Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

2010 FIFA World Cup South Africa

Tem que ser nossa.

O ano de 2010 poderá ser um grande ano para o futebol Português. Em primeiro lugar, temos o Benfica já nos quartos finais da Liga Europa, e claro 2010 é ano de Mundial de Futebol, e Portugal mais uma vez estará na fase final na África do Sul. Como referi, poderá ser um bom ano. E esperámos que sim.

Como tem sido hábito, a Electronic Arts marca mais uma vez presença no Mundial de Futebol, com o licenciamento do 2010 FIFA World Cup South Africa, e tivemos acesso a uma versão do jogo, bastante avançada. Embora não sendo a versão final, pouco irá certamente mudar, e o que fica mesmo de fora é o online, pois nunca encontrei ninguém para jogar. Será abordado na análise.

Mas vamos ao que interessa. 2010 FIFA World Cup South Africa traz algo único até às consolas, um dos maiores eventos desportivos do mundo. O Campeonato do Mundo é o expoente de qualquer atleta de futebol, um sonho que poucos conseguem atingir. O Campeonato do Mundo irá decorrer entre o dia 11 de Junho a 11 de Julho de 2010. Nós para já ainda só pensamos na Liga Sagres, bem como nas restantes competições. Ainda não conseguimos cheirar o ambiente de festa e alegria.

É isso mesmo Pepe, não dar largas!

Mas a EA trará até nós mais cedo, o ambiente de festa, de cor e alegria do Mundial, não fosse este ano na África do Sul. Tudo isto esta colocado dentro do jogo. Desde cedo se percebe que a EA quis desmistificar a ideia de ser um FIFA 10 1.5, pelo menos em termos de ambiente de jogo e formatos dos menus, música e diversas opções. A principal razão é que já cheira a Mundial. Destaco principalmente os temas ligados directamente com o mundial, desde menus de jogo, logótipos, e demais adereços. Também a música contribui imenso para criar um retrato vivido do mundial. A escolha das músicas foi feita de forma sábia, pois diversos são os temas de música do mundo, principalmente do continente africano. Novamente Portugal marca presença com os Buraka Som Sistema e o fantástico tema Restless.

Escusado será dizer que todas as selecções estão oficialmente presentes, e que não temos aqui equipas das diversas ligas mundiais, mas apenas selecções. A selecção portuguesa marcará presença, e embora os jogadores que Carlos Queiroz irá escolher estejam em segredo, a EA deixa-nos decidir por ele. Temos quase 40 jogadores para escolher, mas apenas 23 farão parte do lote de convocados.

É minha... só minha!

Em termos de novidades de modos de jogo, posso dizer que o Mundial é mesmo a novidade maior. Mas podemos efectuar o Mundial de diversas formas. Podemos ir directamente para a fase final na África do Sul, ou podemos percorrer todo o processo de qualificação. Desde a fase de grupos até à final. Estas opções existem quer no modo onde somos nós a jogar, bem como no modo treinador. Interessante é o modo "Story of qualifying" onde podemos re-escrever a história. Neste modo, foram escolhidos diferentes cenários das qualificações, bem como do Mundial de 2006 na Alemanha, e tornar diferente o desfecho de cada jogo, ou momento. Existem diversos pontos que podemos amealhar por cumprir diferentes objectivos.

Interessante é que em nenhum desses cenários podemos jogar com Portugal, mas podemos em alguns jogar contra. Como é o caso do Portugal vs Dinamarca, onde Portugal aos 87 minutos ganha por 2:1 e temos que jogar pela Dinamarca e poder mudar o resultado. Neste modo está prometido durante o evento, o download gratuito de diversos momentos do Mundial.

Embora o interessante seja jogar a fase final do Mundial de acordo com o que está na realidade, todos aqueles que queiram, principalmente aqueles onde a sua selecção não se tenha qualificado, podem tentar obter a qualificação e assim, pelo menos no virtual, passar à fase final do Mundial.

Selecção das quinas em destaque no Mundial de África do Sul.

Sobre a nossa selecção, não está considerada como uma das melhores do evento. As selecções estão catalogadas por até 5 estrelas, sendo que a Selecção Portuguesa tem 4 estrelas e meia, ficando atrás de selecções tais como França e Inglaterra. Se olharmos para o Ranking da FIFA, Portugal está em 6º lugar, à frente da França, Inglaterra e Argentina.

Ao todo temos 199 selecções, incluindo claro todas aquelas que participaram na fase de qualificações. Todos os 10 estádios são oficiais e recriados fielmente. Estão também presentes os estádios de outras zonas do mundo, principalmente nos locais onde houveram qualificações. Como seria de esperar, já está tudo alinhado para o mundial, sendo que os estádios, as horas e dias já estão escolhidos.

Tudo está pronto para a fase final do Campeonato do Mundo de futebol, e embora pouco irá mudar na versão final, aguardamos a versão de teste para podermos efectuar uma avaliação final. Ainda existem pequenos bugs e falta de texturas, imagens e patrocínios. Também notei certas falhas nas animações, nas passagens para as repetições bem como falta fluidez em certas zonas. Certamente que ainda será resolvido até a versão final.

2010 FIFA World Cup South Africa será lançado no dia 30 de Abril para PS3, Xbox 360, PSP e Wii. Esperem por uma análise muito em breve.

Read this next