New Pokémon Snap - Olha o pikachuzinho!

O jogo fotográfico regressa após mais de 20 anos.

Numa época em que toda a humanidade nunca tirou tantas fotos graças à evolução dos telemóveis com câmeras fotográficas e à insurgência das redes sociais, custa-me a crer que tenhamos que esperar tanto tempo por um novo Pokémon Snap. O clássico da Nintendo 64, lançado em 1999 como uma experiência complementar aos jogos principais para a GameBoy, esteve mais de 20 anos guardado numa prateleira, à espera do momento ideal para regressar. A Nintendo decidiu que esse momento é agora, com a Nintendo Switch a servir como plataforma para uma nova aventura fotográfica inspirada nos moldes do original da Nintendo 64.

O lema da série - apanhá-los a todos - continua válido em New Pokémon Snap, a diferença é que não tens de capturá-los com uma Poké Bola, tens que apanhá-los com a tua câmera fotográfica! O novo jogo decorre na região de Lental, um arquipélago de grande diversidade paisagística, variando desde verdejantes selvas até áridos desertos. É o Professor Mirror que te lança nesta aventura para completares a PhotoDex desta região, mas de momento a Nintendo ainda não se descoseu em relação ao número total de Pokémon que há para fotografar - e provavelmente só ficaremos a saber este detalhe depois do jogo ser lançado.

Pokemon_Snap_3
Os Pokémon podem colocar-se em posições agressivas, mas nunca vão atacar o veículo no qual viajas (isto não é o Parque Jurássico)

A cada fotografia receberás uma avaliação do Professor Mirror. Os critérios para receberes uma melhor classificação nas tuas fotos são vários, por exemplo, capturar o momento em que um Pokémon faz uma posse rara, capturar mais do que um Pokémon numa só fotografia, entre outros. À medida que vais passeando pela ilha e completando a PhotoDex, mais locais serão desbloqueados e, consequentemente, terás a oportunidade de fotografar Pokémon que não tinhas visto em áreas anteriores.

"À medida que vais passeando pela ilha e completando a PhotoDex, mais locais serão desbloqueados"

Uma das novidades face ao original da Nintendo 64 é que agora podes escolher controlar a câmera com os controlos de movimento dos Joy-Con. Seja qual for o método que escolhas, é imperativo que o sujeito da foto esteja centrado. O que aproxima New Pokémon Snap de um verdadeiro safari de Pokémon é que podes escolher visitar o mesmo local em horas diferentes do dia. Visitar um local durante o dia / noite é uma experiência diferente pelos Pokémon que aparecem mas também pelos seus comportamentos

Enquanto fotografo tens várias ferramentas ao teu dispor para capturar o momento perfeito. Uma delas é um botão para atirar uma maçã contra um Pokémon - isto vai chamar a atenção deles caso estejam distraídos ou virados de costas para a câmera. Também podes reproduzir uma música para fazer os Pokémon reagir. Outra ferramenta muito útil é o scanner, que detecta qual é o momento ideal para capturares a fotografia e permite inclusive descobrir rotas alternativas / secretas nos locais. Falta explicar que New Pokémon Snap é completamente on-rails, sem liberdade para escolheres para onde vais. Os únicos momentos de escolha direccional surgem em bifurcações, onde podes escolher a direcção da rota.

Cada local tem um nível de investigação associado. Quanto mais elevado for o teu nível de investigação, mais Pokémon vão aparecer naquele local e vais desbloquear novas formas de interacção ambiental. Deste modo, vais precisar de passar várias vezes pelo mesmo local se quiseres desbloquear tudo e fotografar todos os Pokémon que ali podem aparecer. Apesar da simplicidade inerente ao jogo, parece muito divertido e relaxante. A verdade é que ainda não tive a oportunidade de jogar, todas estas impressões e detalhes baseiam-se num vídeo de antevisão a que a Nintendo nos deu acesso (esperemos que a pandemia acabe em breve para podermos voltar aos eventos presenciais!)

pokemon_snap_5
A diversão de New Pokémon Snap não passa apenas por tirar fotografias, mas por capturar todos os momentos secretos em que os Pokémon exibem os seus hábitos e comportamentos.

Uma das partes mais entusiasmantes num jogo de tirar fotos é, obviamente, a edição das mesmas. New Pokémon Snap tem um editor para afinar todas as tuas fotos. Podes retocar o field blur, ajustar a luminosidade, mexer no tamanho do foco, aplicar filtros, escrever texto e alterar o ponto focal. Podes ainda adicionar vários stickers às fotografias para resultados hilariantes - um dos exemplos é adicionar chapéus aos Pokémon (imagina um Pikachu com um sombrero o outro tipo de chapéus e acessórios). Claro que depois podes partilhar as tuas criações directamente nas redes sociais, mostrando aos teus amigos que te tornaste num perito de fotografia Pokémon.

"Podes retocar o field blur, ajustar a luminosidade, mexer no tamanho do foco, aplicar filtros, escrever texto e alterar o ponto focal"

Com lançamento marcado para 30 de Abril, New Pokémon Snap é uma das múltiplas experiências Pokémon que vão chegar à Nintendo Switch nos próximos tempos. Para um jogo em que o objectivo é apenas fotografar, conseguiu-se criar mecânicas engraçadas em torno disso. Enquanto percorres os níveis no teu carro circular com vista panorâmica, podes movimentar livremente a câmera à procura de Pokémon para fotografar. Terminado o safari, podes escolher que fotografias guardar. É claramente um jogo orientando para quem gosta de fotografia e de Pokémon. De todos os spinoff de Pokémon lançados para a Nintendo Switch, New Pokémon Snap é garantidamente uma das propostas mais interessantes até agora.

Salta para os comentários (1)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (1)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários