LittleBigPlanet 2 - Beta

Níveis com história!

Nesta altura não é novidade para ninguém que os níveis apresentados no decurso da história deste pequeno grande planeta podem ser fabricados por qualquer jogador, recorrendo às ferramentas disponíveis, as mesmas que os produtores se serviram. Não é novidade que LBP desenvolveu um conceito novo, o jogo do crie você mesmo os níveis em duas e três dimensões, modifique e partilhe; proporcionando um sentido de comunidade e fabrico que nenhum outro jogo tinha alcançado com tamanha organização até então. E também não é novidade para ninguém, que Sackboy, a maravilhosa figura icónica, manifesta um conjunto de sentimentos desde pura radiância até receio exacerbado, bastando para isso uns dedos no "d-pad".

Se estas constituem as bases e, em bom rigor, o núcleo de LBP, qual é a motivação e que mecanismos encontrou a Media Molecule para tornar a sequela tão ou mais apelativa quanto foi o primeiro jogo? Para já, o ponto de partida nesta edição "beta" a que tivemos acesso, permite-nos perceber que não só existe uma significativa melhoria produzida pelo novo motor gráfico, ao permitir mais elementos e milhentas de coisas boas nos níveis, como há uma série de dispositivos e engenhocas que vão incrementar a capacidade de gerar mais caos e autonomia na edição dos níveis e, agora, também nos próprios jogos. Entre as novidades conta-se o modo de edição cinematográfica, reduto para os adeptos de curtas e para já, no antro ligado à comunidade, são já bem visíveis algumas produções sobre como é possível aproveitar para fabricar pequenas composições animadas, tendo por base essa inovadora ferramenta.

O trabalho desenvolvido pela comunidade adicta e empenhada em aproveitar ao máximo as potencialidades de uma obra deste cariz levou a que alguns desses participantes subissem ao patamar mais alto, até ao laboratório da Media Molecule, numa tentativa de aproveitar e gerar novos proveitos com mão de obra fresca. Por isso o significado das novas ferramentas está a deixar a comunidade entusiasmada, sendo possível deitar mãos não apenas a uma espécie de níveis tradicionais como a jogos do género FPS (um deles é Vietnam) ou clones entusiásticos de clássicos das arcades dos anos oitenta.

Há de tudo o que se pode imaginar. Mas como dissemos há pouco, a inclusão do cinema e da fotografia está a promover um novo alento para a comunidade. Num projecto intitulado "Here's Johnny" vemos como um Sackboy foi capaz de provocar o terror junto de uma montanha-russa onde seguiam numa viagem (que seria normal) outras criaturas semelhantes. Noutra edição, de composição musical, um conjunto de sackboys e sackgirls vibram naquilo que mais parece uma rave, com muita cor, efeitos especiais e animação.

Tal como já sucedia no jogo anterior é possível votar e classificar os jogos e níveis fabricados pelos membros da comunidade. Para os que ainda tiverem dúvidas em descarregar o nível, podem sempre aceder a uma pequena súmula que descreve aquilo que vão encontrar.

Passando em revista o modo história, nesta versão beta, podemos percorrer 3 distintas composições e desde logo ficar com uma ideia sobre o funcionamento das novas ferramentas, música e todo um teor de objectos que atribuem uma identidade superior por comparação com a obra original.

Salta para os comentários (10)

Sobre o Autor

Vítor Alexandre

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (10)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários