Horizon Forbidden West - Todas as novidades - Combate, inimigos, mecânicas, armas, vantagens PS5

Tudo o que sabemos sobre Horizon Forbidden West.

Horizon Forbidden West é a muito aguardada sequela de Horizon Zero Dawn, a nova aventura de Aloy que está agendada para 18 de fevereiro de 2022 nas consolas PlayStation 4 e na mais recente PlayStation 5.

Se és fã do primeiro jogo, estarás certamente ansioso por regressar ao mundo épico e vibrante de Horizon e, neste artigo, vamos abordar todas as novidades com que podes contar em Forbidden West, com especial ênfase para as novas mecânicas de jogo.

É importante notar que este artigo poderá ter spoilers, por isso, aconselhamos-te a prosseguir com cuidado caso não queiras saber nada sobre o jogo.

Para teres um gostinho daquilo que te espera - seja em termos de combate, exploração, inimigos, ambientes entre muitas outras coisas - podes ver já a seguir o mais recente trailer de Horizon Forbidden West, lançado durante os The Game Awards 2021:

Horizon Forbidden West - Novidades do combate

Aloy está de regresso como protagonista em Horizon Forbidden West e está mais estratégica, ágil e forte do que nunca, com uma vasta gama de ferramentas e armas à sua disposição que lhe permite lidar com diferentes situações e inimigos das mais variadas formas.

De acordo com informações partilhadas no PlayStation Blog, Horizon Forbidden West foi projetado com diferentes estilos de jogo em mente, dando assim uma maior liberdade ao jogador - poderás então adaptar as tuas tática à medida que desbloqueias novas armas e roupas e enfrentas os desafiantes inimigos (quer sejam humanos ou gigantescas bestas mecânicas) que se cruzam no teu caminho. O combate do jogo será, então, mais profundo do que nunca e, se aprimorares as habilidades de Aloy, encontrarás métodos cada vez mais eficientes e elegantes para eliminares os teus inimigos.

A árvore de habilidades foi revista e reestruturada, apresentando muitas novas habilidades que promovem e aprimoram diferentes estilos de jogo ou combinações deles, algo que se reflete nas animações de Aloy e dos inimigos. Assim sendo, a produtora trabalhou arduamente para conferir um alto nível de realismo e autenticidade aos diversos elementos do jogo: cada classe humana ou máquina é projetada em torno de uma função clara do gameplay, que a equipa de animação comunica ao jogador através de ações, postura e movimento

Poderás ainda fazer uso do stealth, caso prefiras uma estratégia mais calculista e dissimulada: podes, por exemplo, escapar do combate quebrando a linha de visão e fugindo. Quando os inimigos descobrirem que não estás onde eles esperavam que estivesses, começarão a procurar por ti. Inimigos humanos vão mesmo unir-se e coordenarem a tua busca.

"Há muitas maneiras de enfrentar com eficiência uma situação de combate em Forbidden West; a escolha do jogador tem um impacto real na duração da luta, nos riscos envolvidos e no custo dos recursos", diz Charles Perain, designer de combate.

Isto é um resumo de tudo aquilo com que podes contar em termos do combate em Horizon Forbidden West - podes ler tudo em maior detalhe no blog da PlayStation.


Não te esqueças de consultar os nossos guias de Horizon Forbidden West:

Horizon Forbidden West - data de lançamento, preço, edições disponíveis, bónus, como reservar

Horizon Forbidden West - Lista das máquinas confirmadas no jogo

Horizon Forbidden West - Combate, inimigos, mecânicas, armas, vantagens PS5

Horizon Forbidden West - Novidades da história - Aloy, vilões, tribos, novas personagens


Horizon Forbidden West - Novidades do som

Claro está, subindo a escala em todos os aspetos de Horizon Forbidden West, isto significa que até o som teve de ser revisto e aprimorado de maneira a que ficasse a par das animações igualmente mais complexas.

Assim sendo, o som é agora mais detalhado do que nunca - por exemplo, as máquinas inimigas possuem sons únicos projetados para ajudar o jogador a distinguir entre um ataque corpo a corpo ou um ataque à distância e responder apropriadamente. Tendo em conta o combate frenético de Forbidden West, esta é sem dúvida uma mais-valia que torna as imponentes máquinas ainda mais vivas.

aloy_horizon_forbidden_west

Horizon Forbidden West - Máquinas

Já as máquinas desta nova sequela - que são, certamente, um dos elementos que tornam estes jogos tão únicos - estão mais impressionantes e mortais do que nunca, com a Guerrilla Games empenhada em conferir-lhes uma personalidade específica.

O estúdio estudou documentários, filmes, enciclopédias, entre muitos outros produtos relacionados com a natureza para encontrar pontos fortes e pontos fracos, bem como outras características que poderiam adequar-se a estas criaturas.

combat_horizon_forbidden_west

"Quando o jogador alerta uma máquina, intencionalmente ou não, as suas vocalizações ajudam-no a reconhecer o estado de espírito em que a máquina está. Se a máquina estiver num estado inativo, ouvirás vocalizações naturais muito mais calmas, esporádicas e estilizadas para refletir o arquétipo da personalidade", revela o designer de som Pinar Temiz.

Vale a pena notar que mais máquinas serão agora capazes de nadar e mergulhar, perseguindo Aloy para debaixo de água. Inimigos anfíbios podem também saltar para entrar e sair da água e, se tiveres mesmo muito azar, eles podem combinar isso com um ataque.

Horizon Forbidden West - Novos inimigos

Claro está, as máquinas não são os únicos inimigos de Aloy e, desta feita, ela terá muitos humanos que terá de enfrentar, como por exemplo os rebeldes de Regalla, uma fação da tribo Tenakth.

horizon_forbidden_west_world

A Guerrilla Games promete que o combate com inimigos humanos será tão desafiante como o combate com máquinas, com a introdução de novas mecânicas que o tornam ainda mais recompensador.

Horizon Forbidden West - Novas mecânicas de Aloy

Bastou um jogo para os jogadores PlayStation se apaixonarem por Aloy e, com a sequela, chegam também novas habilidades que vão de encontro à liberdade que a Guerrilla quer oferecer aos jogadores. Elas são:

  • Novo sistema de escalada - Aloy pode agora trepar uma grande parte do terreno
  • Pullcaster - permite Aloy agarrar-se a superfícies e pode também ser usado como guincho
  • Shieldwing - planador
horizon_forbidden_west_Shieldwing

Estas habilidades serão certamente essenciais para atravessares os ambientes de Horizon Forbidden West, mas também podem ser utilizadas no combate ou exploração.

Um conceito inteiramente novo em Horizon Forbidden West é a bancada de trabalho, onde podes atualizar e fortalecer armas e roupas. Poderás desbloquear novas vantagens, slots para mods, habilidades e oferece um maior grau de personalização, resistência e novas habilidades.

Horizon Forbidden West - Novas armas de Aloy

Sendo uma sequela de um dos jogos mais aclamados dos últimos anos, não é surpreende que Aloy receba novas armas para derrotar os inimigos de forma ainda mais estilizada, de curto e longo alcance.

traversal_horizon_forbidden_west

Algumas armas de Horizon Zero Dawn estão de regresso, como Hunter Bow, Sharpshooter Bow e Blast Sling (com dois novos projéteis, Cluster e Adhesive Grenades). A juntar-se a elas, temos o Spike Thrower (uma nova arma de alto dano que, quando lançada no momento certo, torna mais fácil atingir alvos maiores).

Horizon Forbidden West - Novidades na PS5

Com o comando DualSense a tomar uma posição de destaque nas mecânicas do jogo, poderás sentir os destroços que produzes quando empurras uma caixa ou a sensação de um guincho a desenrolar-se ao usares Pullcaster - com o aumento da tensão adaptativa do gatilho conforme puxas.

Mas não é só: irás sentir outras coisas bem mais subtis, como a sensação da erva a roçar em ti para indicar que estás numa zona de stealth ou o estalo do gatilho adaptativo quando atinges a tensão máxima do arco. Por sua vez, a ausência de tensão adaptativa serve para comunicar ao jogador que está sem munição.

horizon_forbidden_west_pre_order

Para além de tudo isto, e como já temos sido habituados, a versão PS5 terá 4K, HDR e pode chegar aos 60fps. O jogo possui ainda Tempest 3D AudioTech que torna a experiência mais imersiva do que já é.

Horizon Forbidden West - Outras novidades

A mecânica de scanning de Horizon Zero Dawn está de volta e irá destacar as fraquezas do teu oponente, bem como o seu caminho de movimento.

underwater_horizon_zero_dawn

Podes ainda criar poções e manter a tua bolsa cheia de itens que poderás usar caso as coisas comecem a descambar.

Como é óbvio, isto é um resumo de tudo aquilo com que podes contar em Horizon Forbidden West - mais informações surgirão certamente nas próximas semanas e, sempre que necessário, iremos atualizar este guia. Caso estejas interessado em reservar o jogo, aconselhamos-te a visitar o nosso guia sobre as diferentes edições de Horizon Forbidden West, o que incluem e os respetivos preços.

Ansioso por Horizon Forbidden West?

Salta para os comentários (3)

Sobre o Autor

Jorge Salgado

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Conteúdos relacionados

A nossa reação ao novo trailer de Horizon Forbidden West

Falta um mês para chegar à PlayStation 5 e PlayStation 4.

Podes transferir dados e troféus da PS4 para a Remasterização Uncharted PS5

Possuidores dos jogos na PS4 pagam 10€ pelo upgrade.

Horizon Forbidden West ocupa quase 97GB na PS5

Poderás começar o download a 11 de fevereiro.

Também no site...

Comentários (3)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários