GTA 3 foi lançado para a PS2 há 20 anos

Revolução.

O tempo voa e hoje marca o 20º aniversário de Grand Theft Auto III, um dos jogos mais influentes e importantes na história dos videojogos.

O título da DMA Design, que entretanto se transformou no estúdio que hoje conhecemos como Rockstar North, foi o pioneiro do conceito hoje conhecido como sandbox: um espaço aberto em que o jogador tem uma grande liberdade.

No caso de GTA III, o jogo pegava no conceito dos dois jogos anteriores e expandiu-o num mundo aberto tridimensional. Foi o primeiro GTA a dar este salto, visto que os dois jogos anteriores eram 2D, com um plano visto de cima para baixo.

Entre muita controvérsia, devido à liberdade que o jogador tinha para fazer acções extremamente violentas como queimar pessoas com lança-chamas, roubar dinheiro, e conduzir que nem um maluco atropelando peões, GTA III tornou-se num fenómeno.

A liberdade que o jogo dava não tinha precedentes. Nunca antes tinha havido um jogo com uma cidade tão grande, tão realista. Naquela época, era inacreditável, parecia um jogo vindo do futuro.

A versão da PS2 foi a primeira a chegar, com lançamento a 22 de Outubro na América do Norte e 26 de Outubro na Europa. A versão para PC só chegaria em Maio de 2002. Em 2003 surgiu a versão para a Xbox. Actualmente o jogo também está disponível para dispositivos iOS e Android.

Foram vendidas até à data 14.5 milhões de unidades. Em baixo podes ver a capa europeia do jogo e logo a seguir o trailer oficial.

gta_3_capa_europa

Salta para os comentários (11)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

PS Plus no Japão conta com Judgment em dezembro

Japoneses recebem ofertas diferentes.

Jogadores não conseguem fazer mira em Battlefield 2042

Problemas com o rato no PC. Joguem de comando!!

The Matrix Awakens descoberto na PS5

Uma experiência no Unreal Engine 5.

Godfall Challenger Edition gratuito na Epic Games Store

É a mesma versão do PlayStation Plus.

Comentários (11)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários