Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Petição "Free Stellar Blade" leva streamer a pedir o desaparecimento de Mark Kern

Kern é ex-executivo da Blizzard, trabalhou em World of Warcraft, Starcraft e Diablo 2.

Image credit: Shift Up/Mark Kern

O mundo dos videojogos tornou-se num palco de grandes "batalhas" nos últimos tempos, particularmente, neste caso, após o lançamento de Stellar Blade, um título exclusivo para a PlayStation 5.

Mas as discussões à volta deste título foram além das habituais críticas à jogabilidade, aos gráficos, ou outra coisa relacionada com videojogos. De facto, a produtora Shift Up, responsável pelo jogo, tem sido alvo de acusações de censura, o que tem alimentado ainda mais a polémica sobre o assunto, com petições criadas a até ameaças de morte.

A situação ganhou ainda mais destaque com o início de uma petição intitulada "Free Stellar Blade", liderada por Mark Edward Kern, um veterano da indústria dos videojogos com um currículo que inclui trabalhos como World of Warcraft, Starcraft e Diablo 2, durante a sua passagem pela Blizzard Entertainment. Kern tem sido uma voz ativa na comunidade de jogos e a sua iniciativa visa pressionar a produtora Shift Up a reverter a alegada censura e garantir uma experiência de jogo mais autêntica para os jogadores.

Só que a polémica não ficou por aqui. Recentemente, uma streamer conhecida como DenimsTV fez uma declaração chocante durante uma transmissão em direto no Twitch. Ela ofereceu uma recompensa de 30.000 dólares a quem conseguisse fazer Mark Kern "desaparecer", exibindo assim uma reação extrema em relação à campanha realizada por Mark Kern em prol da liberdade em Stellar Blade.

O incidente levanta questões sobre os limites da liberdade de expressão e do comportamento ético nas plataformas de streaming. A oferta de uma recompensa por parte da streamer foi amplamente condenada pela comunidade de jogadores, dando origem a intensas discussões sobre o impacto das redes sociais e das plataformas de streaming na cultura das sociedades contemporâneas.

O incidente serve para recordar o poder e a influência das redes sociais e do mundo online. Ao navegarmos neste ambiente que não para de mudar, é fundamental promover um diálogo saudável e respeitoso, que garanta que todas as vozes são ouvidas sem recorrer a medidas extremas ou irresponsáveis. O futuro do mundo dos videojogos e da cultura online depende da responsabilidade e do respeito mútuo entre todos os participantes.

"Twitch streamer @DenimsTV aumenta a recompensa para $30,000 enquanto reage ao vídeo de Asmongold sobre a ameaça de morte de Toneman contra mim.

Isto está a ficar fora de controlo.

Isto devia ser uma suspensão permanente no @Twitch e @X. Também, @FBI devia estar a investigar isto."

Lê também