Battlefield 4 Destaques

Digital FoundryNext-Gen Now: Battlefield 4 a 1080p60

Capturas a full HD, rácios de fotogramas completos que correm na tua PS3 ou PC.

Não seria fantástico se fosse possível termos uma amostra pré-lançamento da experiência visual da nova geração usando nada mais que a tua PlayStation 3 ou PC? É exatamente isso que queremos alcançar nesta nova série do Digital Foundry, Next-Gen Now. Com as capturas a 1080p60 finalmente a chegar, tentamos oferecer-vos uma seleção delas em formato h.264 MP4, usando um perfil de codificação desenhado para equilibrar largura de banda com qualidade, permitindo uma visualização suave com alta qualidade de gameplay next-gen num leque de aparelhos.

Digital FoundryXbox One Resolutiongate: a controvérsia dos 720p

Como Call of Duty e Battlefield mudaram a guerra das consolas.

"O principal em termos do número de unidades computacionais, foi algo no qual tem sido muito fácil se focar. Tipo, hey, vamos contar o número de UCs, contar os gigaflops e declarar o vencedor baseado nisso. A minha opinião sobre isso é que quando compras uma gráfica, segues as especificações ou corres alguns testes? Primeiro, não temos quaisquer jogos disponíveis. Não podes ver os jogos. Quando vires os jogos irás dizer, 'Qual é a diferença na performance entre eles?' Os jogos são os testes." - Andrew Goossen, técnico na Microsoft.

Digital Foundry vs. beta Battlefield 4

Digital FoundryDigital Foundry vs. beta Battlefield 4

Atual geração vs. Próxima geração?

Foi uma longa geração de consolas mas o final está à vista com o lançamento da PlayStation 4 e Xbox One em Novembro. Mas o legado PS3/360 ainda vive - o puro tamanho das suas unidades vendidas significa que as editoras ainda não podem deixar as velhas máquinas. Daí a chegada dos jogos "cross-gen"; desenvolvidos para consolas de atual e próxima geração ao mesmo tempo. Battlefield 4 é, talvez, o mais antecipado deles, promete uma experiência PC completa nas novas consolas a 60fps. As expetativas são altas para as novas plataformas mas e quanto à experiência 360 e PS3? Será que o Frostbite 3 trás algo novo para a mesa nestas velhas consolas? Como se comparam estas versões com o jogo a correr num PC mais poderoso? Com a chegada da beta na semana passada, podemos extrapolar algo sobre as versões de nova geração a partir do jogo PC?

Para começar, a beta inclui apenas um mapa, Siege of Shanghai, disponível em duas variações segundo o modo escolhido. Em Domination o mapa é reduzido para permitir menos jogadores enquanto o modo Conquest oferece toda a experiência. Infelizmente na PS3 e 360 ficamos limitados a um máximo de 24 jogadores por mapa. Com BF4 é mais aparente do que nunca que o número reduzido de jogadores não é adequado para um mapa Conquest completo. Shanghai acaba por se sentir solitária com grandes quantidades de espaço aberto vazio a dividir os confrontos. A beta PC permite 64 jogadores - algo que o DICE promete para as versões XO e PS4.

Mas primeiro, vamos tentar abordar a controvérsia de nova geração em torno do jogo. Nas última semanas, foram feitas declarações que BF4 opera a 720p nas novas consolas, ou 900p numa mas não na outra, dependendo de qual comentário sem fonte que leste. Com a beta PC nas mãos, decidimos olhar para o jogo a correr em várias resoluções para determinar qual o seu aspeto a operar em resoluções inferiores que depois são convertidas para 1080p. A versão PC inclui uma opção de conversão de resolução que te permite manter uma desejada resolução de saída (ótima para ecrãs de pixel fixos e para reduzir latência nos comandos) enquanto alterna a resolução interna de renderização. Como está, BF4 é um jogo exigente no PC e com a promessa de 60fps, não surpreende que tenham sido feitos compromissos. Se as novas consolas são capazes de oferecer um nível de detalhe a par da versão PC a 60fps, a queda na qualidade de imagem pode provar ser uma contra-partida aceitável.

Read more...

Finalmente, temos uma visão clara do próximo grande jogos Battlefield, o estúdio DICE desencadeou uma completa vaga de detalhes para Battlefield 4 na semana passada no seu espantoso trailer de 17 minutos, "Fishing in Baku". Visualmente, esta versão prolongada de imagens in-game sucede na sua missão de espantar como poucos outros conseguem, e crucialmente mostra-nos os resultados que o mais recente motor Frostbite 3 pode alcançar tanto em PCs de ponta e, presumivelmente, consolas de próxima geração. Isto não se trata apenas de FPS: o BioWare também vai participar pois esta tecnologia forma a base das sequelas das suas séries Mass Effect e Dragon Age, os seus avanços representam muito mais consoante olhamos para o futuro.