God of War está prestes a chegar às lojas. Se há uns dias já era um dos jogos mais aguardados de 2018, a chegada das análises, incluindo um Obrigatório da nossa parte, apenas veio confirmar que o novo título da Santa Monica Studios já tem um lugar garantido entre os melhores do ano. A aventura de Kratos pela mitológia nórdica é memorável, entusiasmante e repleta de surpresas, mas se queres aproveitar ao máximo aquilo que o jogo tem para te oferecer, existem alguns truques, dicas e conselhos que deves seguir.

Esta lista de dicas e conselhos para God of War não tem qualquer spoiler para a história, podes ler descansado. Os assuntos que vamos abordar estão relacionados com a estrutura do mundo, combate, personalização de Kratos e Atreus, e definições que podes alterar. Coisas como personagens que vais encontrar e acontecimentos importantes não serão abordados. Resta dizer que estas dicas e conselhos têm por base a nossa própria experiência. Jogámos God of War durante dezenas de horas, chegamos ao fim da história, e completamos quase todas as actividades opcionais.

1. Investe na exploração

O novo God of War não é um jogo linear como os anteriores e durante a aventura encontrarás muitas oportunidades de exploração. É importante ficar atento ao cenário para não perderes caminhos opcionais e cofres com loot. Existem muitos cofres que só podem ser abertos mediante a resolução de um puzzle. Alguns puzzles são simples, outros mais complicados, mas serás sempre recompensado pelo tempo que gastaste com experiência, prata, materiais de crafting, novos ataques runicos para o machado ou peças de armadura. A exploração também é uma forma de aprender mais sobre a nova mitologia.

GOW_LaunchScreen3_1523434377
O mundo de God of War vai ficando maior à medida que progrides na história.

2. Não percas tempo e recursos a melhorar peças de armadura verdes e azuis

Os equipamentos de God of War estão divididos em quatro categorias, cada uma simbolizada por uma cor diferente: verde, azul, roxo e amarelo. A ordem de qualidade está da esquerda para a direita, querendo dizer que os equipamentos verdes são os piores e que os amarelos são os melhores. Os equipamentos verdes e azuis são aqueles que vais encontrar nas primeiras horas, enquanto os amarelos estão reservados para a recta final e actividades de end-game. Todas os equipamentos podem ser melhorados, mas não vale a pena gastar recursos nas primeiras armaduras que encontrares.

God_of_War___Armadura
As armaduras Lendárias e Exóticas são as melhores.

3. Não te esqueças de desbloquear novas habilidades para Atreus

Kratos continua a ser o protagonista e a única personagem jogável em God of War, mas Atreus é uma parte importante do sistema de combate. Embora não consigas controlar directamente Atreus, podes dar-lhe ordens para disparar flechas contra os inimigos no teu campo de visão ao carregares no quadrado. Ao melhorares a árvore de habilidades de Atreus, terás mais flechas em reserva e poderás usá-las mais frequentemente. Eventualmente, Atreus também terá acesso a ataques rúnicos e a outras habilidades como agarrar os inimigos pelas costas.

4. Podes congelar inimigos ao atirar o machado contra eles

O machado de Kratos tem uma habilidade que dá jeito quando estás a enfrentar muitos inimigos ao mesmo tempo. Ao atirares um machado contra um inimigo, ele ficará congelado e imóvel durante algum tempo, deste modo, poderás concentrar-te noutros adversários. Não precisas do machado para combater, visto que Kratos pode usar as suas mãos e escudo. Esta habilidade do machado não funciona em todos os inimigos, no entanto, é possível interromper a animação de praticamente todos os ataques se atirares o machado contra a cabeça. Isto funciona até em alguns bosses.

5. É fácil regressar a todos os locais por onde passaste

Embora a exploração seja importante, não tenhas medo de avançar. Se deixares ficar alguma coisa para trás, poderás regressar atrás mais tarde. Aliás, vais encontrar alguns puzzles e áreas no início às quais será impossível aceder imediatamente, portanto, o jogo já foi desenhado de propósito para voltares atrás e explorar novamente os locais por onde já passaste. Felizmente, o mapa do jogo tem uma lista que te diz aquilo que já descobriste e o que está em falta. Também existe um sistema de viagens rápidas que facilita o regresso a áreas anteriores.

GOW_LaunchScreen4_1523434374
O jogo foi desenhado para te deixar regressar a áreas anteriores.

6. O modo de desempenho da PS4 Pro é o melhor

A PlayStation 4 Pro é a plataforma plataforma para desfrutar de God of War, não pelo 4K dinâmico, mas pelo modo de desempenho. Se tens uma PlayStation 4 Pro poderás escolher entre dois modos de desempenho nas definições: o modo resolução e o modo de desempenho. O modo de resolução dá primazia à resolução, colocando o jogo a correr com 4K checkerboard e a 30 fotogramas por segundo. O modo de desempenho mantém os 1080p da PS4 padrão mas aumenta o rácio de fotogramas por segundo. Como dissemos na nossa análise, não chega aos 60 fotogramas por segundo, mas fica, sem dúvida, mais fluído. A diferença é notável.

GOW_LaunchScreen8_1523434376
A framerate mais elevada do modo de desempenho da PS4 Pro faz-se sentir nos combates.

7. Podes manter os inimigos no ar, atirá-los para fora do cenário e atordoá-los

Existem inimigos mais fortes do que outros e a dificuldade vai aumentado regularmente até ao fim, obrigando a explorar todas as possibilidades dos combates. Uma das formas mais eficazes de causar muito dano a um inimigo é mantê-lo no ar, local onde fica completamente indefeso. Depois de lançares um inimigo para o ar, podes continuar a acertar-lhe, seja com os golpes de Kratos, seja com as flechas de Atreus. Também podes atirar inimigos para fora do cenário, desde que as circunstâncias o permitem. Atordoá-los é outra possibilidade, e caso isto aconteça, vais perceber que podes fazer um ataque visceral se carregares no R3. Este tipo de ataques matam instantaneamente a maioria dos inimigos.

8. A Fúria de Espartano de Kratos é uma forma de recuperar vida em situações críticas

Perdi conta ao número de vezes em que a Fúria de Espartano de Kratos me salvou a vida em confrontos complicados. Precisas de desbloquear uma certa habilidade para que isto aconteça, mas assim que o fizeres, poderás ganhar vida quando activas o modo "enraivecido de Kratos". Neste estado de fúria, Kratos recupera uma pequena quantidade de vida a cada golpe que acerta nos adversários. Se acertares golpes suficientes, podes recuperar uma porção considerável da vida e terminar o confronto sem morrer. Considera guardar a Fúria do Espartano para quando realmente precisares dela.

GodOfWar_ps4
Guarda a fúria de Kratos para quando realmente estiveres em perigo de vida.

9. Spammar o botão de ataque não compensa

Sim, eu sei... isto é um God of War e metralhar o botão de ataque pode tornar-se num vício, mas na realidade, o novo estilo de combate recompensa uma abordagem mais calma. Claro que atacar é a única forma de causar dano aos adversários, mas os contra-ataques também são importantes. Com o seu escudo instantâneo, colocado no braço esquerdo, Kratos consegue-se defender-se e fazer parry aos ataques dos inimigos. O parry é mais importante do que nunca e deixa a defesa dos adversários completamente aberta. O parry será uma mecânica crucial para alguns adversários que encontrarás já depois do final, portanto, começa a praticar o quanto antes.

GOW_LaunchScreen2_1523434373
Se carregares no botão de defesa no momento certo, fazes parry ao ataque do inimigo.

10. Conhecer a história dos jogos anteriores é importante

Em grande parte, o novo God of War é um reset, mas a Santa Monica Studios não descartou o legado de Kratos e existe alguma bagagem dos jogos anteriores que permite compreender melhor alguns pormenores e a personalidade / comportamento de Kratos. O novo jogo decorre anos depois do final de God of War 3 e estar a par dos eventos anteriores é uma vantagem e vai permitir que desfrutes ainda mais da experiência. Não existe um resumo no jogo dos eventos anteriores, pelo que a única solução é jogares a trilogia (os jogos da PSP e Ascension não são realmente necessários) ou encontrares um resumo.

Publicidade

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Mais artigos pelo Jorge Loureiro

Comentários (29)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

God of War - Onde encontrar os brinquedos da missão secundária Lost and Found

Um guia que te ajudará a encontrar estes brinquedos coleccionáveis.

God of War: Onde encontrar as nove Seior Mask

Onde encontrar as nove máscaras Faces of Magic em God of War.

God of War - Localização de todos os Horn of Blood Mead

Um item capaz de aumentar permanentemente o Rage Mode de Kratos.

God of War - Como Encontrar The Magic Chisel

Toda a informação que te pode ajudar a ultrapassar uma das missões secundárias de God of War.

Últimas

Gran Turismo Sport receberá 5 carros em Março

Actualização chegará no início do mês.

Rumor - Xbox Game Pass a caminho da Switch

Juntamente com alguns jogos como Cuphead e Ori.

Phil Spencer diz que as análises ajudam a melhorar

São uma forma de ganhar perspectiva.

Shenmue 3 recebe imagem com Wuying Ren

Uma outra com um interior.

Publicidade