Atualização Assassin's Creed 4 PS4 1080p analisada em profundidade

44 por cento mais resolução - sem penalização na performance.

Com as ferramentas de nova geração e recursos de sistema frequentemente num estado de correria antes do equipamento final estar pronto para o lançamento, o desenvolvimento dos jogos continua até ao último minuto, em alguns casos com otimizações de últimas hora e ajustes gráficos feitos depois do disco mestre do jogo ter sido impresso e duplicado para o lançamento. O resultado final é que alguns jogos de lançamento são efetivamente terminados através de atualizações e correções desenhadas para corrigir vários erros e problemas, ou para melhorar perceptíveis problemas na performance - como vimos recentemente em Call of Duty: Ghosts.

A Ubisoft revelou recentemente que a versão PS4 de Assassin's Creed 4 iria ganhar uma atualização pouco após o lançamento, aumentando a resolução de 900p para 1080p, juntamente com alguns efeitos visuais melhorados e uma nova solução anti-aliasing, tudo possível graças a mais trabalho de otimização executado após o desenvolvimento principal ter terminado. Com a atualização agora disponível nos EUA, estamos a olhar para uma perceptível melhoria na qualidade visual, ou antes um modesto refinamento à apresentação original sem atualização?

Começamos com o vídeo frente a frente em 1080p que demonstra um número de clips da primeira hora do jogo. À primeira impressão, as diferenças ao correr o jogo convertido de 900p e nativo a 1080p são na verdade bem subtis: existe um ligeiro mas perceptível aumento na nitidez, e as imagens parecem um pouco melhores, mas nada que de imediato de agarre como algo perto de uma melhoria sensacional. O framebuffer original de 900p na verdade converte-se muito bem para 1080p sem introduzir muito em termos de artefactos indesejados, e a solução anti-aliasing nas duas versões ajuda a dar ao jogo uma aparência suave.

Olhem de perto e as diferenças ficam mais aparentes. Vemos detalhe mais delicado, tal como fios de cabelo na cabeça dos personagens e no equipamento do navio que viajam à distância.

AC4 na PS4, pré e pós atualização, numa série de comparações diretas. Recomendados ativar 1080p na resolução da ferramenta YouTube para a melhor comparação possível.

Imagem sub-pixel no geral está mais definida e também vemos um pequeno aumento na claridade das texturas. Por vezes, além de um ligeiro bocado extra de incoerência em redor das arestas de objetos finos e algumas texturas mais suaves, pode ser difícil distinguir as duas versões - excepto nas cenas aproximadas dos personagens. Certamente, esperamos que os que tem grandes HDTVs vão beneficiar mais com a atualização, enquanto os que tem ecrãs mais pequenos vão ter mais dificuldades em notar os benefícios.

O uso de uma nova solução anti-aliasing pós-processamento também é bem subtil, não conseguindo mostrar-se num mar de arestas suaves e esborratar de texturas imponente. No entanto, existe uma clara melhoria, os principais benefícios giram em torno da redução da quantidade de brilho na folhagem e detalhes delicados, apesar destes elementos não estarem ainda imunes a óbvios jaggies em algumas cenas.

Além da diferença na resolução e AA, existem poucas provar de melhor trabalho de efeitos com a atualização instalada, pelo menos do que vimos na primeira hora de jogo. Os poucos momentos da abertura revelam o que pode ser a adição de fumo volumétrico, mas pouco mais se destaca como sendo uma melhoria perceptível baseado nesta sessão inicial. Alguns elementos tais como o posicionamento de efeitos de partículas e fumo são geridos dinamicamente, portanto aparecem de forma aleatória no ecrã de acordo com as condições de batalha e as físicas de colisão de água/ondas, ao invés de serem melhoradas sobre o que está presente antes da atualização.

UnpatchedPatched
Nesta imagem vemos como o cabelo e detalhes delicados são melhor resolvidos com o jogo a correr em nativa 1080p.
UnpatchedPatched
O aumento para nativa 1080p providencia imagem mais nítida e claridade extra nos detalhes das texturias, mas o impacto não é tão vistoso quanto esperávamos, apesar de claramente perceptível. Presumindo que a Xbox Onde renderiza mesmo a 900p, é um bom compromisso.
UnpatchedPatched
O aumento para nativa 1080p providencia imagem mais nítida e claridade extra nos detalhes das texturias, mas o impacto não é tão vistoso quanto esperávamos, apesar de claramente perceptível. Presumindo que a Xbox Onde renderiza mesmo a 900p, é um bom compromisso.
UnpatchedPatched
O aumento para nativa 1080p providencia imagem mais nítida e claridade extra nos detalhes das texturias, mas o impacto não é tão vistoso quanto esperávamos, apesar de claramente perceptível. Presumindo que a Xbox Onde renderiza mesmo a 900p, é um bom compromisso.

Impressionante é o aumento na resolução e ligeira melhoria nos efeitos visuais que não afetam a performance de forma alguma. Apenas testamos a primeira hora do jogo, mas não vimos ou sentimos quaisquer perceptíveis quedas no rácio de fotogramas, algo que nos foi confirmado ao correr uma variedade de clips nas nossas ferramentas de análise. AC4 opera no que parecem ser 30fps fios sem qualquer tearing ou quedas na performance sequer - uma enorme melhoria sobre os rácios de fotogramas altamente variáveis nas versões 360 e PS3.

Apesar das sólidas métricas de performance, ao correr loucamente por Havana achamos na mesma feias algumas das transições na animação. Mas como a causa deste fenómeno visual parece originar do sistema de animação datado, que não combina movimentos capturados individualmente com tanta suavidade quanto jogos como The Last of Us e Uncharted 3 do Naughty Dog. No entanto, a atualização sólida de 30fps torna a experiência muito melhor de se jogar do que nas versões PS3 e 360, onde quedas na performance podem distrair imenso ao tentar correr livremente pelos edifícios para perseguir um alvo.

"Na nossa hora inicial de jogo, não vimos diferença na performance sequer - mesmo na resolução 1080p nativa, AC4 retém os 30fps fixos."

Uma amostra impressionante da Ubisoft na PS4. Testes iniciais à performance revelam sólidos 30fps sem screen-tear ou até ligeiras quedas no rácio de fotogramas, tanto no original a 900p como na melhoria a 1080p.

O facto de não vermos quaisquer soluços na suavidade também é bem interessante: faz-te pensar, se a Ubisoft está a alcançar 30fps de forma tão consistente, o quão rápido correria o jogo na PS4 se não tivesse um bloqueio no rácio de fotogramas? Infelizmente, é algo que nunca iremos descobrir, a versão PC parece ser a única capaz de oferecer uma atualização a 60fps a correr nas resoluções de alta definição.

No geral, do que já jogamos, a Ubisoft parece ter feito um bom trabalho para colocar AC4 a correr na PS4 com um rácio de fotogramas estável sem quaisquer problemas perceptíveis, o aumento na resolução providenciado pela recente atualização não tem efeito imediato na performance. Claro que a nossa investigação inicial apenas cobre a primeira hora de jogo, e estamos interessados em ver se o mesmo padrão pode ser mantido no decorrer de uma sessão prolongada. Isto é algo que irás descobrir no nosso futuro Confronto de nova geração, onde vamos comparar os formatos Xbox One, PC e de atual geração com o promissor código PS4. E sim, a Wii U também foi convidada.

Publicidade

Conteúdos relacionados

Grand Theft Auto Online está cada vez mais popular

Seis anos depois, é uma máquina de gerar dinheiro.

Esta publicidade da PS4 Pro é de chorar

Já alguma vez um videojogo te fez chorar?

ArtigoAs datas de lançamentos dos videojogos para 2019

Star Wars Jedi, Death Stranding, Shenmue 3, Pokémon e mais.

Também no site...

Comentários (7)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários