Exclusivo Nacional: Metal Gear Solid 4 em Madrid

Eurogamer Portugal entrevista Hideo Kojima.

É comum ver o estádio Santiago Bernabéu rodeado de fãs; a casa do Real Madrid é palco de alguns dos mais interessantes jogos de futebol e não é raro encontrar a casa cheia. Mas os adeptos que lentamente circulavam as redondezas eram, neste último dia quatro, de outro tipo. O primeiro sinal é claro, um grupo de pessoas vestido a rigor, com camisolas alusivas a vários jogos de Hideo Kojima.

O enorme estádio madrileno era o ponto de encontro marcado pela Konami Espanha, num evento que faz parte da Tour do produtor japonês pela Europa. Londres, Milão e, agora, Madrid. Após a devida acreditação fomos levados de autocarro até aos subúrbios de Madrid, mais especificamente, um pequeno aeródromo, perdido no meio da mata.

entrada
O pequeno hangar esperava a chegada de Kojima

Uma fileira de soldados devidamente equipados esperava ao sol, antecipando a chegada dos convidados de honra do evento. Todo o aeródromo obedecia ao tema militar, com vários adereços espalhados pelo local, desde um veículo de guerra até uma pequena tenda de campanha (espreitem a nossa galeria para encontrar mais fotos). À direita do aeródromo principal, várias PlayStation 3 permitiam, a quem por isso se interessasse, experimentar Metal Gear Solid 4.

Dentro do hangar esperava-nos uma mesa que auspiciava a chegada das várias pessoas envolvidas no desenvolvimento de Metal Gear Solid 4. Após um breve discurso de Kunio Neo, presidente da Konami Europe, a enaltecer o génio de Hideo Kojima e o visionamento do trailer do jogo, Hideo Kojima, Yoji Shinkawa e Kenichiro Imaizumi dirigem-se, acompanhados de um tradutor, para o palanque.

mesa
Esquerda para a direita; Kikuchi, Imaizumi, Kojima, Shinkawa e o tradutor

Hideo Kojima dispensa apresentações, responsável por vários jogos, de entre eles a saga Metal Gear, Zone of the Enders ou Snatcher. Yoji Shinkawa foi o director artístico de vários jogos Konami (e não só) e de grande parte dos jogos de Kojima. Aqueles desenhos conceptuais fantásticos de Snake e companhia? Shinkawa. Kenichiro Imaizumi trabalhou como produtor do jogo.

Como seria de esperar, Metal Gear Solid 4 é o tema da conferência, sobressaindo declarações de Yoji Shinkawa sobre as motivações e preocupação da equipa durante o desenvolvimento. Segundo o excelso artista, os fãs foram tidos em conta, e muito, daí o esforço de trazer o maior número possível de personagens de jogos anteriores. Acerca da unidade Beauty & the Beast, que recebe, neste jogo, a tarefa de tentar impedir Snake de concluir a sua missão, mais uma vez foi realçado que estes foram os únicos personagens modelados directamente a partir de actores (e actrizes) reais. Sendo o seu design final apenas verdadeiramente decidido durante as sessões com os modelos. Esta foi a deixa para que Yumi Kikuchi, modelo de Raging Raven, se juntasse à mesa.

A curta ronda de perguntas traz a lume mais uma declaração interessante da parte de Hideo Kojima, que afirma considerar o Metal Gear Solid original - para PlayStation 1 - o jogo mais marcante da saga. Não só por ter sido uma excepcionalmente bem sucedida passagem do conceito Metal Gear para 3D, mas também por as ideias nele encontradas ainda agora representarem a base da série.

Publicidade

Conteúdos relacionados

VídeoReagimos aos vossos comentários #2

Mais um episódio animado com risos e discussões sérias.

Red Dead Redemption 2 registou pico de vendas após chegar ao Steam

Vendeu o dobro em relação ao mês anterior.

Rumor: Knights of the Old Republic poderá regressar

EA tem planos para vários jogos Star Wars.

Começaram as promoções de Novo Ano Lunar no Steam

Poupa em centenas de jogos até 27 de Janeiro.

Também no site...

Comentários (7)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários