Jogos a 80€ é um valor justo, diz analista da NPD Group

Há muito que pagas um premium por jogos no lançamento.

O aumento do preço dos jogos da Sony Interactive Entertainment para a PlayStation 5 tem dado muito que falar, mas Mat Piscatella da NPD Group diz que há muito que pagas mais por jogos de lançamento, especialmente no arranque das gerações e que isto nem deveria surpreender ninguém.

Piscatella, que mensalmente revela as vendas de jogos, consolas e acessórios nos Estados Unidos, participou no podcast Virtual Economy e diz que nem concorda com o argumento que o aumento no preço serve para cobrir o crescimento nos custos de desenvolvimento, o aumento do preço dos jogos deve-se simplesmente ao aumento da procura.

"Pagas um premium e há anos que tens pago um premium para jogar um jogo no dia de lançamento," diz Piscatella.

"Isto não é diferente. Se as companhias querem argumentar que o estão a fazer devido a X, Y ou Z, penso que podes tentar esse argumento, mas quando olhas para as declarações financeiras nos relatórios financeiros, podes argumentar pelo outro lado. Mas em último caso, a procura do mercado é a procura do mercado."

Piscatella diz que atualmente a indústria apresenta diversas opções para todo o tipo de bolsos, sejam modelos mais baratos ou até os serviços por subscrição e existem formas mais acessíveis de entrar numa geração. No entanto, diz que no outro patamar, no superior e procurado pelos mais exigentes, existe a necessidade de obter mais lucros de certos projetos, o que poderá resultar num aumento de preços.

Além disso, acredita que o aumento de preço em alguns dos jogos de próxima geração é "uma questão de valor de mercado justo pelo produto que estão a providenciar."

Relembrando que existem serviços por subscrição ou jogos gratuitos para quem não pode gastar tanto dinheiro em jogos, Piscatella relembra que algumas companhias precisam ganhar dinheiro e recuperar os custos dos seus projetos.

"Podes ser baixar os preços, mas é importante receber um retorno adequado para o investimento. Sei que muitas pessoas vão ficar chateadas com isto, mas os jogos podem valer mais do que os preços pelos quais são vendidos."

Agora, caberá aos jogadores decidir se o aumento de preço é justo e se jogos vendidos a 80€ merecem esse preço.

Salta para os comentários (63)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Conferências Gamescom 2019 - Confere as datas e horas

O teu guia para o maior evento de videojogos do ano.

A Switch Lite tem melhor bateria

É ainda mais pequena e leve que o modelo original.

A Switch Lite não veio para substituir a 3DS

Enquanto houver procura, a velha portátil será suportada.

Anunciada a Nintendo Switch Lite

Exclusivamente portátil e mais barata.

Comentários (63)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários