Os jogos da PS5 que melhor aproveitam o Dualsense

Avengers juntam-se à lista!

Uma nova geração de consolas traz sempre à baila longas discussões sobre poder, desempenho e qualidade gráfica, mas quando foi lançada em Novembro de 2020, a PlayStation 5 trouxe um elemento para fortalecer o seu argumento como consola de nova geração. Este elemento em nada está relacionado com poder e desempenho, mas antes com sensações. A experiência sensorial do Dualsense - o comando oficial da PlayStation 5 - é uma daquelas coisas em que é preciso realmente experimentar para perceber como pode realmente elevar a ligação entre o jogador e o que está a acontecer no ecrã.

Antes do lançamento da consola, houve um natural cepticismo em relação às capacidades do comando, afinal, estamos numa indústria em que as gimmicks são mais comuns do que as verdadeiras inovações. Todavia, assim que a consola começou a chegar às mãos das pessoas, o cepticismo foi rapidamente substituído por surpresa. O Dualsense tornou-se numa das novidades favoritas da consola e quem experimentou ficou desejoso que mais jogos implementem suporte para as suas funcionalidades.

Por aqui, também ficamos fãs do Dualsense e decidimos partilhar uma lista com os jogos que melhor tiram proveito das funcionalidades do comando.

dualsense_gif

Astro's Playroom

Para além de ser uma enorme homenagem ao historial das consolas PlayStation, continua a ser de longe a melhor demonstração das funcionalidades do Dualsense, afinal, foi concebido precisamente para isso. A integração entre a jogabilidade e o feedback háptico e gatilhos adaptativos é perfeita. Sentir a resistência dos gatilhos quando saltamos com uma mola saltitona ou quando puxamos a flecha de um arco é uma sensação maravilhosa que te faz sentir em uníssono com o jogo. Contudo, o meu momento favorito continua a ser a secção do foguetão, em que o comando treme loucamente nas tuas mãos quando accionas os propulsores. Lê a review a Astro's Playroom.

Destruction Allstars (oferta do PS Plus em Fevereiro)

A oferta do PlayStation Plus em Fevereiro é outro belo exemplar de integração com as funcionalidades do Dualsense. Graças à incrível precisão do feedback háptico do Dualsense, neste jogo de destruição de carros em arena vais sentir tudo com mais intensidade, sejam meros embates ou explosões. A vibração do comando varia bastante conforme o impacto do embate, criando uma maior ligação entre ti e o veículo. Mais do que isto, os gatilhos adaptativos simulam muito bem a sensação de pisar no acelerador e travão. É até agora a melhor implementação do comando num jogo que envolve veículos. Lê a nossa review a Destruction Allstars.

FIFA 21

Tal como já tinha referido o Bruno Galvão em Dezembro: "FIFA 21 na PS5 apresenta um excelente uso das capacidades do DualSense e merece elogios. Seja com o feedback háptico para sentir a diferentes níveis os contactos que acontecem nos relvados ou com o pertinente uso dos gatilhos dinâmicos para adicionar uma inesperada resistência ao ritmo dos jogadores, a EA Sports conseguiu aumentar a imersão de FIFA 21, fornecer feedback instantâneo não visual que se torna quase numa ferramenta de jogo e ao mesmo tempo enaltecer todo o potencial do Dualsense para o futuro." Lê a review a FIFA 21.

Demon's Souls

Se há exemplos em que o Dualsense é utilizado intensivamente - como Astro's Playroom - Demon's Souls está no espectro oposto, não que isso seja mau! Neste remake da PlayStation 5 o feedback háptico do Dualsense permite-te sentir tudo o que está a acontecer dentro do jogo. Vais sentir os passos da tua personagem, os ataques com a tua arma e até um parry perfeito, uma ajuda para que conseguias reagir ainda mais rápido a esta janela de oportunidade. É um caso em que as funcionalidades do comando são usadas de forma muito subtil, mas com muita eficácia. Um exemplo de que as funcionalidades do comando podem ser integradas em praticamente qualquer jogo. Lê a nossa review a Demon's Souls.

Control Ultimate Edition (oferta do PS Plus em Fevereiro)

É mais um caso de implementação subtil das funcionalidades, mas que resulta muito bem. Tal como dissemos na nossa review de Control Ultimate Edition, "tudo o que acontece à tua volta, desde os passos de Jesse às explosões provocadas pelos mísseis e ataques dos inimigos, são replicados pelo feedback háptico do Dualsense. Os gatilhos adaptativos fazem sentir-se nos diferentes modos da Serice Gun - a fantástica arma que tem múltiplos modos de disparo. Cada um destes modos sente-se de forma diferente sempre que carregas no gatilho, dando aquela sensação de que tens mesmo a arma na mão."

Spider-Man: Miles Morales

O primeiro Marvel's Spider-Man da Insomniac Games já oferecia a melhor sensação de sempre de navegar em Nova Iorque na pele do aranhiço. Na sequela, mais precisamente com a versão da PS5, o estúdio recorreu às capacidades do Dualsense para levar essa sensação mais longe. Novamente, o feedback háptico é usado para te transmitir tudo aquilo que o Miles Morales está a sentir, com destaque para os seus incríveis poderes eléctricos. No entanto, é no baloiçar de teia em teia que está a implementação vencedora das funcionalidades do comando. Os gatilhos adaptativos servem para simular a tensão as teias lançadas por Miles, oferecendo uma ligeira resistência sempre que carregas no gatilho. O utilizador pode até controlar o nível de resistência visitando as definições.

Marvel's Avengers

Avengers da Crystal Dynamics recebeu finalmente a atualização de nova geração e isto significa que desde 18 de Março de 2021 podes desfrutar de uma experiência que tira proveito das capacidades do DualSense. O feedback háptico foi implementado para que sintas diferentes níveis de vibração de acordo com o que estás a fazer. Se estás a correr, a voar, a saltar ou até mesmo quando és atacado, a vibração muda de intensidade ou sentes apenas um dos lados do DualSense a vibrar. Além disso, os gatilhos dinâmicos dão-te um novo feedback e além das rajadas do Homem de Ferro ou o atirar do escudo do Capitão América, ambos os Hawkeyes com o seu arco e flecha são um dos melhores exemplos. Graças ao dinamismo nos gatilhos, podes disparar flechas de olhos fechados e saberás pela sensação e som do comando que tipo de intensidade terá o disparo, sem olhar para o retículo no ecrã.

Que outros jogos que tenhas experimentado na PS5 merecem estar nesta lista? Deixa a tua opinião nos comentários.

Salta para os comentários (36)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Menu da Xbox Series X atualizado para 4K

Consolas receberam anda modo noturno.

FIFA 22 e PS5 no topo do Reino Unido em setembro

Consola da Sony teve um dos seus melhores meses de vendas.

Também no site...

Vídeo | Lootbox #34 LIVE - Em direto com a comunidade

Junta-te a nós pelas 16h de Portugal, 12h no Brasil.

FIFA 22 e PS5 no topo do Reino Unido em setembro

Consola da Sony teve um dos seus melhores meses de vendas.

Comentários (36)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários