Modern Warfare 2 em 3D

Uma experiência alucinante.

Depois do imenso hype em seu redor, muita polémica e sobretudo muita excitação, finalmente chegou Modern Warfare 2. Já sabemos da sua excelente qualidade, através da análise do nosso camarada Vítor Alexandre, e do inigualável desempenho multiplayer, apesar dos jogadores PC estarem muito desiludidos com a Infinity Ward, devido à ausência de servidores dedicados.

Mas não estou aqui para analisar o jogo, não vou dizer bem nem mal, não é este o caso. Irei apenas falar um pouco sobre uma abordagem diferente a este jogo de guerra. Uma abordagem mais imersiva, mais real e muito mais “interactiva”.

Quem não gostaria que a tecnologia estivesse tão avançada ao ponto de colocar o jogador dentro do jogo? É o que acontece, quase, com a utilização do 3D Vision da Nvidia. É uma visão completamente diferente do que estamos habituados, esta tecnologia cria um mundo tridimensional, de modo a que o jogador passe para dentro do próprio jogo. Estou a preparar uma análise mais detalhada sobre este hardware, com testes efectuados em vários jogos (será apresentada mais tarde).

De forma resumida, este 3D Vision da Nvidia tem como finalidade criar uma imagem em três dimensões, semelhante ao que vemos em certos filmes numa sala de cinema. Este aparelho vem acompanhado por uns óculos especiais e um transmissor do sinal que é captado pelos óculos. Também é de referir que será necessário uma placa gráfica Nvidia e um monitor que suporte esta tecnologia, como é o caso do Samsung® SyncMaster 2233RZ utilizado para esta experiência. Existem outras opções no mercado, desde HDTVs, projectores e monitores de outras marcas.

1
Pacote completo ronda os $598

Mas vamos ao que mais importa, a utilização deste 3D Vision em Modern Warfare 2. Vou saltar a parte mais chata, a instalação e calibração, isso fica reservado para a análise detalhada ao produto da Nvidia. Em primeiro lugar, este jogo não é 100% compatível, contrariamente a Resident Evil 5 e Batman: Arkham Asylum que são 3D Vision Ready. Mas isso não significa que o funcionamento não seja excelente, bem pelo contrário.

Existem algumas configurações que têm que ser efectuadas, colocar o jogo a 120hz e calibrar o brilho, pois os óculos tornam a imagem mais escura, aumenta-se o brilho e fica perfeito. O transmissor do sinal tem um regulador de profundidade, quanto mais profundo maior o efeito 3D, aí é que se nota a espectacularidade deste mundo 3D.

Agora vou relatar uma parte do jogo, que não podia deixar de a referir. Fiquei completamente rendido, os meus olhos brilhavam quando entrei na missão Takedown, parecia que estava dentro do veículo, baixei-me para não ser alvejado, olhei para o lado esquerdo e estava o meu companheiro morto. O efeito tridimensional era tão real que quase sentia o cheiro do sangue espalhado pelo tabelier. De seguida veio a perseguição pelas ruas de Rio de Janeiro, aí o 3D Vision mostrou mais uma vez toda a sua potencialidade. De arma na mão, sim, mesmo de arma na mão, pois é essa a sensação que temos. Parece tudo tão real, a arma é super tridimensional, as pessoas a correr na rua parece que vêm de encontro a nós, depois os veículos que estão parados a arder, vidros a estilhaçar, tudo num fantástico mundo 3D.

2
Os óculos mágicos.

Queria fazer uma pequena referência a uma missão tão polémica, No Russian, colocando de lado toda a sua controvérsia, é arrepiante o realismo transmitido por este mundo 3D, de facto parece que estamos mesmo a chacinar inocentes, por vezes dá a sensação que se esticar a mão consigo sentir os seus corpos. Foi uma experiência estranha, pois nunca me tinha sentido tão impressionado num videojogo.

Mas nem tudo é positivo, muito devido a não ser 100% compatível com esta tecnologia, o jogo por vezes fica com problemas de calibração. Tem que se reduzir o efeito de profundidade para não criar demasiada confusão para os olhos. Outro senão é o facto de consumir muitos recursos da nossa placa gráfica, quando activamos o efeito 3D o frame-rate desce para metade, sendo necessário um computador bem artilhado, com uma placa gráfica da Nvidia bem potente.

Como já referi, irei apresentar uma análise mais detalhada ao 3D Vision da Nvidia, com testes em jogos como Resident Evil 5, Batman: Arkham Asylum, Left 4 Dead 2, e até em Burnout Paradise. Em relação a esta experiência com Modern Warfare 2, é fantástica, nunca estive tão inserido no jogo, só faltou mesmo sentir o cheiro das armas quando disparamos.

Salta para os comentários (24)

Sobre o Autor

Adolfo Soares

Adolfo Soares

Director

É o nosso homem do PC, por isso qualquer coisa é com ele. É também responsável pelo Eurogamer, bem como dá uma perna nas notícias.

Conteúdos relacionados

Digital Foundry | Melhores SSD para a PS5 em 2021

As especificações exigidas pela Sony e as nossas unidades recomendadas.

Artigo | Os grandes lançamentos de Agosto

Hades, Ghost of Tsushima, Rims Racing, Psychonauts 2 e mais.

Halo Infinite poderá ter modo Battle Royale

Ficheiro de áudio na beta assim sugere.

Também no site...

Tales of Arise dura cerca de 50 horas

Equipa usa Berseria como referência.

GTA 5 acima dos 150 milhões de unidades vendidas

Red Dead Redemption 2 acima dos 38 milhões de unidades vendidas.

Halo Infinite poderá ter modo Battle Royale

Ficheiro de áudio na beta assim sugere.

Comentários (24)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários