Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Sonic Forces foca-se na PS4 e tem claros problemas nos outros sistemas

A Xbox One e Switch apresentam grandes inferiorizações, a Pro e Xbox One X apresentam poucas melhorias.

Sonic Mania trouxe a mascote da SEGA de volta às luzes da ribalta com um jogo tão bom quanto os títulos da Mega Drive. Respondeu à questão se o gameplay 2D de Sonic aguenta o teste do tempo com um estrondoso 'sim'! e foi algo refrescante. Jogos como Generations foram bons, mas a grande maioria dos jogos Sonic 3D desiludiram. Sonic Forces deixou grandes esperanças.

O resultado final não está à altura das expectativas, mas o jogo tem boas funcionalidades. Forces é um jogo lindo com uma banda sonora fantástica. Desde o primeiro nível, percebemos logo que temos a mais recente versão do Hedgehog Engine. Verdade seja dita, não está muito distante de Generations no PC, mas oferece bons visuais nas actuais consolas.

O Hedgehog Engine oferece suporte para iluminação global pré-concebida, pós-processamento avançado e níveis maiores. A capacidade do motor para criar níveis enormes é fundamental para o design, devido à velocidade a que Sonic se movimenta.

Sonic Forces cumpre a respeito da tecnologia. A iluminação é excelente, os níveis prolongam-se à distância, o pop-in é mínimo e existem grandes efeitos novos como os reflexos na água e shaders espantosos. A única coisa que deixa a desejar é a remoção do motion blur visto em Generations, que foi substituído por um efeito mais fraco.

Sonic Forces analisado na PS4, Pro, Xbox One, Xbox One X e Switch. Muitas versões, a adaptação é questionável.Ver no Youtube

Não temos queixas a respeito dos visuais - pelo menos na qualidade dos assets em si. No entanto, Forces está disponível em várias plataformas como a PS4, Xbox One e Switch - com versões refinadas para a Xbox One X e PlayStation 4 Pro. Também existe a versão PC, à qual não tivemos acesso infelizmente.

Como seria de esperar, a capacidade do motor para se adaptar a diferentes configurações é crucial, mas podemos dizer que a PlayStation 4 base é o ponto ideal para Forces. A conversão e vantagens para a X e Pro são limitadas. Passa para a Xbox One base ou Switch e perdes muito. A PS4 base oferece 1080p nativa, tal como na Pro. Colocar as duas lado a lado revela que é extremamente difícil encontrar diferenças. Sonic Forces pode ter 'suporte' Pro, mas não significa melhorias tangíveis.

Este jogo faz lembrar Prey - a caixa refere melhorias PS4 Pro, mas o jogo em si não oferece grandes melhorias. Mesmo 1440p teria sido um grande salto para o jogo pois a qualidade de imagem não é o seu forte. As coisas ficam dramaticamente piores na Xbox One, onde corre a 720p, levando-nos para os dias negros do lançamento da consola. Uma qualidade de imagem dramaticamente inferior é o resultado, mesmo que o mesmo nível de detalhe e texturas seja utilizado.

Na Xbox One X temos uma perceptível melhoria sobre a Xbox One e as duas versões PlayStation, mas a melhoria não é tão consistente como esperarias. A Xbox One X escolhe uma resolução fixa por nível, significando que no melhor, alguns níveis correm a 3200x1800, enquanto outros correm a 1080p como na PS4 e Pro. Infelizmente, estes níveis full HD estão mal adaptados, resultando numa apresentação pior do que nas duas consolas PlayStation. Para sermos francos, é confuso - esperamos que seja um erro a corrigir. O quão difícil poderá ser o downscaling para 1080p? Sem esquecer que saltar entre 1080p e 1800p é estranho - acrescenta uma indesejada inconsistência.

PlayStation 4 Pro
Xbox One
Xbox One X
Nintendo Switch
Esta imagem realça muitas das diferenças. A Xbox One e Switch correm a 720p com iluminação e geometria inferiores na Switch. A Xbox One X exibe uma qualidade de imagem incerta em níveis 1080p como este.
PlayStation 4 Pro
Xbox One
PlayStation 4
Nintendo Switch
Esta imagem demonstra a ausência de diferenças entre a PS4 e a Pro - estão basicamente iguais. Pelo outro lado, a Switch não apresenta muito do detalhe no fundo. A qualidade das sombras também é inferior.
PlayStation 4 Pro
Xbox One
Xbox One X
Nintendo Switch
Down-sampling para 1080p na Xbox One X em certos níveis permite uma enorme melhoria na qualidade de imagem sobre as outras versões. A Switch, volta a ficar para trás - a redução na qualidade da iluminação é evidente aqui.
PlayStation 4 Pro
Xbox One
Xbox One X
Nintendo Switch
Esta imagem demonstra as melhorias no filtro de texturas na Xbox One X em níveis com maior resolução. A qualidade de imagem é excelente. A Switch aqui apresenta texturas, geometria e iluminação de menor qualidade apesar de correr a metade do rácio de fotogramas.

A versão Switch (usamos a demo Japonesa para os testes) é curiosa. Corre com a mesma 720p da Xbox One, mas o nível de detalhe é reduzido dramaticamente com menor qualidade nas texturas, iluminação mais simples e detalhe geométrico reduzido. Também existe um corte no rácio de fotogramas: as outras versões correm a 60fps, enquanto a Switch corre a 30fps. É uma desilusão ver isto depois da Sonic Team ter conseguido 60fps em Sonic: Lost World na Wii U.

Com os visuais inferiorizados na Switch, Forces não tem melhor aspecto do que Lost World na Wii U e corre a metade do rácio de fotogramas. Claro que Lost World foi construído de raiz para a Wii U enquanto Forces é um projecto multi-plataformas pensado principalmente para a PS4, começando a fazer mais sentido, mas é uma desilusão na mesma.

As outras versões têm as suas especificidades. A Xbox One opera a 60fps e consegue manter essa performance na maioria do tempo, mas existe um senão - screen-tearing. Forces usa uma v-sync adaptável e quando o tempo de fotograma é superior a 16.7ms e volta a descer, tens screen-tear momentâneo. Isto permite ao jogo manter-se muito perto dos 60fps na maioria do tempo e o jogo tem melhor resposta do que a versão PS4 com triplo-buffer e do que na versão Switch a 30fps.

Infelizmente, as cutscenes a 30fps soferem com imenso tearing a todo o tempo e parece ser um problema com a v-sync adaptável. É especialmente perceptível nas cinemáticas pré-renderizadas. Na Xbox One X, é basicamente o mesmo mas ligeiramente melhorado. Os níveis a 1080p correm sem soluços e oferecem 60fps completamente estáveis sem fotogramas quebrados. Tem um aspecto e sensação fantásticos nestes momentos.

Sonic Mania continua a ser o jogo a comprar.Ver no Youtube

No entanto, os níveis a 1800p podem exibir slowdowns perceptíveis e tearing em circunstâncias específicas. Na maioria do tempo é mínimo mas é perceptível quando ocorre. A performance na Xbox One X é excelente, mas as melhorias gerais comparadas com a experiência PS4 base deixam a desejar. A PS4 e a Pro exibem algumas coisas interessantes. Não só são basicamente idênticas como se usares o modo de descanso e regressares ao jogo após algum tempo, começam a surgir problemas nas duas, resultando numa performance degradada. Encerrar o jogo não é suficiente - é preciso reiniciar a consola.

Ao olhar para as três versões, podemos dizer que cada um tem os seus problemas, mas a PS4 e Xbox One X oferecem a melhor experiência em termos de rácio de fotogramas e funcionalidades visuais. Podes encontrar um soluço na PS4 ou tearing na X, mas a sensação geral é boa. A versão Switch está boa para o que é, mas honestamente, é difícil voltar a 30fps depois de o jogar a 60fps.

Seja qual for a versão, a apresentação é o mais forte mas o jogo em si deixa a desejar. Independente da sua qualidade, gostamos dos jogos Sonic 3D pós-2006. Todos têm as suas críticas, mas gostamos de Unleashed, Generations, Colors e Lost World. Esperávamos mesmo que Forces fosse a merecida sequela de Generations. Ao invés disso, sente-se como um fraco esforço. As mecânicas estão lã e o no seu melhor, a sensação é boa, mas não gostamos do design de níveis e ritmo.

A maioria dos níveis são pequenos, demoram um a dois minutos, e a maioria foca-se em mecânicas simples. Raramente terás de navegar por níveis desafiantes - Forces tem medo de te desafiar. Além disso, grande parte dos níveis parecem construída com blocos simples - quase como se fosse um Sonic Maker ao invés de um jogo de plataformas. A elegância de Generations desapareceu.

Apesar da Xbox One X ser a melhor versão de momento, é óbvio que a PS4 é a versão principal - aquele que mereceu mais esforços da Sega. Apesar da Xbox One X ser ligeiramente melhor devido ao aumento selectivo na resolução, certamente não vês a GPU de 6 TFlops utilizada a valer. A Xbox One e Switch deixam a desejar - só de pensar que a Xbox One tem uma versão 720 quatro anos depois do lançamento é espantoso.

Após o magnífico Sonic Mania, as esperanças estavam em alta para este. Sonic Forces não é mau, mas seja no jogo em si ou na implementação multi-plataformas, devia ser muito melhor.

Read this next