Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

MotoGP 18 - Antevisão - Quais as novidades deste ano?

A Milestone trocou de motor para a nova temporada.

A Milestone está de volta com uma ameaça tripla de jogos de mota. Num evento em Londres que sucedeu na semana passada, o estúdio italiano, num espaço bem organizado e que mostrava o seu longo historial no género de corridas sobre duas rodas, apresentou as novidades que vai lançar para as lojas até ao final de de 2018.

Ride 3 foi um dos jogos mencionados num evento, com direito a uma pequena apresentação, mas o foco do estúdio estava claramente virado para MotoGP 18 e MXGP Pro, ambos com um lançamento já confirmado para Junho. Neste evento para o qual fomos convidados tivemos a oportunidade de experimentar ambas estas propostas. Por enquanto, apenas podemos falar abertamente de MotoGP18, dado que o embargo de MXGP Pro será levantado mais tarde.

Portanto, o que reserva MotoGP 18 e quais são as novidades perante a edição anterior?

Nos jogos anuais as diferenças costumam estar nos pormenores e nas pequenas coisas, mas para MotoGP 18 a Milestone optou por descartar todo o trabalho feito anteriormente e começar do zero. Existe uma razão para isto: uma transição para o Unreal Engine 4, um dos motores de jogo mais populares, capaz e versátil da actualidade. Em troca, os fãs de MotoGP vão receber gráficos melhorados, um sistema de física afinado e claro, uma reprodução fiel de todos os elementos associados à licença do campeonato MotoGP.

Para além do poderia gráfico associado ao Unreal Engine 4, que leva MotoGP 18 para um novo patamar na série, a Milestone apostou em tecnologia de scaning 3D para capturar ao ínfimo pormenor as caras dos pilotos. O processo foi realizado com um scanner de luz 3D capaz de ler as curvas e cor das faces, criando posteriormente um modelo 3D que foi refinado por artistas. Também os circuitos foram recriados através de scaning, por meio de um drone, que capturou todos os ângulos, curvas e alterações feitas para o campeonato de 2018.

A jogabilidade está bem afinada. Esta foi a nossa impressão depois de testarmos esta versão de antevisão durante mais de uma hora. Durante este período sentimos que ficamos progressivamente melhores a dominar a moto e a perceber a dinâmica para entrar e sair das curvas. Como tal, fomos ajustando os parâmetros de dificuldade e simulação. MotoGP 18 tem vários níveis de simulação, permitindo ajustar a experiência a cada jogador. Quanto mais elevado o nível de simulação, menos erros são permitidos. Isto é perfeitamente visível na abordagem às curvas, em que se não tiveres cuidado, vais cair da mota ou ter um despiste.

Ver no Youtube

Aumentando o realismo, a Milestone incluiu uma gestão de pneus em MotoGP 18. Os pneus são um dos aspectos mais importantes numa corrida real, e para aproximar o novo jogo da realidade, foi adicionado um indicador que mostra o desgaste dos pneus durante as sessões de treino, as rondas de qualificação e as corridas. Quanto mais desgastado estiver um pneu, mais cuidado terás que ter. Terás de levar especialmente em consideração as condições climatéricas. Com chuva, uma das coisas que fizemos questão de experimentar, as condições do pneu e a sua aderência ao piso são ainda mais importantes.

Ainda na questão do realismo, para além de uma física que o estúdio afirma estar "mais próxima da realidade como nunca", a MileStone melhorou a inteligência artificial para ter um maior envolvimento com o jogador. Com a física colocada em modo Pro, aumentamos a dificuldade da inteligência artificial para 75%, mas mesmo assim, foi exageradamente fácil ultrapassar os restantes pilotos e ganharmos um bom avanço em corridas com apenas três voltas ao circuito. É possível que com 100% o desafio fosse maior, mas mesmo assim, a IA pareceu-nos demasiado branda nesta versão que tivemos a oportunidade de testar.

"Aumentando o realismo, a Milestone incluiu uma gestão de pneus em MotoGP 18"

Na edição de 2018 de MotoGP a MileStone também adicionou a possibilidade de ajustar a moto antes de cada corrida. Acedendo aos ajustes, percebemos que as opções não são profundas. Em resumo podes alterar o seguinte:

  • Motor: podes escolher aceleração ou velocidade de ponta
  • Travões: escolha entre travões agressivos ou modulares
  • Suspensão: escolhe entre estabilidade ou ângulo de curvatura
  • Quadro: opção entre estabilidade a elevada velocidade ou agilidade na troca de direcção
  • Aerodinâmica: alterações para alcançar maior estabilidade ou velocidade mais elevada

Para aqueles que realmente querem personalizar a sua moto a fundo, estas opções não serão suficientes, visto que em cada parâmetro de personalização apenas tens duas opções. As escolhas fazem-se sentir em pista, mas parece-nos um caso de 8 ou 80. Por exemplo, se escolhermos os travões agressivos, serão exageradamente agressivos. Idealmente, deveria existir pelo menos uma escolha intermédia. Portanto, apesar desta novidade ser bem-vinda, poderia ser expandida ainda mais.

Na versão a que tivemos acesso não estava presente ainda o modo Carreira, que parece ser um dos mais apelativos de MotoGP 18. No modo carreira terás progredir desde as categorias menores até ao topo da classe. A carreia começa no Red Bull MotoGP Rookies Cup, mas o objectivo é claro tornares-te no campeão de MotoGP. Uma das novidades do modo carreira será a reputação, que destaca os teus melhores momentos da carreira e dá-te uma ideia do quão popular te estás a tornar no universo de MotoGP. Quanto mais elevada for a tua reputação, maior será a probabilidade de receberes um contrato de uma equipa prestigiada.

O modo carreira será complementada por mais de 30 cinemáticas, que são também uma estreia na série. As cinemáticas vão mostrar as tuas vitórias no pódio, tanto na categoria MotoGP como nas categorias Moto2 e Moto3, bem como as cenas nas boxes e na linha de partida. A Milestone menciona que "existem cinemáticas padrão e personalizadas, reproduzindo gestos icónicos de cada piloto de MotoGP." As restantes novidades são o MotoGP ID, um cartão que vai mostrar o teu progresso no jogo, como número de vitórias, horas jogadas e mais, e um modo espectador com várias câmeras para as corridas online.

MotoGP 18 estará disponível a 7 de Junho para PC, Xbox One, PlayStation 4 e, pela primeira vez, Nintendo Switch. Este curto encontro com o jogo deu-nos impressões positivas, tendo em conta que estamos perante um jogo anual que tem que cumprir um calendário semelhante à época de MotoGP. Existem novidades pequenas novidades bem-vindas e que solidificam a experiência, e acima de tudo, a jogabilidade está no ponto certo. Para os amantes de MotoGP, parece uma aposta segura, mas só teremos a certeza quando tivermos acesso à versão final.

Read this next