Actualização: O quão robusta é a versão Xbox One X de Red Dead Redemption? A performance melhorada no jogo também se aplica à sua expansão que é mais exigente? Este episódio em separado mantém o nível de detalhe do original, mas vai mais além, apresentando efeitos de nevoeiro e um grande número de zombies. Além disso, eliminar os zombies com fogo cria um efeito visual que pode afectar severamente o rácio de fotogramas na Xbox 360.

Bem, testamos a expansão e a boa notícia é que a excelente performance vista no jogo padrão também se aplica a Undead Nightmare. Isto significa que tem melhor performance que a Xbox One em cena exigentes, batendo de longe a Xbox 360.

Com a excepção de raros problemas no ritmo de fotogramas, o emulador entrega 30fps fixos - e todos os benefícios vistos no jogo normal, incluindo o aumento de 9x na resolução e ajustes no mapeamento mip de texturas são igualmente impressionantes aqui. Com isso em mente, se vais experimentar o jogo, talvez seja melhor procurar uma edição GOTY em formato físico.

Eis um olhar à expansão Undead Nightmare de Red Dead Redemption a 4K na Xbox One X .

Original

Red Dead Redemption corre agora a 4K nativa na Xbox One X. Antes da chegada da sequela em Outubro, o clássico Xbox 360 foi adicionado à lista de jogos retro-compatíveis compatíveis com a X, melhorados a nível do emulador para correr a 4K nativa - mantendo a passagem original de 2x MSAA. Na verdade, o jogo está finalmente livre da 720p do original e isso é importante pois Red Dead Redemption nunca foi lançado para PC, significando que esta versão Xbox One X é provavelmente a melhor versão que alguma vez terás.

As melhorias na X são imensas. A 4K, efeitos como feixes de luz e ondas de calor destacam-se ao caminhar por Amadillo. Até pequenas interacções entre NPCs são mais fáceis de ver à distância e as estrelas no céu nocturno ficaram nítidas - um dos sinais óbvios da melhoria para 4K. Por mais impressionante que seja, não é bem um remaster completo. As texturas e elementos do HUD ainda são provenientes dos assets Xbox 360. Mesmo assim, apesar do aspecto ligeiramente rígido e angular que revela os limites na resolução da anterior geração, este mundo frequentemente é tão convincente quanto o de um jogo moderno.

Tal como outros jogos retro-compatíveis como Crackdown ou Forza Horizon, o aumento na resolução na X é lisonjeador para o material original, usa um bias LOD negativo nas texturas para apresentar mip-maps de maior qualidade, combinando lindamente com a resolução superior. Mas existem mais melhorias nas sombras, LODs ou efeitos? Isto poderia oferecer algumas das possíveis funcionalidades na versão PC que nunca foi lançada ou o salto para 4K é tudo o que temos? As sombras, por exemplo, poderiam ser ajustadas pelo emulador (como foram em Assassin's Creed), melhorando a fidelidade visual para o ecrã 4K. No entanto, Red Dead Redemption é emulado na perfeição, com uma excepção

Existe um extra que é o aumento para 16x filtro anisotrópico, uma boa companhia para o aumento de 9x na resolução. Tal como outros jogos Xbox 360 que receberam suporte para a X, melhorar o filtro de texturas é uma vitória fácil. Tem pouco impacto na GPU e os ganhos visuais podem ser aplicados pelo emulador, significando que não mexe com o código de jogo. Os assets principais são os mesmos, mas a nossa galeria de comparação mostra que a arte vista de ângulos oblíquos testá menos nítida na Xbox 360. Simplesmente não teria tão bom aspecto de outra forma, o original na Xbox 360 corria com um alcance de amostras mip-map restritivo - algo que se destaca mesmo na 720p original.

Um olhar a Red Dead Redemption a 4K na Xbox One X.

Estas são as melhorias. A densidade da vegetação e LODs estão iguais. Não tens uma melhoria ao estilo do PC; em termos visuais, acompanha o aumento na resolução e melhor filtro de texturas - o resto está igual. A resolução das sombras também está igual, mas a qualidade ainda permanece aceitável. O pacote, como um todo, diz muito do trabalho investido pela Rockstar no motor RAGE durante o desenvolvimento. Como uma espécie de sucessor para Grand Theft Auto 4, o jogo apresentava mais terreno aberto, mas vazio, sem arranha-céus mas com vegetação luxuosa.

Na Xbox One base, Red Dead Redemption corre com melhor performance, v-sync constante, sem screen-tearing e na Xbox One X as coisas ficam ainda melhores.

Continua a 30fps fixos na Xbox One X e nas áreas mais exigentes, terás uma performance quase perfeita. É um feito espantoso, tendo em conta o aumento de 9x na resolução e até mesmo efeitos intensivos para a largura de banda da memória não causam problemas. A performance na Xbox 360 não é má, mas existe tearing e momentos a 20fps em cenas exigentes. Na Xbox One, as coisas melhoram imenso - o tearing desaparece e fica mais perto de 30fps fixos. No entanto, a Xbox One X consegue melhor performance.

Xbox One XXbox 360
Esta imagem demonstra as grandes melhorias na qualidade de imagem no salto para 4K - os cabos de energia surgem sem problemas e as texturas de maior qualidade surgem mais perto e o filtro de texturas está muito melhorado.
Xbox One XXbox OneXbox 360
O shader de água brilha na Xbox One X devido a resolução superior.
Xbox One XXbox 360
É interessante comparar os assets dos personagens - John Marston beneficia de texturas melhoradas enquanto NPCs recebem melhorias limitadas.
Xbox One XXbox 360
Existem ganhos limitados na qualidade das sombras, mas as melhorias nas texturas são imensas.
Xbox One XXbox 360
Eis como os ajustes no LOD melhoram a vegetação - um elemento importante do jogo e que fica muito melhor na Xbox One X.
Xbox One XXbox 360
As distâncias de visão da geometria estão iguais, mas as melhorias nas texturas mip-map foram muito melhoradas.

Existe um ponto estranho - algo que ocasionalmente vemos em jogos X-enchanced: o emulador Xbox 360 tem um pequeno problema com o ritmo de fotogramas. Supondo que o rácio de fotogramas desce um fotograma na X, geralmente verias um pico para 16ms depois disso. Basicamente, é introduzido um fotograma extra, para compensar o que foi perdido, criando dois fotogramas únicos consecutivos. É raro e na nossa experiência, um pequeno detalhe na performance geral. Isto adicional um pouco mais de trepidação ocasional que não terias na 360 ou na Xbox One base, mas no geral, os rácios de fotogramas estão mais fluidos na nova consola da Microsoft.

Red Dead Redemption a 4K é fantástico e como existe pouca esperança para uma versão PC - ou remaster, isto é o melhor que conseguirás. É uma actualização gratuita e não tens do que te queixar. Seria fantástico ver uma versão 60fps do jogo e até gostaríamos de ver um pacote de texturas 4K, com ajustes no nível de transição de detalhe, efeitos, iluminação ou sombras. O que temos é uma apresentação simples a 4K de um clássico - que ainda é impressionante. O rácio de fotogramas melhorado, mip-maps ajustados e performance de topo também significam que a versão X bate a Xbox One normal como a versão definitiva.

Red Dead Redemption é provavelmente o maior jogo a receber retro-compatibilidade Xbox One X. Como preparação para a sequela é a forma perfeita para refrescar a tua memória. Agora ficamos a questionar sobre os outros jogos da Rockstar Games. Adoraríamos ver GTA 4 receber um tratamento similar e até mesmo Table Tennis seria bem-vindo. O salto para 4K juntamente com as melhorias na performance dão uma nova vida aos jogos velhos e sentimos que o catálogo da Rockstar tem muito para oferecer.

Sobre o Autor

Thomas Morgan

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.

Mais artigos pelo Thomas Morgan

Comentários (44)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

Red Dead Redemption

Bang! Bang! Bang!

Red Dead Redemption cheats - roupas, armas, munição infinita, códigos

Invoca um cavalo instantaneamente, desbloqueia áreas e embebeda-te com estes cheats de Red Dead Redemption.

Take-Two regista domínios relacionados com Red Dead Online

Um pouco à semelhança do que aconteceu com GTA Online.

Final Fantasy XV: Square Enix brinca com a imagem de Red Dead

Substitui os personagens do jogo da Rockstar pelos seus.