Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pokémon Go - Lucky Friends e Lucky Pokémon - como obter Lucky Friends e Lucky Pokémon

Como obter Lucky Pokémon em Pokémon Go - e tudo o que precisas de saber sobre Lucky Friends.

Os Lucky Pokémon de Pokémon Go (ou Pokémon Sortudos) são outro tipo de Pokémon que podes obter no jogo - juntamente com Shinies e formas como os Pokémon Alolan.

Apesar dos tipos listados anteriormente apenas preencherem o teu Pokédex, o estatuto dos Lucky Pokémon (ou Pokémon Sortudos) também trazem um benefício direto - permitir fazer power up a essa criatura com um custo de Stardust bem inferior quando comparado com os Pokémon normais.

Enquanto isso, existe a adição dos Lucky Friends, que funciona como outra forma de enviar e receber Lucky Pokémon.

Nesta página:

Como obter Lucky Friends em Pokémon Go

Lucky Friends é um estatudo especial de amizade que te garante um Lucky Pokémon.

Tornarem-se Lucky Friends em Pokémon Go funciona da seguinte forma:

  • Existe a possibilidade de seres Lucky Friends quando és Best Friends com alguém.
  • Quando és Lucky Friends com alguém, a próxima troca que fizerem irá fazer com que os dois se tornem Lucky Pokémon (ou Pokémon Sortudos).
  • Poderás tornar-te Lucky Friends com alguém realizando as seguintes ações - abrir um Presente, reunir esforços em Raids ou batalhas de Ginásios, ou participar numa Trainer Battle (essencialmente, fazendo qualquer coisa que iria resultar no aumento do Nível de Amizade).
  • Se fores bem-sucedido, o jogo vai notificar-te de que são Lucky Friends, e essa informação estará disponível na tua lista de Amigos.
  • Assim que a troca estiver completa, irão ambos regressar ao nível "Best Friends" normal.

Outras coisas que deves saber sobre Lucky Friends inclui:

É possível ter mais do que um Lucky Friend. Fonte: blackpudding2000 no reddit
  • Podes tornar-te Lucky Friends com um Best Friend mais do que uma vez, se bem que não pode ser mais de uma vez por dia.
  • As probabilidade de se tornarem Lucky Friends, pelo menos no início, parecem ser de 5% de acordo com o reddit.
  • O estatuto Lucky Friends parece durar o tempo todo até à próxima troca - por isso, continua a enviar e a receber presentes ou a participar em Trainer Battles até voltarem a encontrar-se para fazerem uma troca. Não irá expirar nesse mesmo dia.
  • É possível ter mais de um Lucky Friend activo ao mesmo tempo. (Um obrigado ao blackpudding2000 no reddit pela confirmação).

O que são Lucky Pokémon em Pokémon Go?

Lucky Pokémon (ou Pokémon Sortudos) é um estatuto especial, separado do das Formas ou Shinies, que pode estar associado aos Pokémon.

Se um Pokémon é Lucky, então a quantidade de Stardust necessária para fazer power up é reduzida em 50%. Esta funcionalidade é bastante útil já que Stardust é um dos recursos mais escassos do jogo, especialmente quando se joga em níveis superiores, permitindo às criaturas chegarem a um CP mais alto ao custo mínimo.

Adicionalmente, o número de Lucky Pokémon que capturaste vai aparecer no Pokédex (juntamente com os 'vistos' e 'capturados'), bem como o ecrã das estatísticas do Pokémon, com um background único.

Como obter Lucky Pokémon em Pokémon Go

Lucky Pokémon (ou Pokémon Sortudos) provêm da funcionalidade das Trocas. Quando fazes uma Troca, existe uma possibilidade de ambas as criaturas ficarem com o estatuto Lucky no fim do processo.

A taxa de sucesso não é conhecida, mas quanto mais tempo o Pokémon tiver estado armazenado - por outras palavras, quanto mais tempo tiveres o Pokémon - maiores as chances dele se tornar Lucky no fim da troca.

Então, se o Pokémon tiver sido capturado quando o jogo foi lançado, em 2016, então as probabilidades dele ser Lucky serão mais altas do que se foi capturado este ano. (A probabilidade pode ser de 100% - lê a secção seguinte para saberes como.)

Se eles forem capturados em períodos diferentes, suspeita-se que o jogo faz a média entre as duas criaturas na troca, já que ambos serão Lucky ou não juntos.

No entanto, isto não quer dizer que um Pokémon acabado de capturar não possa ser Lucky - membros da comunidade foram bem-sucedidos na troca de capturas recentes. Mas quanto mais velho, melhor e, dito isto, quererás que as tuas probabilidades sejam o mais altas possíveis.

Como obter Lucky Pokémon garantidamente em Pokémon Go

Em setembro de 2018, a Niantic fez algumas alterações de maneira a aumentar as tuas probabilidades de obteres Lucky Pokémon.

Se descobriste menos de 10 Lucky Pokémon, então um Pokémon no teu inventário que tenha sido capturado entre julho e agosto de 2016 (por outras palavras, quando o jogo foi lançado) terá 100% de probabilidade de se tornar Lucky depois da troca.

Para clarificar, se qualquer um dos treinadores teve menos de 10, então ambas as criaturas na troca serão Lucky. Por isso, em teoria, mesmo que tenhas mais de 10, podes continuar a obter Lucky Pokémon garantidamente se encontrares outros treinadores com menos de 10. Um obrigado ao reddit Silph Road pelo esclarecimento!

Deve ser também notado que, como parte desta alteração, todas as estatísticas dos Lucky Pokémon (ou Pokémon Sortudos) ficaram agora mais fortes. Anteriormente, elas começavam no patamar 10/10/10 e subiram agora para 12/12/12 (o mais alto que podes apanhar é 15/15/15).

Caso contrário, o outro método é tornando-te Lucky Friends com o jogador com quem vais fazer a troca.

Outras informações que precisas de saber sobre Lucky Pokémon

Existem outros pequenos detalhes que deves saber sobre Lucky Pokémon (ou Pokémon Sortudos):

  • Lucky Pokémon possuem IVs altos, começando em 12/12/12 para HP, Defesa e Ataque. Isto significa que podes tornar um Pokémon menos poderoso numa criatura bem competitiva!
  • Não parece haver limite a respeito da quantidade de Lucky Pokémon (ou Pokémon Sortudos) que podes obter num dia. Originalmente, pensava-se que havia mas, de acordo com o Silph Road, o limite foi removido ou a informação estava incorreta.
  • Pesquisar 'Lucky' na tua coleção de Pokémon vai revelar as tuas criaturas (um obrigado ao @ScubaSkeet no Twitter pela confirmação!)
  • Lucky Pokémon também podem ser Shiny, Shadow e Purified.

Read this next