Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Real Racing 2 HD: 1080p chega ao iOS

iPad 2 estabelece o novo padrão.

Uma febre de especulação rodeou o recente lançamento do iPad 2 com a Apple a conseguir manter um forte secretismo até ao lançamento sobre a constituição técnica do novo aparelho. Já vimos aqui o excelente Infinity Blade da Epic Games apresentado com um nível de performance e finesse gráfica que ultrapassava o mesmo jogo a correr na versão original do tablet iPad.

Apesar de ser claro que a Epic teve acesso a versões protótipo do novo aparelho, a maioria dos estúdios ficaram às escuras tanto quanto nós. Até mesmo informação básica das especificações da máquina melhorada foi cuidadosamente guardada, apresentado alguns sérios desafios aos estúdios com vontade de apoiar o novo equipamento no lançamento.

A Firemint, criadora de Flight Control, estava especialmente ansiosa por apresentar a sua nova sequela de corridas, Real Racing 2 HD, para o iPad 2 o mais rápido possível, ao ponto de o estúdio trabalhar com um número de possibilidades "na melhor das hipóteses" sobre para onde a Apple poderia levar o equipamento antes da apresentação o revelar.

"Ao antecipar o lançamento iPad 2 estávamos na verdade a trabalhar com uma matriz de diferentes possibilidade sobre o que poderia ser... com o passar do tempo e com o ouvir de rumores nós ajustávamos as probabilidades em cada configuração," disse-nos Rob Murray, CEO da Firemint.

"Trabalhamos basicamente em duas versões para o iPad 2, uma foi construída com cerca de 25 por cento a 60 por cento de aumento na performance, a outra era do tipo de aumento na performance 'estrondosa'. Quando vimos a apresentação mudámos os esforços rapidamente para a versão 'estrondosa' , o que significou que estávamos a terminar um novo conjunto gráfico no qual tivemos a trabalhar."

As projeções mais otimistas da equipa Firemint ainda ficaram um pouco conservadoras comparadas com a performance do aparelho final, a bónus poderiam ser adicionados à mistura gráfica sem afetar a performance. A Apple tinha surpreendido muitas pessoas, não só por optar por uma modesta melhoria no GPU no seu novo processador A5, ao invés de escolher um poderoso dual core PowerVR SGX535.

"O equipamento iPad 2 permite-nos correr o jogo com anti-aliasing total e com uma contagem muito maior de polígonos e resolução de texturas com maior rácio de fotogramas com numerosos efeitos extra ligados," diz o entusiasmado Rob Murray.

"As especificações do iPad original não permitem estas melhorias – no entanto, encontramos formas de o tornar bom num equipamento velho. Se fosse possível correr o exato código iPad 2 no iPad 1 então iria correr muito, muito lento. Assim que vejas os 1080p a correr, penso que vais concordar com a estimativa da Apple sobre um aumento de 9x na performance dos gráficos."

Sim, leram corretamente – a Firemint implementou a resolução nativa 1080p num jogo para telemóvel. Recentemente, Real Racing 2 HD foi atualizado para suportar vídeo a full HD usando o novo dispositivo de vídeo digital HDMI que a Apple lançou juntamente com o iPad 2. O estúdio Australiano reconhece que conseguiu consistentes 30 fotogramas por segundo com o novo equipamento, correndo o jogo numa HDTV, com dados de circuitos e telemetria apresentados no tablet.

Claro, o aumento no nível de performance é algo que podemos testar com as nossas ferramentas e equipamento de captura personalizados, demonstrando ainda a qualidade dos visuais que a Firemint conseguiu quando a operar nesta resolução.

Uma montagem de clips de Real Racing 2 no iPad, correndo com a resolução nativa de 1080p, completo com análise de performance da Digital Foundry.

Baseado nesta análise, a Firemint cumpre o que aclama – mas uma coisa curiosa quanto ao nível de performance geral, é que apesar dos 30 fotogramas únicos estarem a ser gerados a cada segundo, a saída do vídeo não permite seguir a cadência habitual de fotogramas únicos a serem seguidos diretamente por fotogramas duplicados numa saída a 60Hz.

Ao invés disso, vemos grupos de únicos e cópias em conjunto, resultando em movimento que não parece tão fluído quanto um título verdadeiramente fixo nos 30FPS, tais como as versões de consola de Need for Speed: Hot Pursuit ou Fight Night Champion. O facto de vermos aqui o mesmo tipo de desequilíbrio em outros títulos iOS, tais como Infinity Blade e Rage HD (mesmo a correr no iPad 2) sugerem que o problema pode não ser culpa do estúdio.

Independentemente, o feito técnico aqui é claro. Não existem dúvidas: enquanto o anti-aliasing pode ter desaparecido, este é mesmo um framebuffer a nativos 1920x1080 em operação, a correr um rácio de fotogramas exemplar para um jogo móvel. Acima disso, tal como todos os títulos iOS que vimos até agora, a v-sync está ativada.

"Na verdade, o jogo vai suportar tanto 1080p como 720p através de HDMI, mas a versão full HD (1080p) foi a que mais nos entusiasmou," partilha Rob Murray.

"Mais, queríamos ir mais além do que o típico jogo de consola oferece – não existem muitos jogos de atual geração disponíveis que corram naturalmente a 1080p sem upscalling. O jogo não só apresenta o ecrã a 1920x1080 na TV, também corre o seu próprio ecrã a 1024x768 ao mesmo tempo. São muitos pixeis!"

Real Racing 2 HD ganha uma série de melhorias visuais a correr no iPad 2, não menos das quais o suporte para nativos 1080p em HTV por via de um dispositivo HDMI que custa 35£. Aqui estão quatro imagens tiradas durante o jogo. O tablet apresenta o esquema do circuito e telemetria consoante jogas.

As melhorias tecnológicas no iPad 2 são todas bem-vindas tendo em conta que a primeira versão do tablet apresentava problemas a correr certos jogos, por vezes a correr com um défice de performance em comparação com o iPhone 4 e iPod Touch de quarta geração. Todos os três aparelhos usam o processador A4 da Apple, mas o iPad precisa de servir uma resolução de 1024x768 comparada com a 960x640 do retina display - são uns adicionais 28 por cento de fill-rate que o SGX535 tem de encontrar de algum lado. Isto levou a um atraso no lançamento de Real Racing 2 HD.

"Se pudéssemos ter tido a versão iPad 1 de Real Racing 2 pronto para o Natal, teríamos lançado no Natal. Portanto sim, é certo especular que estávamos a ter problemas com a versão nesse aparelho. O desafio para nós foi que com o maior ecrã podes ver mais detalhe e também precisa de um maior rácio de fotogramas," explica Rob Murray.

"Portanto para os gráficos no iPad serem vistos como equivalentes em qualidade aos do iPhone 4 não bastava apenas conseguir o jogo para que pudesse correr o mesmo jogo à mesma velocidade no iPad, tivemos na realidade que aumentar a velocidade do jogo significativamente ao mesmo tempo enquanto adicionávamos ainda mais detalhe."