E se Uncharted 4 corresse a 60fps na PS4 Pro?

Vídeo do Digital Foundry mostra o quão magnífico poderia ser.

É a demo da PlayStation 4 Pro que muitos queriam ver - mas não aconteceu. Isto é Uncharted 4 a 60 fotogramas por segundo, e é sensacional. A nova consola da Sony foi construída especialmente para correr motores PS4 em resoluções superiores com níveis de performance similares às da normal, mas muitos esperavam uma abordagem diferente. O vídeo nesta página é uma espécie de "e se", algo que não aconteceu. E se o aumento de 2.3x na GPU da PS4 Pro fosse usado para duplicar o rácio de fotogramas em Uncharted 4?

Esta demo não foi capturada em tempo real e não foi preciso acesso à PS4 Pro - isto é derivado da consola normal a correr na versão à venda. No jogo tens a possibilidade de desbloquear batotas e bónus - um deles é o modo slow-motion. Isto mantém o rácio de fotogramas a 30fps, mas torna a acção mais lenta.

O vídeo capturado foi acelerado em 200%, anulando o efeito slow-motion e convertendo os 30fps para 60fps. É um belo truque e a ideia não foi nossa, foi usada primeiro por Kanuuna do NeoGAF, que nos contactou e nos mostrou a sua ideia com um vídeo em Madagáscar, que podes ver aqui - sim, mais vídeos de Uncharted 4 a 60fps! Existem dois compromissos - primeiro, o áudio não pode ser reconstruído sem um eco metálico e segundo, o novo não está a correr a metade da velocidade em modo slow-mo. Apesar do aumento de 200% na velocidade nos dar o rácio de fotogramas desejado, também da a impressão de o jogo correr mais rápido do que corre na realidade. Uncharted 4 Turbo Edition?

As melhorias ao correr o jogo a 60fps são óbvias. Está simplesmente fenomenal - especialmente as físicas durante as set-pieces, absolutamente arrebatadoras. Como amostra de como este título de topo poderia ser a 1080p60, o apelo é inegável - apenas ficamos a pensar no quão diferente poderia ter sido a reacção à PS4 Pro se isto tivesse sido demonstrado.

Uncharted 4 a 60fps - é épico.

A Naughty Dog optou por um caminho diferente. Tal como as outras demos de estúdios internos da Sony, a demo de Uncharted 4 na PS4 Pro opera numa resolução superior a 1080p (Arne Meyer da Naughty Dog não disse qual especificamente) e usa HDR. A performance está inalterada e o jogo corre a 30fps. Falta saber se um modo de rácio de fotogramas superior chegará ao jogo final, mas acreditamos que a Naughty Dog está focada na optimização de apenas um alvo para a PS4 Pro.

Após isto, a questão é porque não pode a PS4 Pro ser uma caixa 1080p60, tendo em conta os recursos GPU adicionais. Bem, a PS4 normal tem um claro défice na provisão da CPU - e é ainda mais desequilibrado na Pro. As capacidades gráficas sobem 130%, mas o núcleo CPU AMD recebe apenas uma melhoria de 30%. Duplicar o rácio de fotogramas pode levar a CPU além dos limites.

Isto pode explicar a performance inalterada em vários modos PS4 Pro em Rise of the Tomb Raider. Existe um modo optimizado para 4K, outro a 1080p30 e a capacidade de correr livre com resultados entre os 40-60fps. Tendo em conta que o modo 4K é fixe, a noção do modo 1080p não chegar aos 60fps parece inacreditável - não ser que exista um gargalo não-gráfico.

John e Rich discutem a PS4 Pro e como as novas funcionalidades não estão visíveis através das imagens e vídeos disponíveis.

Ao focar-se na resolução superior, levar Uncharted 4 para a PS4 Pro torna-se mais maneável - a mesma lógica mantém-se e a GPU é usada para apresentar mais pixeis. No caso de um jogo como Uncharted 4 - revisitado para a Pro - também pode existir um problema na gestão de recursos.

Optar por uma resolução superior e a mesma performance exige menos esforço ao invés de optimizar para 60fps. Não sabemos quantas pessoas estão a trabalhar na actualização de Uncharted 4 e The Last of Us para a Pro, mas sabemos que a Sucker Punch tem apenas duas pessoas para o mesmo trabalho em InFamous Second Son e First Light. É uma questão de tirar o máximo proveito do que está feito ao invés de investir imenso na optimização de um motor bom.

Será interessante ver as várias rotas escolhidas pelos estúdios para abordar a PS4 Pro mas até agora, tudo o que vimos aponta para funcionalidades suplementares às da PS4 base. Quem tiver a actual consola e não tiver um ecrã 4K pode nem perder muito, fora alguns efeitos super-sampling impressionantes. A maior fidelidade visual a 1080p é uma opção - uma rota escolhida pela Epic para Paragon.

O uso da PlayStation 4 Pro poderá variar de jogo para jogo e a forma como é usada pelos estúdios poderá mudar no futuro, consoante aprendem a usá-la. Dará uma nova dimensão aos nossos futuros confrontos.

Publicidade

Salta para os comentários (30)

Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (30)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários