Todos os jogos da PS5 e Xbox Series X com suporte para 120fps

E ainda as recomendações do Digital Foundry para TVs e monitores de 120Hz.

A Microsoft confirmou recentemente que Halo Infinite, o jogo de destaque da Xbox Series X, terá suporte para 120fps no seu modo multiplayer. Isso levou-nos a pensar: quais são os outros jogos com suporte confirmado para taxas de actualização de 120Hz?

Depois de alguma pesquisa, este artigo é o resultado: uma lista de todos os jogos da PS5 e Xbox Series X que conseguem exceder o limite tradicional de 60fps das consolas. Para além da lista de jogos, também incluímos uma secção com o que precisas de saber sobre a tecnologia nas televisões 4K 120Hz (HDMI 2.1) e quais são as melhores TVs para a próxima geração.

Embora as TVs sejam o foco aqui, visto que é assim que a maioria das pessoas vão jogar na Xbox Series X e PS5, também cobrimos outras opções: os monitores com elevadas taxas de actualização. Há já alguns anos que estão disponíveis para PC, por isso também incluímos as nossa recomendações para os melhores monitores gaming que têm suporte para 120Hz ou taxas mais elevadas em várias resoluções. Estes começam com modelos disponíveis actualmente com 1080p e 1440p, e acabam com o primeiro monitor com suporte para HDMI 2.1, permitindo jogar a 120 FPS e resolução 4K (perfeito para a próxima geração).

Para além dos jogos e ecrãs recomendados, incluímos ainda um breve guia para jogar a 120fps. Desliza para baixo ou salta directamente para o tópico no qual estás interessado:

Tabela de Conteúdos

Antes de começarmos, uma simples questão:

Por que razão 120fps é melhor do que 60fps?

Resposta: quando mais elevada a framerate, menor será input lag e maior será a tua capacidade de reacção.

Ambos estes efeitos secundários facilitam os jogos de ritmo rápido como jogos de tiro ou jogos de corridas, já que vais conseguir reagir mais rápido à aparência rápida de um inimigo ou a uma curva que se aproxima rapidamente. Podes ver isto demonstrado no nosso vídeo "Além dos 60fps", em que framerates e monitores com taxas de actualização mais elevadas fazem com que as personagens de Counter-Strike se movam mais fluidamente e apareçam mais cedo no ecrã. Resumindo, dá uma melhor sensação.

fps

Os monitores com taxas de actualização mais elevadas tiveram um profundo impacto nos jogos para PC quando foram introduzidos há alguns anos, estamos à espera de uma mudança semelhante agora nas consolas com os 120fps em cima da mesa.

É claro que existe uma trocam comum entre framerates mais elevadas e fidelidade visual melhorada. Para jogos em que a acção rápida é incomum, ou em casos que os produtores queiram enfatizar o visual do seu mundo com maiores resoluções ou efeitos visuais melhorados, manter os tradicionais 30fps ou 360fps pode fazer mais sentido.

Que jogos da PS5 e Xbox Series X suportam 120fps?

120fps_games

Neste momento, sabemos que existem oito jogos da próxima geração com suporte para 120fps na PlayStation 5 e Xbox Series X. A divisão está longe de ser equilibrada.

Embora o design da PlayStation 5 seja inovador de várias formas, pouco sabemos sobre quais serão os jogos com suporte para 120fps. Até agora, a lista de jogos com 120fps na PS5 tem apenas algumas entradas, mas certamente aumentará com o tempo.

Lista de jogos PS5 com 120fps

  • Call of Duty: Black Ops Cold War
  • Devil May Cry 5 Special Edition
  • Destiny 2
  • Dirt 5
  • Monster Boy and the Cursed Kingdom
  • The Nioh Collection
  • Rainbow Six Siege

Agora vamos olhar para o outro lado da moeda com a Xbox Series X. Dado o laço da Microsoft com PC gaming graças ao Windows, não é surpreendente que haja vários jogos anunciados com suporte para 120fps. Aqui estão todos os jogos dos quais temos conhecimento:

Lista de jogos Xbox Series X com 120fps

  • Call of Duty: Warzone
  • Call of Duty: Black Ops Cold War
  • CrossCode
  • Destiny 2
  • Devil May Cry 5 Special Edition
  • Dirt 5
  • ExoMecha
  • Gears 5
  • Halo Infinite (multiplayer)
  • Halo: The Master Chief Collection
  • King Oddball
  • Metal: Hellsinger
  • Monster Boy and the Cursed Kingdom
  • Ori and the Will of the Wisps
  • Orphan of the Machine
  • Rainbow Six Siege
  • Rocket League
  • Rogue Company
  • Second Extinction
  • Star Wars Squadrons
  • The Falconeer
  • The Touryst

A retrocompatibilidade também pode resultar em títulos comn 120 fps, com a Xbox Series X a correr alguns jogos de gerações anteriores com o dobro da sua framerate original de 60fps.

As recomendações para TVs e Monitores de 120fps

tv_vs_monitor

Se gostas de jogar títulos de ritmo rápido como FPS ou corridas, recomendamos que escolhas uma TV que tenha suporte para taxas de actualização mais elevadas na PS5 e Xbox Series X - se conseguires encontrar uma dentro do teu orçamento. Aqui estão as nossas recomendações para cada categoria, incluindo os excelentes OLEDs da LG e algumas alternativas da Samsung e Sony. Cada escolha é capaz de 120 FPS em resolução 4K, taxas de actualização variável e um input lag reduzido, tornando-as grandes escolhas para jogos.

As melhores TVs 120Hz 4K para a PS5 e Xbox Series X

Nota: A Q80T de 49 polegadas tem um painel de 60Hz em vez de 120Hz, que é usado em tamanhos maiores. Também não tem suporte para taxa de actualização variável e sofre de ângulos de visão piores, por isso recomendamos o tamanho de 55 polegadas ou superior.

Os monitores gaming também são uma óptima escolha para combinar com a PS5 ou Xbox Series X, mas fica consciente que - no momento em que escrevemos isto - nenhum monitor disponível têm suporte para HDMI 2.1. Contudo, ainda podes jogar a 120fps em resoluções inferiores, como 1080p ou 1440p, usando HDMI 2.0. Repara que poderás ter correr o jogo com Adaptive Sync desligado para chegar a 144hz a 1440p. Um dos benefícios disto é que estes monitores são consideravelmente mais baratos do que as TVs 4K e 120Hz. O primeiro monitor 4K 120Hz com suporte para HDMI 2.1 é o Eve Spectrum, com link em baixo. Esperamos que mais monitores HDMI 2.1 cheguem antes do final do ano.

Os melhores monitores 120Hz para a PS5 e Xbox Series X

Guia do Digital Foundry para 120fps na próxima geração

O que é HDMI 2.1?

De forma simples, HDMI 2.1 é um novo padrão que aumenta a quantidade de dados que podem fluir através de um cabo HDMI. Embora a porta seja exactamente igual ao HDMI que usas há anos, o aumento na largura de banda requer novo equipamento: novos cabos, novos dispositivos fonte (como consolas de próxima geração e placas gráficas) e novos dispositivos receptores (como televisões e monitores). Se todos os equipamentos tiverem suporte para HDMI 2.1, então recebes várias funcionalidades.

hdmi

A funcionalidade mais importante para os nossos propósitos é a habilidade de mandar mais frames por segundo a uma dada resolução. No padrão anterior de HDMI 2.0, apenas podes mandar uma imagem 4K a 60 frames por segundo. No HDMI 2.1 isso duplica, por isso podes mandar uma imagem 4K 120 vezes por segundo.

Outras funcionalidades incluem um modo automático de baixa latência, levando a tua TV a desactivar algum do seu processamento em troca de baixo input lag e suporte para taxas de actualização variáveis, que eliminam rasgos de ecrã sem o input lag excessivo do V-Sync. Os padrões de taxa de actualização variável são um tópico à parte, mas as suas implementações incluem HDMI VRR (embutido no padrão HDMI 2.1), FreeSync (nas gráficas da AMD) e G-Sync (nas gráficas da Nvidia).

Qual é a diferença entre 120Hz e 120fps?

Hertz (Hz) refere-se ao número de vezes que o ecrã actualiza a imagem por segundo. A taxa de actualização máxima é uma parte intrínseca de cada modelo de TV ou monitor, com a maioria das televisões a estar limitada a 60Hz, mas algumas são capazes de 120Hz. Os monitores de gaming também costumam estar disponível em variedades de 60Hz e 120Hz, mas alguns modelos suportam valores mais elevados como 144Hz, 240Hz ou mesmo 360Hz.

Frames por segundo (fps) refere-se ao número de imagens que são geradas por uma consola ou PC a cada segundo. O valor pode estar bloqueado num certo valor, mantendo os frames a chegar num ritmo estável, ou desbloqueado, permitindo mais frames por segundo em áreas do jogo que sejam menos exigentes na renderização.

Idealmente, estes dois parâmetros devem ser semelhantes na maioria do tempo para beneficiares da menor input lag e maior resolução temporal que referimos anteriormente. Por exemplo, se o teu ecrã actualiza 120 vezes por segundo e a tua consola providência 120 novos frames a cada segundo, então vais beneficiar ao máximo de cada parâmetro.

Se a tua consola apenas providência 60fps, então não terás benefícios em usar um ecrã 120Hz. De modo contrário, se a tua consola consegue gerar 120fps estáveis mas tens um ecrã 60Hz, então vais ter uma pequena melhoria na responsividade*, mas não tanto como terias se usasses um ecrã de 120Hz.

Se estás interessado em jogos rápidos, então ter um ecrã 120Hz faz muito sentido. Mesmo em situações em que a tua consola está a gerar entre 60 e 120fps, ainda vais obter melhor resposta num ecrã num ecrã de 120Hz do que num de 60Hz - e quanto mais próximo ficares de 120fps, mais fluídas serão as imagens.

Ainda falta tempo para o lançamento de ambas as consolas, por isso não sabemos como será o desempenho dos jogos - mesmo em jogos com alvo de 120fps, poderemos assistir a 120fps bloqueados ou framerates com quedas acentuadas. Todavia, o aumento no processador e poder gráfico de ambas as consolas sugere que 120fps é um alvo viável, estamos entusiasmados por ver o resultado.

E a Xbox Series S?

Na teoria, a Xbox Series S deverá conseguir correr qualquer jogo Xbox Series X 120fps com um rácio de fotogramas similar, mas numa resolução inferior. No entanto, a maioria dos estúdios não especificaram a performance por isso, teremos de ver como correm as coisas consoante as consolas chegam e os jogos começam a surgir.

Salta para os comentários (93)

Sobre o Autor

Will Judd

Will Judd

Senior Staff Writer, Digital Foundry

A bizarre British-American hybrid, Will turns caffeine into technology articles through a little-known process called 'writing'. His favourite games are Counter-Strike, StarCraft and Fallout 2.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (93)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários