Digital Foundry - Injustice 2 na PS4 Pro é a melhor forma de jogar

Resolução superior, melhor arte e efeitos num jogo de consola já soberbo.

Injustice 2 é mesmo impressionante: apresenta algumas das melhores animações faciais vistas num fighting game e movimentos especiais espectaculares num ambicioso modo singleplayer, a NetherRealm Studios confirmou que o uso do motor de Mortal Kombat X - versão personalizada do Unreal Engine 3 - tem um grande papel na melhoria dos visuais sobre o anterior. Infelizmente, não existe ainda uma versão PC, mas análise à PlayStation 4 Pro dá-nos uma ideia de como este impressionante motor se adapta a hardware mais poderoso.

Entre as principais melhorias sobre o primeiro Injustice estão os efeitos, novos modelos de personagens, e um esforço para conseguir mais físicas destrutíveis nos objectos do cenário. No entanto, apesar das grandes melhorias, o gameplay nas consolas está afinado para 60fps, apesar das sequências intro e movimentos super estarem bloqueados a 30fps. A mudança entre as duas espanta - algo que esperamos ver corrigido no PC - mas fora ocasional e quase imperceptível tearing, as métricas de performance são perfeitas durante os combates. Ocasionais soluços podem surgir durante o modo online, mas no geral a experiência é sólida.

Então, qual é a melhor versão? Como sempre, os visuais diferem entre a PS4, PS4 Pro e Xbox One para sustentar os cruciais 60fps e a PS4 Pro é a que recebe os melhores benefícios. O maior deles é a resolução: a Xbox One corre a nativa 1600x900, a PS4 a 1920x1080, e a PS4 Pro consegue 2560x1440 a correr num ecrã 4K. Para quem joga em ecrãs 1080p numa Pro, as contagens não são firmes; metade das imagens revelam super-sampling presente, enquanto a outra metade mostra uma estrutura de pixeis próxima de 1080p. De qualquer das formas, a qualidade de imagem está melhorada, comparada com uma PS4 normal na mesma resolução e ficamos contentes com a imagem final.

As melhorias de Injustice 2 na PS4 Pro demonstradas ao lado da PS4 normal e Xbox One.

Entre a PS4 e a Xbox One, o resto do design visual de Injustice 2 é igual, excepto uma melhoria na qualidade do filtro de texturas na consola da Sony. As melhorias mais entusiasmantes estão reservadas para a Pro, a equipa na NetherRealm Studios afirma que temos "melhores sombras, motion blur e resolução de texturas".

Combinados com a subida para 1440p, estas melhorias demonstram um forte suporte à PS4 Pro, apesar das comparações lado a lado revelarem diferenças subtis. O motion blur é facilmente a maior melhoria. Cada salto ou corrida em Injustice 2 produz um rasto visível de blur, mas a qualidade do efeito fica aquém na PS4 e na Xbox One. É uma forma aproximada do efeito, criando um artefacto visível em arestas em movimento - algo que está muito melhorado na Pro. Cada aresta está mais suave e limpa na Pro, combinando amostras dos fotogramas de movimento anteriores para criar um resultado mais cinematográfico - e muito apreciável ao jogar.

A melhoria na qualidade das texturas é um belo extra na Pro, algo que funciona de duas formas. Por um lado, a qualidade do mapa de texturas é superior em alguns locais de certos níveis, enquanto em outras, existe uma melhoria na qualidade do filtro de texturas, permitindo uma apresentação mais limpa das superfícies. No geral, estas diferenças nas texturas são frequentemente difíceis de ver durante gameplay normal, mas pelo menos funciona bem quando combinado com a resolução superior da PS4 Pro.

As sombras também foram melhoradas, mas não da forma que esperávamos. As sombras dinâmicas normais dos personagens usam a mesma resolução na PS4 e na Pro - mas é na qualidade da oclusão ambiental que temos alguns ganhos. Neste caso, a PS4 e a Xbox One aplicam uma forma de sombreado que cria uma sombra espessa no fundo. É um sintoma das formas menos taxativas do efeito, como SSAO, e comparativamente, a Pro apresenta uma abordagem mais precisa. Um fotograma igual da intro de Joker, por exemplo, demonstra pedaços de sombra mais subtis no cenário Jungle City como um resultado mais natural.

PlayStation 4 ProPlayStation 4Xbox One
Injustice 2 corre a nativa 1080p na PS4 e PS4 Pro quando ligado a um ecrã 1080p, ligado a um ecrã 4K corre a 1440p, enquanto na Xbox One corre a 900p - estas imagens foram convertidas para 4K para igualar a imagem da Pro.
PlayStation 4 ProPlayStation 4Xbox One
A qualidade de texturas está melhorada na Pro, algo que podes notar nas texturas do chão e do fundo.
PlayStation 4 ProPlayStation 4Xbox One
A oclusão ambiental também está melhor na PS4 Pro, onde temos sombras de qualidade mais refinada no lado direito de Joker.
PlayStation 4 ProPlayStation 4
O motion blur está claramente melhorado na Pro, olha para o contorno da capa de Batman.
PlayStation 4 ProPlayStation 4
De resto, o design e efeitos dos cenários estão iguais entre a PS4 e a Pro, apear de ser aparente um brilho mais forte nas partículas.
PlayStation 4Xbox One
Comparação entre a PS4 e a Xbox One em imagens a 1080p. O frame-buffer 900p da Xbox One é culpado pela queda na qualidade de imagem, mas é difícil encontrar diferenças.
PlayStation 4Xbox One
Um novo exemplo da diferença na resolução entre a PS4 e a Xbox One, novamente com imagens 1080p.

A diferença nas definições entre as duas consolas PS4 dá uma ideia do que o PC pode apresentar. Além de um melhor conjunto de efeitos e texturas, adoraríamos ver o que mais está a ser preparado para PCs de topo. A PS4 e a Xbox One não perdem muito e as fortes animações faciais da campanha e a iluminação estão boas em todas as plataformas. O único problema que encontramos é a frequência das trocas 60/30fps em qualquer batalha, mas pelo menos não afecta os combates em si.

Também temos de referir o suporte HDR de Injustice 2. Assim que inicias o jogo, consolas como a PS4, PS4 Pro e a Xbox One S desfrutam de HDR10, existindo a opção para aumentar ou reduzir o nível de luminosidade para se adequar ao teu ecrã. No nosso caso, usamos uma Panasonic DX750 e escolhemos o nível 8.

É agradável ver que todas as cutscenes pré-renderizadas (usadas frequentemente entre cada capítulo da campanha) estão codificadas para este padrão - significando que não existe um súbito salto nas cores ao transitar das cenas renderizadas com o motor. A HDR brilha com fortes contrastes dentro de um fotograma e a palete mais escura de cores do universo DC encaixa bem - ambientes escuros marcados com toques néon, raios de sol e efeitos especulares de grande luminosidade. Adorável.

Actualmente, a PlayStation 4 Pro apresenta o pacote mais refinado. É um esforço sólido da NetherRealm Studios - mais uma vez, temos 1440p num lançamento de alto perfil para consola. Não há dúvida que a resolução adicional e os efeitos entregam uma apresentação melhorada comparada com a PS4 base, mas é na mesma um pouco desanimador ver hardware desenhado para ecrãs 4K conseguir apenas 44% dessa resolução. Perante a ausência de uma versão PC, a versão PS4 Pro é a melhor que temos - por enquanto.

Publicidade

Salta para os comentários (10)

Sobre o Autor

Thomas Morgan

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.

Conteúdos relacionados

Kurt0411 banido para sempre dos jogos da EA

Jogador profissional pagou o preço pelo mau comportamento.

Xbox Series X tem mesmo 12 teraflops de poder

Retro-compatibilidade total a partir do mesmo disco.

Teaser de Mulan bombardeado com dislikes no Youtube

Após controversas declarações da atriz principal.

Também no site...

Comentários (10)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários