Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry: Jogámos a beta de Gears of War 4

O alvo são 1080p60 mas como está?

A beta multijogador de Gears of War 4 chegou e oferece a primeira amostra do jogo. Apesar da campanha optar por 30fps, o The Coalition persegue 1080p60 para o multijogador - recorrendo ao Unreal Engine 4 para as fundações tecnológicas. Gears of War e Unreal Engine representam uma parceria que dura desde Novembro de 2006, e o sucesso do original liderou o sucesso do motor da Epic na anterior geração. Dez anos depois, continua a ser responsável por sucessos como Batman: Arkham Knight ou Rocket League.

Ao transitar para novas consolas, temos o novo Unreal Engine 4 e poucos jogos foram feitos com este motor. Street Fighter V e Paragon são dois dos raros exemplos.

Um olhar à performance e visuais em Gears of War 4.Ver no Youtube

A decisão de perseguir os 60 fotogramas por segundo significa a troca de fidelidade visual pelo dobro dos fps - algo que também foi feito em Gears of War Ultimate Edition e cada vez mais comum nesta geração, onde as campanhas procuram uma experiência cinematográfica e o multijogador melhor resposta dos comandos. Comparar o que jogámos aqui com cenas da campanha de Gears 4 e parece que temos interpretações diferentes. Será interessante ver o resultado final.

Talvez seja inevitável mas a beta deixa a sensação que ainda existe muito para limar, mas existem melhorias técnicas para apreciar. O jogo usa a renderização física para gerar materiais mais realistas, como em Gears of War Ultimate Edition. Juntamente com texturas nítidas e muitos reflexos screen-space de alta qualidade, sombras limpas e uma boa qualidade de imagem. Também apreciamos os efeitos ambientais - os três mapas sentem-se vivos.

Existem problemas que esperamos ver melhorados até ao lançamento - o pop-in de texturas, a animação, o aspecto dos mapas e muitos efeitos pós-processamento que estão ausentes. O problema principal é a iluminação - ou a falta dela. Parece que apenas foi implementada uma vaga preliminar de iluminação. A oclusão ambiental parece ausente, enquanto o Lightmass - sistema de iluminação do motor - não é explorado. As cenas parecem inacabadas e a Microsoft diz que a beta é para tester e medir as opiniões por isso não nos preocupamos.

Baixar para 30fps duplica o tempo de renderização por fotograma, permitindo aos programadores tirar mais do UE4.Ver no Youtube

É fácil perdoar as falhas se tivermos 60fps sólidos. Halo 5 fez muitas trocas inteligentes para conseguir 60fps quase perfeitos. Nesta beta, o jogo está muito perto do alvo de 1080p60 mas ainda não está bem lá. Temos quedas na performance e devido à v-sync adaptável, temos tear no topo do ecrã, quando o fotograma vira cedo demais. Impede que o tearing se torne perceptível e reduz a latência, mantendo uma boa resposta dos comandos.

A seis meses do lançamento, o quão perto estamos da performance desejada? Bem, temos uma performance que ronda os 55fps, com ligeiro screen-tear. Observamos muitos saltos e soluços que interrompiam a fluidez - algo que é referido no texto quando inicias o jogo. Ainda não está muito suave mas 60fps fixos não parece fora de alcance. O jogo só chega em Outubro por isso o The Coalition terá muito tempo para limar as coisas.

Temos que aplaudir os alvos ambiciosos para Gears of War 4. A qualidade visual ainda não está do nosso agrado mas este é um shooter UE4 com um alvo de 1080p60 numa consola - não existem muitos. Os jogos Gears na Xbox 360 sempre entregaram visuais de tipo em consola - Gears 3 ainda hoje impressiona - mas talvez o The Coalition tenha mudado as prioridades. Serão precisos compromissos para conseguir 1080p60 mas esperamos grandes melhorias. Será interessante acompanhar o desenvolvimento de Gears of War 4.

Read this next