Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

FIFA 22: As principais novidades e alterações

Hypermotion, Modo Carreira remodelado, FUT Heroes, VOLTA ajustado e mais.

Após um Verão ansiosos pelo regresso do futebol, já estamos a assistir às nossas equipas favoritas a jogar nos nossos adorados estádios, mas ainda não começamos a nova temporada de futebol virtual. Isso acontecerá dentro de dias, quando FIFA 22 chegar às lojas e nos permitir finalmente descobrir os avanços alcançados pela EA Sports nestes últimos meses.

Se vais jogar FIFA 22, especialmente numa consola de nova geração, desfrutarás de imensas novidades e tecnologias exclusivas, como a Hypermotion, que te vão deixar descobrir uma versão ainda mais empolgante do futebol virtual da EA Sports. No entanto, existem imensas outras novidades aplicadas ao modo Carreira, VOLTA e até ao FUT que vão despertar a curiosidade.

A EA Sports já revelou novidades como a possibilidade de desligar as celebrações dos adversários ou o facto de termos pela primeira vez uma mulher a comentar os jogos como alguns destaques que estão à tua espera em FIFA 22, mas existem inúmeras outras novidades que foram implementadas nesta nova edição da popular série de jogos de futebol.

Estas novidades foram reveladas pela EA Sports ao longo do Verão e tivemos a oportunidade de assistir a um evento especial dedicado a FIFA 22 onde vimos os principais responsáveis pelo jogo a falar do que diferencia o jogo deste ano dos anteriores. Agora, podes descobrir essas principais novidades numa só página para uma leitura mais cómoda sobre o que a EA Sports posiciona como os grandes argumentos de FIFA 22.


Hypermotion

FIFA 22 é posicionado como o alicerce para os próximos 5 anos da série e a tecnologia Hypermotion detém uma grande parte da responsabilidade dessa ambição. Hypermotion é a palavra de ordem em FIFA 22, com a qual a EA Sports espera demonstrar como as versões PS5, Xbox Series e Stadia do jogo vão mostrar com grande gabarito os avanços sobre o anterior jogo e até a anterior geração de consolas. A EA Sports descreveu-nos com entusiasmo o que a Hypermotion representa para FIFA 22 e como promete elevar para um novo patamar a animação e comportamento dos jogadores.

Hypermotion representa a captura de movimentos de 22 jogadores em simultâneo e em tempo real, o que permite capturar os futebolistas a jogar com total naturalidade como se estivessem numa partida a série, deixando para trás o anterior processo de colocar um só atleta a executar os movimentos quando solicitado. É muito mais natural, imprevisível e dinâmico. O resultado é maior fluidez de movimentos, um comportamento mais natural dos jogadores virtuais e até uma maior capacidade de calcular o comportamento da bola e jogadores para uma maior sensação de realidade. A tecnologia de FIFA 22 consegue lidar muito melhor com as imprevisibilidades do futebol e isso resultará num futebol mais autêntico e muito menos robotizado, graças a uma quantidade inacreditável de animações e comportamentos.

Full Team Authentic Motion é o termo usado para descrever o total refrescamento das animações de FIFA, com mais de 10 mil novos movimentos, ML - Flow é o algoritmo de aprendizagem que analisa os comportamentos e movimentos dos jogadores para tornar FIFA 22 mais dinâmico, Tactical IA é a forma de explicar que a IA defensiva foi reescrita do zero e a EA Sports usa ainda termos como Kinect Air Battles ou Composed Ball Control para descrever melhorias alcançadas quando a máquina analisa e aprende com os jogadores na vida real.

Cover image for YouTube videoFIFA 22 | Official Gameplay Trailer

Modo Carreira Remodelado com elementos RPG

Há muito que os jogadores queriam melhorias significativas para o Modo Carreira e FIFA 22 promete entregar isso mesmo.

Entre as novidades deste modo de FIFA 22, um dos destaques é a possibilidade de criar o teu próprio clube e desfrutar de novas mecânicas quando jogas da perspetiva do jogador. Temos um artigo totalmente dedicado ao Modo Carreira, mas queremos destacar novamente a abordagem da EA Sports, que procurou uma maior autenticidade. No papel de um jogador que terá de provar o seu talento, começarás muitos jogos no banco e enquanto jovem atleta à procura do estrelato mundial terás de cumprir objetivos para conquistar a confiança terás do treinador e mais tempo de jogo.

A EA Sports vai-te incentivar a jogar melhor e cumprir objetivos para ganhar XP (pontos de experiência) e a cada novo nível desbloqueado, receberás Pontos de Habilidade. Seja a treinar, jogar ou cumprir objetivos, ganharás XP e poderás usar esses PH na Árvore de Habilidades para desbloquear novas melhorias para o teu jogador e conquistar um nível de crescimento ainda mais percetível. Existe até um sistema de Perks que podes equipar para te ajudar a cumprir os objetivos.

Cover image for YouTube videoMatch Objectives | FIFA 22 Career Mode

VOLTA com tom arcada e louco

Durante o mês de agosto, a EA Sports falou-nos de VOLTA e como removeu o modo carreira do futebol de rua para o tornar numa experiência mais arcada que te fará relembrar o que a SEGA fazia com os seus jogos de desporto na década de 90. Em FIFA 22, o VOLTA pretende incutir maior sensação de adrenalina, transmitir a sensação de um modo imediato e fácil de jogar, completamente diferente do futebol de 11. A funcionalidade "Skill Meter", que te recompensa pelo bom jogo, bons passes, acrobacias e acima de tudo te incentiva a jogar com magia nos pés e as Signature Abilities, habilidades super especiais e que podem ser ativadas quando a sua respetiva barra está completa, são bons exemplos disso.

No entanto, a maior demonstrações destes novos esforços é o VOLTA Arcade, confrontos menos competitivos e que assumem o tom de "Party Games" para que até o menos habituado dos jogadores possa sentir curiosidade e diversão imediata. Exemplos como Dodgeball, Foot Tennis, Disco Lava, Quick Strike, Wall Ball Elimination, Team Keepaway, Target Gallery e Corner Scramble são uma evidência das novas ambições de diversão descomprometida e até "tonta" que o VOLTA deve providenciar aos jogadores.

Cover image for YouTube videoFIFA 22 | Skill Meter Compilation | VOLTA

DualSense e Áudio 3D da PS5 usados para maior imersão

Ainda não deitamos as mãos a FIFA 22, mas a EA Sports destacou com especial foco as capacidades do comando da PlayStation 5 e do áudio 3D para elevar a imersão para novos patamares, prometendo ir mais longe do que aquilo que foi feito na edição do ano passado. FIFA 21 recebeu uma atualização para tirar proveito da PS5 meses depois do lançamento e apesar de usar as funcionalidades do DualSense, não foi feito de raiz a pensar nelas. Isso muda para FIFA 22 que foi construído já com conhecimento do que o comando da PS5 permite.

A EA Sports diz que FIFA 22 é o primeiro jogo da série feito a pensar com especial foco nas consolas de atual geração e se o vais jogar na PlayStation 5, o teu DualSense vai-te ajudar a sentir maior imersão. A equipa trabalhou para melhorar ainda mais a sua integração e foi revelado que o feedback háptico na PS5 te ajuda a sentir ainda mais cada toque, remate ou até mesmo quando a bola toca nas redes, tudo para que sintas ainda mais adrenalina ao recriar o futebol real em FIFA 22.

Sobre o uso do Áudio 3D, a EA Sports diz que está dentro do que considera como esforços para humanizar e tornar mais realista a experiência FIFA, dentro e fora do relvado virtual. A EA Sports contou-nos que os adeptos podem mudar por completo a atmosfera de uma partida e podem ficar ainda mais ruidosos quando a equipa está a vencer ou até deixar o estádio se a equipa estiver a perder perto dos 90 minutos. Tu poderás sentir ainda mais toda esta energia através do som, seja com os gritos dos teus colegas vindos da direção onde se encontram ou com o apoio dos adeptos à tua volta.

Cover image for YouTube videoFIFA 21 NA PS5 E O PODER DO DUALSENSE

FUT Heroes

No passado mês de agosto, a EA Sports falou-nos detalhadamente sobre os principais pontos para dinamizar FUT 22, um lado especialmente importante para a EA Sports pois é uma das maiores fontes de receita adicional para toda a companhia. Perante isto, por mais controverso que seja o assunto, é compreensível que a companhia dedique imenso tempo e atenção a um dos modos mais adorados pela comunidade de jogadores.

Prometendo reagir mais do que nunca ao feedback da comunidade para tornar FUT menos exigente e consumidor de tempo, na sua vertente competitiva, suportado por um lado social mais dinâmico, a EA Sports colocou em FUT Heroes um dos maiores destaques na promoção de FUT 22 antes do jogo chegar às lojas. Estas são novas cartas com um propósito muito específico e simples, prometendo tornar-se em objetivos muito cobiçados.

Até à data, já foram anunciadas 19 cartas FUT Heroes e o seu propósito é celebrar os mais memoráveis jogadores através de novos itens que representam momentos inesquecíveis nas suas carreiras e que até hoje são relembrados. De acordo com a EA Sports, "os FUT Heroes têm uma química única específica da liga à qual está conectado o momento heroico específico, fornecendo uma ligação verde no Clube a qualquer jogador dentro da mesma liga e ainda a habitual ligação da seleção, dando-te novas formas de construir a tua equipa de sonho e recriar alguns dos mais famosos momentos do futebol em FUT 22.

Cover image for YouTube videoFIFA 22 - Official Player Ratings Trailer | PS5, PS4

Pro Clubs permitirá jogar como uma mulher

Para muitos, isto poderá não soar como uma grande novidade, mas numa era em que cada vez mais mulheres jogam videojogos e que muitos adoram sentir que as suas companheiras ou familiares demonstram interesse pelo seu passatempo, é uma novidade importante para os jogadores de FIFA 22.

A série FIFA já te deixa jogar futebol feminino, mas até agora estavam restritas a seleções no modo de partida rápida e no VOLTA, mas agora, pela primeira vez, poderás escolher criar e personalizar uma atleta feminina em Pro Clubs e levá-la para o relvado em partidas mistas com equipas de 11 a disputar a eterna glória.

O modo Pro Clubs é um modo online que te deixa criar uma personagem e jogar em qualquer posição numa equipa composta por duas equipas de 11 jogadores, cada um na sua posição.

Cover image for YouTube videoFemale Virtual Pros | FIFA 22 Pro Clubs

Data de lançamento e Acesso Antecipado

FIFA 22 ficará disponível a partir de 1 de outubro, mas ao adquirir a versão Ultimate (disponível somente em lojas digitais como a PlayStation Store), poderás começar a jogar 4 dias mais cedo e desbloquear FUT Heroes assim que iniciares a tua nova temporada de futebol virtual.

Desta forma, se optares pela versão digital Ultimate, que inclui acesso às versões para ambas as gerações, estarás a garantir ainda que começas a jogar já a 28 de setembro.

Cover image for YouTube video

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

FIFA 22

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários