A saga Tomb Raider celebra hoje o seu vigésimo aniversário. Os mais novos provavelmente não sabem, mas o primeiro jogo da série foi lançado para a Sega Saturn em 25 de Outubro de 1996 e tornou-se num sucesso, retratando uma jovem aventureira que explorava ruínas antigas.

a
A capa original de Tomb Raider para a Sega Saturn.

Eventualmente também surgiram versões para PC e para a PlayStation 1, bem como várias sequelas. Apesar de um tremendo sucesso nos primeiros anos, o que garantiu a Lara Croft um estatuto de ícone dos videojogos, a pressão dos lançamentos anuais acabou por prejudicar a série a longo prazo, sendo o caso mais notável Angel of Darkness de 2003.

Entretanto a série trocou de mãos. A equipa original era a Core Design, mas depois o cargo de produzir novos jogos da série passou para a Crystal Dynamics, cuja primeira entrega foi Tomb Raider: Legend. Depois seguiu-se Tomb Raider: Anniversary, um remake do primeiro jogo. Em 2013 a série passou por um reinício com Tomb Raider, que conseguiu injectar nova vida na série.

Em 2015 surgiu a sequela Rise of the Tomb Raider, que foi lançada inicialmente como um exclusivo Xbox One. A sequela também está disponível agora para PlayStation 4.

Jogaste o primeiro Tomb Raider?

Publicidade

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Mais artigos pelo Jorge Loureiro