A saga Tomb Raider celebra hoje o seu vigésimo aniversário. Os mais novos provavelmente não sabem, mas o primeiro jogo da série foi lançado para a Sega Saturn em 25 de Outubro de 1996 e tornou-se num sucesso, retratando uma jovem aventureira que explorava ruínas antigas.

a
A capa original de Tomb Raider para a Sega Saturn.

Eventualmente também surgiram versões para PC e para a PlayStation 1, bem como várias sequelas. Apesar de um tremendo sucesso nos primeiros anos, o que garantiu a Lara Croft um estatuto de ícone dos videojogos, a pressão dos lançamentos anuais acabou por prejudicar a série a longo prazo, sendo o caso mais notável Angel of Darkness de 2003.

Entretanto a série trocou de mãos. A equipa original era a Core Design, mas depois o cargo de produzir novos jogos da série passou para a Crystal Dynamics, cuja primeira entrega foi Tomb Raider: Legend. Depois seguiu-se Tomb Raider: Anniversary, um remake do primeiro jogo. Em 2013 a série passou por um reinício com Tomb Raider, que conseguiu injectar nova vida na série.

Em 2015 surgiu a sequela Rise of the Tomb Raider, que foi lançada inicialmente como um exclusivo Xbox One. A sequela também está disponível agora para PlayStation 4.

Jogaste o primeiro Tomb Raider?

Publicidade

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Mais artigos pelo Jorge Loureiro

Comentários (36)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

Rise of the Tomb Raider - Análise

Lara está de volta mas sem a ambição sugerida pelo nome.

Tomb Raider - Análise

A Survivor is Born.

Sony Japan anuncia o fim da produção da PS Vita

Brevemente deixará de vender a consola.

Rumor - Scalebound regressará como exclusivo Switch

A Nintendo vai ressuscitar um jogo dado como morto.

Publicidade