Duas séries que tens de ver antes de jogar Assassin's Creed Valhalla

Vão ajudar-te a conhecer a cultura dos vikings.

A saga Assassin's Creed levou os fãs, ao longo dos seus vários anos, para épocas distantes. O primeiro jogo levou-nos para a Terceira Cruzada em Jerusalém, na sequela viajamos para a época da Renascença em Itália, no terceiro fomos para a América do Norte durante a revolução, passamos para a revolução francesa em Paris, depois vivemos a época dourada dos piratas no mar das caraíbas, houve tempo para uma paragem em Londres durante a revolução industrial, de seguida voltamos ainda mais atrás no tempo para o antigo Egipto e, mais recentemente, conhecemos a antiga Grécia. A próxima viagem já está marcada e decidida pela Ubisoft: Assassin's Creed Valhalla vai levar os fãs para a época dos Vikings, durante as invasões à Inglaterra.

Existem duas séries - ambas disponíveis na Netflix - que exploram muito bem a época na qual Assassin's Creed Valhalla se insere. O jogo da Ubisoft decorre durante o século IX, no auge das invasões dos Vikings - o nome dado aos guerreiros da Escandinávia que pilhavam outras regiões em busca de coisas valiosas. Assistires a estas duas séries é uma excelente forma de atenuares a espera do jogo mas também de conheceres de antemão as crenças dos Vikings, a sua forma de combater e como passavam os dias. O próprio título do jogo - Valhalla - pode parecer estranho para quem não está familiarizado com a mitologia nórdica.

Valhalla é resumidamente um grande salão localizado em Asgard, o reino do deus Odin. Apenas vão para Valhalla os guerreiros mortos em combate escolhidos por Odin. Para um Viking, não há maior honra do que ir para Valhalla, uma das razões pelas quais não temiam a morte em batalha, pelo contrário. Esta é apenas uma das curiosidades sobre os Vikings que vais descobrir nestas séries.

Vikings (2013-2020) - 6 temporadas

Apesar de já ter estreado em 2013, esta série do canal História continua a decorrer actualmente. Não existe mais nenhuma série que tenha uma abordagem tão compreensiva e detalhada ao mundo dos Vikings. O protagonista da série é Ragnar Lothbrok, mostrando a sua jornada como um simples guerreiro até se tornar num líder dos Vikings, coordenando os primeiros ataques a Inglaterra onde saquearam mosteiros. A série mostra constantemente o desejo dos Vikings de agradar aos deuses e a crença de que más coisas acontecem porque os deuses estão descontentes. Há cenas grotescas, desde o sacrifício de animais para fertilizar o solo com o seu sangue, até à Blood Eagle, uma forma de execução terrivelmente dolorosa. Se queres descobrir o fantástico mundo dos vikings, não existe forma mais divertida e entusiasmante do que esta. A sexta temporada começou a ser transmitida em Dezembro de 2019. Actualmente podes assistir às primeiras três temporadas na Netflix.

The Last Kingdom (2015-) - 4 temporadas

The Last Kingdom é uma série que partilha o mesmo tema de Vikings, mas é bastante diferente. No papel principal temos Uhtred de Bebbanburg (uma personagem fictícia), filho de um saxão e senhor de uma fortaleza, mas que acaba por ser raptado e educado pelos vikings. A dualidade da personagem, que se vê forçado a escolher entre as suas origens e o povo com o qual cresceu, os Vikings, marca o tom para série. Enquanto a série Vikings foca-se bastante nos vikings, The Last Kingdom é mais equilibrada, mostrando também o lado dos saxões. Não falta uma boa dose de combates, mas a série também se debruça bastante na política daquela altura, as alianças entre os reinos de East Anglia, Mercia, Northumbria e Wessex (e também as suas divergências), e as diferenças brutais entre as crenças dos saxões e dos vikings. Embora os alicerces da série estejam assentes em factos conhecidos, existe muita ficção e alteração de eventos reais.

Para saberes mais detalhes de Assassin's Creed: Valhalla consulta o nosso artigo com detalhes sobre a data de lançamento, season pass e edições de coleccionador.

Salta para os comentários (33)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (33)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários