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Peace Walker começou como Metal Gear Solid 5

A equipa de marketing recusou o desejo de Kojima.

Image credit: Konami

Metal Gear Solid: Peace Walker foi lançado originalmente a 28 de abril de 2010 para a PSP no Japão, cerca de dois meses antes do lançamento ocidental, o que motivou Hideo Kojima a partilhar algumas curiosidades, entre elas que originalmente o plano era apresentá-lo como Metal Gear Solid 5: Peace Walker, algo que foi recebido com forte oposição interna.

“Passaram 14 anos desde o lançamento de Peace Walker. Ainda estava nos meios 40s. Na altura, muitas companhias estavam a transitar para o desenvolvimento de apps para telemóveis. Após terminar MGS4, senti a necessidade de um motor próprio. O salto vertical do jogo tinha de ser feito após completar o motor,” partilhou Kojima.

“Até lá, PW foi proposto como uma evolução horizontal de MGS. Originalmente era chamado de MGS5PW, mas a equipa de marketing opôs-se tanto a isto que o número foi abandonado.”

Kojima diz que desceram “a demografia alvo para estudantes da primária, secundário e liceu pois era para a PSP. O objetivo era descobrir uma geração mais nova e adquirir fãs de duas gerações: as crianças e os seus pais.”

Apesar disto, PW apresenta temáticas adultas, Kojima explica que “porque é que existem armas nucleares?” é a questão principal em Peace Walker, o que o motivou a apostar em conceitos como “falsa paz”. As personagens foram criadas com o objetivo de alcançar maior apelo entre os jogadores mais jovens e o tom suavizado, num projeto de baixo custo e jamais pensado para se tornar num sucesso mundial.

O mestre japonês partilha que não efetuaram captura de movimentos, não recrutaram compositores de Hollywood e apostaram num estilo de banda desenhada digital. Kojima diz que não é um MGS numerado, mas foi na mesma um novo MGS, mesmo adaptado para uma nova geração de jogadores.

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