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Análise técnica minuciosa a The Last of Us Part 2 Remastered. Uma atualização impecável para a PlayStation 5!

A melhor forma de jogar um clássico genuíno.

the last of us part 2 remastered
Image credit: Sony

The Last of Us Part 2 foi um jogo impressionante quando foi lançado para a PS4 em 2020, uma obra-prima visual que destacou o melhor dos esforços internos da Sony no final da última geração de consolas. Um patch em 2021 adicionou suporte a 60fps para a PS5, com um impacto transformador na jogabilidade, mas agora temos algo mais: The Last of Us Part 2 Remastered, uma nova versão exclusiva para a PS5 que promete melhorias visuais juntamente com conteúdo adicional.

Ao entrar nesta análise, queria descobrir se há margem de desempenho suficiente na PS5 para melhorias visuais, mantendo a atualização de 60fps - e se as novas adições de conteúdo são substanciais o suficiente para justificar uma atualização para os jogadores existentes, mesmo a um preço relativamente nada doloroso de €10.

Afinal, as melhorias originais de TLoUP2 para a PS5 já têm o jogo a correr a 1440p e 60fps - então, quanto é que os produtores da Naughty Dog podem extrair do mesmo hardware?

Algumas das diferenças visuais entre as versões do jogo para a PS4, versão melhorada PS5 e Remastered são mais bem visíveis em vídeo, por isso aqui está o artigo em formato de vídeo!Ver no Youtube

A configuração visual básica na versão Remastered é muito familiar, pelo menos por padrão. Estamos a obter uma experiência a 1440p60 no modo de desempenho padrão, assim como no código anteriormente atualizado, sem sinais de dimensionamento de resolução dinâmica (DRS) ou upsampling evidentes. Comparando lado a lado, as duas versões correspondem em termos de qualidade básica da imagem, com uma resolução ligeiramente suave e semelhante. Se observares atentamente, podes notar algum aliasing aqui e ali, mas na maior parte, as duas versões parecem perfeitamente aceitáveis, especialmente quando vistas a uma distância típica de visualização na TV.

A maior diferença entre os dois títulos está, sem dúvida, na forma como lidam com a vegetação. A vegetação no código original tem um pop-in muito óbvio e um nível de detalhe bastante comprometido, mostrando uma vegetação menos densa à distância e que não tem animação. Na versão remasterizada, não vemos tanto pop-in durante o percurso, e as áreas distantes da câmara têm uma melhor cobertura em termos de vegetação. The Last of Us Part 2 decorre maioritariamente em ambientes exteriores com relva, pelo que estas melhorias ao nível do detalhe representam uma grande evolução na maioria das áreas.

A descrição do jogo na PS Store também destaca a melhoria da qualidade das sombras e das texturas, que são bastante difíceis de detetar. O aliasing e a cintilação das sombras da versão PS4 são mais ou menos reproduzidos aqui, e a apresentação das sombras parece quase idêntica entre as duas versões. Encontrei um contentor suspenso com uma resolução das sombras visivelmente superior na PS5, mas não consegui encontrar diferenças significativas noutras áreas.

The Last of Us Part 2 PS5 enhanced vs Remastered comparison showing joel
The Last of Us Part 2 PS5 enhanced vs Remastered modes showing Ellie I guess
Em termos visuais, há poucas diferenças evidentes entre a versão PS4 a correr com as melhorias da PS5 e a versão Remasterizada em muitos cenários, com o mesmo objetivo básico de resolução e taxa de fotogramas. | Image credit: Digital Foundry

Da mesma forma, tive dificuldade em encontrar diferenças de qualidade de textura entre o código PS4 e PS5, apesar de dezenas de capturas a curta distância, com a única exceção de uma textura de sujidade que parecia ter uma resolução superior na versão Remasterizada. Tal como acontece com as sombras, não esperaria uma melhoria generalizada, mas talvez apareçam ocasionalmente elementos melhorados. A filtragem de texturas, no entanto, recebe uma melhoria significativa, fazendo com que os detalhes do terreno à distância sejam tratados com menor distorção.

Para além destas diferenças, consegui encontrar alguns ajustes que parecem surgir numa base de cena a cena. Um candeeiro numa das primeiras cutscenes, por exemplo, é muito mais brilhante no código da PS5, e penso que parece mais realista. Da mesma forma, numa sequência no bar, os clientes parecem ter sombras adequadas nos pés. Em algumas situações de jogo, reparei que o ligeiro efeito de profundidade de campo à distância estava ausente na nova versão. Talvez a mudança mais óbvia seja um plano na cutscene de abertura, em que o modelo de Ellie aparece diferente, com os olhos menos realçados, diferentes realces nos olhos e na pele; o plano também foi reenquadrado. No entanto, noutras sequências de flashback, o modelo de Ellie parece idêntico nas duas versões.

No geral, as duas versões de The Last of Us Part 2 são bastante semelhantes. A Naughty Dog ajustou e retocou alguns aspectos da apresentação visual do jogo aqui e ali, mas os jogadores não devem esperar um grande aumento visual em relação ao código PS4 atualizado que tivemos nos últimos dois anos e meio. A maior melhoria em relação ao jogo para a PS4 continua a ser a capacidade de jogá-lo a 60 fps, que a versão remasterizada e a versão corrigida do original oferecem nos sistemas PS5.

last of us part 2 remastered vs ps5 enhancements: different ellie appearance in cutscene
last of us part 2 remastered vs ps5 enhancements: missing depth of field blur
Há um punhado de pequenas diferenças que são visíveis numa análise atenta, mas as alterações mais visíveis são poucas e distantes entre si. Aqui estão duas dessas alterações: A aparência ligeiramente diferente de Ellie na cutscene de abertura e a ausência do efeito de profundidade de campo em algumas situações de jogo na versão Remasterizada. | Image credit: Digital Foundry

Existe um outro modo visual, um modo de fidelidade, que deverá oferecer melhorias visuais adicionais em relação ao modo de desempenho que temos estado a analisar até agora. Em termos de definições, a principal divisão aqui resume-se à resolução de saída: o modo de fidelidade visa um total de 4K, uma melhoria substancial em relação aos 1440p do modo de desempenho, embora a taxa de fotogramas desça para 30 fps quando a saída é de 60Hz. No entanto, em comparações directas, penso que não se trata de uma melhoria tão grande como seria de esperar.

Ambos os modos apresentam uma imagem sem aliasing durante o jogo, com contagens internas de píxeis mais elevadas do que estamos habituados em muitos títulos da geração atual. No entanto, a partir de uma distância de visualização típica, a diferença entre 1440p direto e 4K não é significativa. No entanto, a resolução 4K vem com uma certa nitidez que falta ao modo de desempenho, proporcionando uma representação mais nítida de detalhes finos, como as ervas.

Para além das diferenças de resolução, o modo de fidelidade dá por vezes um aspeto visivelmente diferente da imagem da oclusão de ambiente, o que não é necessariamente melhor do que a apresentação original. Também não detectei quaisquer ajustes visíveis nas definições de LOD, resolução volumétrica, resolução de sombras, filtragem de texturas ou qualquer outro ajuste comum entre os dois modos. Esta abordagem é mais ou menos o que observámos também nos outros títulos da Naughty Dog da geração atual, por isso não há grande surpresa aqui.

last of us part 2 remastered performance vs fidelity mode: blades of grass
last of us part 2 remastered performance vs fidelity mode: interior detail
last of us part 2 remastered performance vs fidelity mode: tree detail
last of us part 2 remastered performance vs fidelity mode: distant detail
Passar do modo de desempenho 1440p para o modo de fidelidade 4K proporciona um aspeto mais nítido na maioria das imagens, embora esta não seja normalmente uma grande diferença a uma distância de visualização tradicional na TV. As alterações mais visíveis são os detalhes finos, como as ervas. | Image credit: Digital Foundry

Para esta análise, voltei a jogar aproximadamente os primeiros dois terços de The Last of Us Part 2 na dificuldade difícil para ter uma boa noção do desempenho típico que os jogadores podem esperar - e penso que os resultados são muito bons, com uma atualização suave de 60 fps em todo o conteúdo que analisei, incluindo grandes tiroteios. As cutscenes são uma ligeira exceção, em que o jogo mantém uma imagem em cortes de câmara para efeitos de TAA. No resto do conteúdo, o jogo corre a 60 fps perfeitos, tanto quanto posso dizer.

Foi o que aconteceu também com a versão PS4 a correr na PS5. A exceção mais proeminente foi uma sequência de tiroteio num estaleiro de construção, como John observou na sua cobertura em 2021 (vídeo incorporado abaixo). Aqui, o jogo ocasionalmente perdia alguns fotogramas durante o combate com os inimigos. Curiosamente, a remasterização executa esta sequência na perfeição, sem qualquer queda na taxa de fotogramas.

A opção de fidelidade também é, sem surpresa, um bloqueio quase perfeito de 30 fps. Aqui, as sequências mais exigentes têm um desempenho excelente na PS5, sem qualquer quebra na taxa de fotogramas, tanto quanto sei. As cutscenes são novamente uma exceção, e os 33 ms de retenção de fotogramas são definitivamente mais perceptíveis aqui do que no modo de desempenho, mas não são demasiado perturbadores.

The Last of Us Part 2 já corria a 60 fps na PS5 graças a um patch de 2021 - como John Linneman mostra aqui.Ver no Youtube

Se iniciares o jogo com a saída de 120 Hz em automático e o VRR desligado nas definições da PS5 e activares a opção desbloqueada nas definições do jogo, o jogo tentará renderizar a 4K 40 fps em vez dos habituais 30 fps. Este modo faz um bom trabalho ao atingir os 40fps em jogos normais, com a maior parte do jogo a aproximar-se dos 40fps. Certos efeitos alfa - especialmente os dos inimigos infectados - podem diminuir um pouco a velocidade de fotogramas a curta distância, e a água também parece prejudicar por vezes o desempenho, mas no jogo geral esses problemas não surgem com frequência. É sem dúvida uma experiência superior ao modo de fidelidade a 30 fps.

Se activares os 120 Hz e o VRR, podes jogar em ambos os modos com uma velocidade de fotogramas verdadeiramente desbloqueada, suavizada com atualização variável. O modo de desempenho parece funcionar normalmente entre 75fps e 100fps, enquanto o modo de fidelidade parece funcionar entre 40fps e 60fps. Ambos os modos parecem ter definições visuais idênticas às dos seus homólogos de 60 Hz. Num jogo como este, sem resolução dinâmica, penso que ativar o VRR faz muito sentido, uma vez que existe normalmente uma grande margem de desempenho que não é utilizada de outra forma.

Os tempos de carregamento também registaram uma grande melhoria. No código PS4 atualizado na PS5, os carregamentos tendiam a ser em média de 45-50s, embora em algumas ocasiões eu tenha notado carregamentos de até ~90s. A nova versão remasterizada parece carregar os capítulos em cerca de 16 segundos, uma grande melhoria. Não é uma velocidade impressionante em relação ao que estamos habituados com as versões nativas da PS5, mas é definitivamente suficientemente rápida, uma vez que não existem ecrãs de carregamento para além do inicial. É evidente que as cutscenes em tempo real do jogo foram cuidadosamente concebidas para transferir dados conforme necessário para a jogabilidade posterior, mesmo para as consolas PS4 mais antigas.

O modo 4K a 120 Hz com o VRR desligado funciona geralmente a 40 fps fixos, embora o preenchimento do ecrã com efeitos alfa possa causar quedas muito ligeiras.

Por fim, existem algumas configurações adicionais que merecem ser mencionadas. O campo de visão pode agora ser modificado, com uma boa distribuição entre os valores mais baixos e mais altos para se adequar a diferentes gostos. A sensação tátil DualSense e o feedback dos gatilhos também podem ser amplamente ajustados. Uma funcionalidade interessante que está desactivada por predefinição é a opção "speech to vibrations", que parece alimentar as ondas sonoras do discurso através dos sensores hápticos do DualSense como se fosse um altifalante, o que é um efeito interessante.

The Last of Us Part 2 Remastered também inclui algum conteúdo adicional que não estava presente na versão original. Há três secções de jogo que foram cortadas do jogo original e que são acompanhadas por comentários dos criadores do jogo. Penso que são adições interessantes para os fãs de The Last of Us e estão perfeitamente jogáveis, com um trabalho artístico bastante detalhado. Completá-las todas demorou cerca de 30 minutos, por isso não diria que se trata de um atrativo a longo prazo para a remasterização.

Há também uma área de jogo livre acessível a partir do menu principal, onde é possível utilizar alguns tipos diferentes de guitarras, seleccionando acordes com os manípulos e executando movimentos com o touchpad DualSense. Trata-se de uma pequena diversão que se baseia nas sequências do jogo principal, mas provavelmente não será mais do que uma curiosidade para a maioria dos jogadores. Há também um trailer de Grounded 2, um documentário sobre a realização de The Last of Us Part 2, que será lançado a dada altura como uma caraterística especial da própria remasterização.

the guitar free play mode in the last of us part 2 remastered
O modo de reprodução livre da guitarra é uma funcionalidade muito bem conseguida que será, sem dúvida, apreciada por um pequeno subconjunto de jogadores. | Image credit: Digital Foundry/Sony

De longe, a maior adição aqui é o novo modo de jogo No Return. Trata-se de uma espécie de modo roguelike inspirado em The Last of Us, em que o jogador completa níveis curtos baseados em vagas no modo single-player, até chegar a uma batalha final contra um boss. Se morreres, tens de recomeçar do início. O progresso desbloqueia novas personagens e novos modificadores, mas tudo o resto é reiniciado.

Gostei de jogar, e penso que o combate é bastante bom quando combinado com a tensão da morte permanente. Não é algo a que eu queira voltar muitas vezes - provavelmente preferia repetir a história principal, que tem muitas das mesmas áreas de combate - mas tenho a certeza que alguns jogadores vão gostar. Dado o cancelamento do título multijogador de TLOU, esta é provavelmente a única parte substancial do conteúdo do jogo The Last of Us que veremos durante bastante tempo.

Para além das novas adições e ajustes, penso que vale a pena revisitar The Last of Us Part 2 por alguns momentos. O jogo já tem quase quatro anos e foi desenvolvido para uma consola que foi lançada há uma década, mas continuo a achar que o aspeto visual é soberbo. O trabalho artístico do ambiente, a renderização das personagens e a animação continuam a ser de primeira classe, e a apresentação geral é impressionante, com alguns momentos verdadeiramente espantosos.

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O modo de jogo roguelite Sem Regresso é o mais apelativo e duradouro das adições da versão Remasterizada, embora possas preferir simplesmente repetir o modo de história principal. | Image credit: Digital Foundry/Sony

Isto não quer dizer que não existam algumas restrições da geração passada - como uma grande dependência da iluminação pré-calculada - mas os resultados no ecrã são normalmente excelentes. A iluminação pré-calculada tem definitivamente os seus limites e a resolução do mapa de luz podia ser maior, mas TLoUP2 consegue resultados muito bons. A iluminação em tempo real da lanterna do jogador é também um toque agradável e dá à iluminação uma sensação de dinamismo e interatividade que falta em muitos títulos modernos.

Os reflexos são geridos através de uma mistura de cubemaps - que estão muito bem alinhados - combinados com reflexos screen-space e reflexos em cápsulas para as personagens, com o ocasional efeito de espelho de plano.

Também acho que o jogo é excelente. The Last of Us Part 2 é um híbrido de ação furtiva, com o jogador a procurar recursos e a improvisar para sobreviver a combates. Há algo de maravilhosamente tangível em sufocar um inimigo ou dar um tiro na cabeça de um soldado desprevenido. O facto de se poder ficar de bruços e passar por brechas nos edifícios aumenta muito a liberdade do jogador em alguns destes combates, e as arenas de jogo são grandes e bem construídas.

Aqui está a análise de John Linneman do lançamento original de The Last of Us Part 2 em 2020, que entra em pormenor sobre a jogabilidade, os visuais e o áudio da versão PS4.Ver no Youtube

The Last of Us Part 2 também conta uma história única e altamente carregada de emoções, que se baseia no jogo original sem tentar simplesmente repetir o enredo existente. Não vou estragar nada aqui, mas parece ter sido construída com mestria, desde o enquadramento narrativo até à forma como as motivações das personagens são examinadas e a história se desenrola.

The Last of Us Part 2 é um dos meus títulos favoritos da geração anterior e, acima de tudo, penso que esta remasterização é uma óptima oportunidade para o revisitar ou jogar pela primeira vez. Do ponto de vista técnico, o jogo está em melhor forma do que alguma vez esteve, e as novas adições de conteúdo são bem-vindas.

Esta remasterização também está disponível como uma atualização de €10 para os jogadores existentes, o que parece valer a pena na minha opinião para quem gostou do jogo da primeira vez, ou €49,99 para novos jogadores. Não se trata de um remake completo como o The Last of Us Part 1, mas também não está a ser vendido a esse nível. Em última análise, The Last of Us Part 2 Remastered é uma remasterização muito bem conseguida, embora não ultrapasse os limites. Esta é simplesmente a melhor forma de jogar um dos títulos mais bem conseguidos da geração passada.

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