A nova actualização PS4 Pro de Final Fantasy 15 chega aos 60fps?

A Square-Enix melhorou o modo 1800p 30fps?

A Square Enix lançou finalmente a actualização PlayStation 4 Pro para Final Fantasy XV, com a qual prometia melhor performance a 60fps. Será que o resultado final chega a esse alvo - e será que os problemas no ritmo de fotogramas no modo 1800p/4K foram resolvidos?

Antes da actualização existiam duas opções - lite e high. Em Lite o jogo corre a 1080p com 30fps suaves e estáveis. Era o modo recomendado para quem joga na Pro devido à sua consistência. Em High, a resolução sobe para 1800p via checkerboard e introduz melhorias visuais mas sem um ritmo de fotogramas consistente, criando um jogo inconstante.

Com a actualização 1.05, estes continuam a ser os modos disponíveis mas ao adicionar um novo modo de rácio de fotogramas superior, a nossa opção para jogar FF15 com um ritmo de fotogramas consistente desapareceu. O modo Lite desbloqueia o rácio de fotogramas mas a performance nem chega perto dos 60fps, a média é de 45fps. O modo high continua igual - visuais lindos mas com uma consistência de actualização a 30fps pobre. O ritmo de fotogramas não foi corrigido. Ficas entre a espada e a parede: um modo com um rácio de fotogramas altamente variável, ou 30fps com um ritmo de fotogramas inconsistente.

O motor de FF15 parece desenhado para uma experiência a 30fps nas consolas - o modo 30fps na Pro dá a ilusão de correr num rácio de fotogramas menor devido aos problemas no ritmo de fotogramas, enquanto o modo lite tenta chegar aos 60fps mas fica longe desse nível. Em vários aspectos, a actualização 1.05 é um retrocesso ao invés de uma melhoria.

A nova actualização 1.05 analisada - o rácio de fotogramas está maior mas a experiência não está exactamente melhor.

De momento, o jogo é mais suave na Xbox One e PS4 normal. A PS4 ainda exibe pequenos problemas no ritmo de fotogramas mas menos pronunciado do que no modo high da Pro. A Xbox One usa v-sync adaptável que produz uma experiência totalmente suave, gerando uma experiência estável. Existem abrandamentos adicionais na Xbox One e uma resolução geral menor, mas de momento é aqui que terás o rácio de fotogramas mais consistente.

A Square Enix tem escutado os fãs por isso temos esperança. Se os erros no ritmo de fotogramas forem eliminados no modo high, a opção de rácio de fotogramas desbloqueado fará mais sentido. Usar a mesma opção de v-sync adaptável da Xbox One poderia eliminar os problemas no ritmo de fotogramas.

Outra opção seria dar aos jogadores a opção de rácio de fotogramas fixo ou livre, algo que poderia funcionar em qualquer modo. Provavelmente agradaria a todos. De momento, a PS4 Pro deixou de ser a forma recomendada de jogar FF15. Se queres uma experiência consistente, a Xbox One e a PS4 normal são as melhores opções. A actualização 1.05 na Pro é uma actualização que gostaríamos ser possível de desinstalar.

Publicidade

Salta para os comentários (24)

Sobre o Autor

John Linneman

John Linneman

Staff Writer, Digital Foundry

An American living in Germany, John has been gaming and collecting games since the late 80s. His keen eye for and obsession with high frame-rates have earned him the nickname "The Human FRAPS" in some circles. He’s also responsible for the creation of DF Retro.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (24)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários