular." O sergiosergio apoia e partilha que, "Dificuldade de programação é desculpa para 2006, não para 2012. Com este tipo de atitude por parte da Bethesda não admira que já tenha falido e sido comprada pela Zenimax. Quando chegar a next gen como é que vai ser Bethesda?" Fica a pergunta para a comunidade.

Por fim temos a Sony a aconselhar as produtoras a não criarem ports de jogos para a sua PlayStation Vita. Em declarações ao Gamasutra, John Koller, vice-presidente para o Marketing da PS Vita, comentou que têm encorajado os estúdios a não fazerem ports para a PS Vita. John Koller comentou, "Um dos problemas que aconteceu com a PSP é que teve muitos ports. Tornou-se difícil de definir o que fazia a PSP única. Os conteúdos produzidos tornaram-se um pouco desestruturados ou descentralizados, em que tivemos uma grande quantia de conteúdos que estava na PlayStation 2 e foi passado para a portátil."

"o problema não é haver ports, é não haver exclusivos. se houver exclusivos, os ports tambem podem ajudar nas vendas, agora só ports é claro que não funciona!" diz-nos o bajol. "Foi o que sempre disse da PSP. Era basicamente uma PS2 portátil. E quem tinha uma (que era bastante gente), não ia gastar mais dinheiro do que a consola caseira para ter uma inferior portátil. Até agora, vejo a Vita a ir pelo mesmo caminho." Palavras do FoxRS.

Terminamos assim um novo rescaldo semanal com Setembro a cheirar a Verão e a indústria a colocar-se em velocidade mais tradicional. Os grandes jogos estão a caminho portanto não se façam rogados, acompanhem connosco todas as novidades que estão a ser preparadas.

Salta para os comentários (11)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (11)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários