Como apanhar Shiny Pokémon em Sun & Moon

A probabilidade é de 1/4000.

Os Shiny Pokémon estão de volta em Pokémon Sun & Moon. Se não sabem o que são Shiny Pokémon não há problema, visto que a probabilidade de encontrarem um é de 1/4000. Os Shiny Pokémon são basicamente Pokémon com uma coloração diferente e foram introduzidos em Pokémon Gold & Silver. Lembram-se do Gyarados vermelho? Era um Shiny Pokémon. Existem fãs de Pokémon obcecados em apanhar estas variações e em Pokémon Sun & Moon existe um método de optimização que aumenta a probabilidade de apanharem um. Já nos jogos anteriores existiam métodos para apanhar Shiny Pokémon (em Omega Ruby & Alpha Sapphire recorria-se à DexNav), mas nos novos jogos o método é diferente.

Em Pokémon Sun & Moon todos os Pokémon (com a excepção dos Pokémon únicos, tipo os lendários) podem chamar ajuda numa batalha. É através desta mecânica que podem aumentar a probabilidade de apanharem um Shiny Pokémon. Sempre que um Pokémon pede ajuda, a probabilidade do próximo Pokémon ser Shiny aumenta (consequentemente, este método também aumenta os Hidden Values e a probabilidade de habilidades escondidas). Em resumo, o método consiste em eliminar o Pokémon que vem ajudar o outro (é imperativo deixar sempre um Pokémon igual vivo), mas claro, existem vários passos para optimizar a vossa estratégia.

False Swipe, Leppa Berries e Adrenaline Orbs são úteis

O desafio no método de Pokémon Sun & Moon para apanhar um Shiny Pokémon está na longevidade das batalhas. Não estejam à espera de encontrar um Shiny Pokémon logo no início, na realidade provavelmente terão que eliminar dezenas ou mesmo uma centena de Pokémon iguais antes que vos apareça uma variação Shiny. O primeiro passo é ter um Pokémon com o ataque False Swipe (consultem aqui uma lista com os Pokémon que podem aprender este TM). O False Swipe é um ataque que, não importando o nível ou estatística do vosso Pokémon, deixa sempre o Pokémon adversário com 1 de HP. Em Sun & Moon, quando um Pokémon está fraco, maior é probabilidade de pedir ajuda.

a
Um Shiny Charizard é cinzento em vez de laranja.

Para além do False Swipe, vão precisar de ataques com um PP (Power Points) elevado, visto que os confrontos vão alongar-se durante muitos turnos. Movimentos de combate que não causam dano ao Pokémon adversário também são uma grande ajuda, já que o pedido de ajuda nem sempre é bem sucedido e por vezes terão que empatar até que isso aconteça. Antes de começarem este método, convém também ter uma boa quantidade de Leppa Berries (restauram os PP dos ataques) e Adrenaline Orbs, que deixam o Pokémon adversário nervoso e com maior probabilidade de pedir ajuda. Mais importante, precisam de Pokémon resistentes na vossa equipa, de preferência com grandes valores de Defesa e Defesa Especial. Movimentos de recuperar vida também serão úteis.

Há outras regras a respeitar se quiserem ter sucesso e encontrar um Shiny Pokémon. Como já dissemos, para não quebrar o encadeamento e o aumento sucessivo de probabilidade, é imperativo que um exemplar do Pokémon que estão a tentar apanhar esteja sempre no campo de batalha (por exemplo, se querem um Shiny Rockruff, é essencial que um Rockruff esteja sempre vivo). É preciso ter em atenção que certos Pokémon podem pedir ajuda a Pokémon diferentes. Um Pichu pode pedir ajuda e aparecer um Happiny. Quando isto acontece, têm que eliminar obrigatoriamente o Pokémon diferente. No entanto, existe uma excepção. Quando um Pichu pede ajuda pode aparecer um Pikachu, neste caso, como os Pokémon são da mesma família, o encadeamento não quebra.

Outro factor a ter em conta é que certos Pokémon são mais difíceis do que outros. Há Pokémon que podem causar efeitos de veneno e de queimadura nos vossos Pokémon. Pokémon com o Sand-Attack, que reduz a precisão dos ataques, também podem ser irritantes. Acima de tudo, antes de tentarem usar este método para apanhar um Shiny Pokémon, convém elaborar uma estratégia que funcione a longo prazo. Depois de chegarem ao final do jogo, torna-se bem mais fácil usar este método em Pokémon das áreas iniciais. No nosso caso, já recorremos a este método para apanhar um Shiny Pichu e um Rockruff. É preciso ter paciência, mas resulta. Quando finalmente a variação Shiny aparecer, é preciso eliminar o Pokémon excedente, visto que para usar uma Pokébola apenas pode existir um Pokémon no campo de batalha.

Em Resumo

  • Quando um Pokémon pede ajuda, existe uma maior probabilidade do Pokémon que aparece ser Shiny. A probabilidade continua a aumentar de cada vez que um Pokémon pede ajuda.
  • Precisas de Pokémon altamente resistentes, do ataque False Swipe e de ataques que possam ser usados muitas vezes. Os Leppa Berrys (não se esqueçam que podem recorrer ao Poké Pelago para plantar Berries) e Adrenaline Orbs também são muito úteis
  • O método é mais fácil quanto tens Pokémon num nível alto e tentas apanhar um Shiny Pokémon de nível baixo. Mesmo assim, um Pokémon de nível baixo pode envenenar, queimar e paralisar os teus Pokémon.
  • Um Pokémon não pode pedir ajuda se estiver paralisado ou a dormir. Também deves ter cuidado para manter sempre um Pokémon vivo. Se eliminares acidentalmente todos os Pokémon, terás que recomeçar o processo de novo.
  • Antes de começares a tentar apanhar um Shiny Pokémon, assegura que tens tempo livre. O método aqui descrito pode durar uma ou duas horas (e não podes gravar a meio de uma batalha).
  • Este método também serve para encontrar Pokémon com Habilidades Escondidas e com Hidden Values superiores.
  • Não é obrigatório usar este método para encontrar Shiny Pokémon. Podem encontrar um logo à primeira tentativa, mas a probabilidade é muito menor. Também existem variações Shiny dos Pokémon Lendários, mas neste caso têm que fazer soft-reset (gravar o jogo antes do encontro e depois reiniciar até que tenham sorte e a variação Shiny apareça).

Pokémon Sun & Moon será lançado a 23 de Novembro na Europa para a Nintendo 3DS. Confere a nossa análise a Pokémon Sun & Moon.

Publicidade

Salta para os comentários (12)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (12)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários