Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Aparentemente, a etiqueta PS5 Pro Enhanced não exige 60fps

Apenas necessita de um modo gráfico que ultrapasse as capacidades da PS5 de base.

Image credit: Sony

Continuam a circular os rumores sobre a aguardada PlayStation 5 Pro, com informações recentemente divulgadas a esclarecerem o que os produtores terão de fazer para obter a cobiçada etiqueta "PS5 Pro Enhanced". De acordo com informações obtidas pelo The Verge, a Sony deverá exigir que implementem um modo gráfico específico para a PS5 Pro nos seus jogos, juntamente com os modos de Qualidade, Desempenho e outros que já existem na PS5.

Embora a Sony esteja a incentivar os programadores a dar prioridade a aspetos como a resolução 4K, a jogabilidade a 60 fps e o ray tracing melhorado, estas características não são obrigatórias para obter a etiqueta Enhanced. Em vez disso, os criadores só têm de apresentar um modo gráfico que ultrapasse as capacidades da PS5 de base. Isto significa que, mesmo que um jogo permaneça a 30 fps na PS5 Pro, desde que haja melhorias na resolução, na taxa de fotogramas ou noutras funcionalidades gráficas, pode ser classificado como Enhanced.

Por exemplo, um jogo que corra a 1440p na PS5 base, mas que atinja uma resolução total de 4K na PS5 Pro, cumpre com os critérios. Da mesma forma, um jogo que tenha como objetivo uma resolução variável de 1080p a 1440p na PS5 base, mas que atinja resoluções entre 1280p e 2160p na PS5 Pro, também pode receber a etiqueta Enhanced. Em alternativa, o aumento da taxa de fotogramas de 30 fps para 60 fps ou mesmo para 120 fps, ou a introdução do ray tracing onde antes não existia, também pode qualificar um jogo para a etiqueta.

No entanto, não basta obter melhores resultados dentro do mesmo intervalo de resolução e taxa de fotogramas. Se um jogo mantiver uma resolução e uma taxa de fotogramas semelhantes na PS5 básica e na PS5 Pro, mesmo que o desempenho seja ligeiramente melhorado na Pro, não será elegível para a etiqueta Enhanced.

Para os jogos mais antigos, os criadores terão de lançar atualizações para ativar as melhorias da PS5 Pro. Além disso, o The Verge refere que a PS5 Pro terá um "Modo Boost" para melhorar o desempenho de uma vasta gama de jogos, mesmo daqueles que não sejam atualizados.

Embora estes pormenores se baseiem em rumores e fontes não oficiais, o historial do The Verge sugere que são credíveis. No entanto, até que a Sony faça um anúncio oficial, é aconselhável abordar estas informações com prudência.

Read this next