No Man's Sky - O atraso reduz interesse no jogo?

As vossas expectativas foram alteradas?

Depois de Sean Murray ter passado largos anos no estúdio Criterion Games a desenvolver sequelas na série Burnout, decidiu fundar o estúdio Hello Games. Depois de dois jogos Joe Danger bem sucedidos, decidiu criar algo diferente. Aproveitou o sucesso das suas criações independentes para iniciar um novo e ambicioso projecto inspirado nos seus sonhos de criança em ser um astronauta. Assim começou a ganhar forma o jogo que hoje é conhecido como No Man's Sky. Apresentado em Dezembro de 2013, No Man's Sky rapidamente ganhou o título de indie mais ambicioso de sempre e integrou a lista dos jogos mais desejados durante anos consecutivos. Era esperado para 2014, desejado em 2015 e agora leva ao desespero quem espera por ele há mais de dois anos.

Existem três momentos particularmente especiais na história do desenvolvimento deste jogo, o primeiro foi a sua apresentação nos VGX Awards em 2013, onde deixou meio mundo espantado pelas possibilidades que apresentou, o segundo foi na conferência da Sony na E3 2015 em que foram apresentados conceitos como exploração sem fim e mundos infinitos. O terceiro foi a confirmação da data de lançamento para 22 de Junho. No entanto, talvez seja necessário acrescentar um quarto momento especial à lista, o recente anúncio que o jogo foi adiado para 9 de Agosto. Isto porque despertou reacções verdadeiramente inacreditáveis entre as comunidades e deu origem a comentários inacreditáveis.

Especialmente fascinantes se tivermos em conta que este é um estúdio pequeno com uma nova propriedade intelectual. Sean Murray recebeu ameaças de morte e até Jason Schreier, o jornalista do Kotaku que revelou a possibilidade de tal acontecimento, foi criticado por ter forçado a Sony a tornar verídica a notícia e a adiar o jogo. É um mundo estranho este em que vivemos e o mais fascinante é como um jogo que praticamente ninguém jogou sequer, numa propriedade intelectual sem cartas dadas, está a suscitar tanta paixão e devoção perante os adeptos da indústria.

Desde a apresentação em Dezembro de 2013 que o seu conceito provou ser fresco e revolucionário o suficiente para apaixonar jogadores em todo o mundo. Conquistou a E3 2014, onde foi referido como um dos melhores jogos do evento, e voltou a fazer das suas na E3 2015, como já referido. No entanto, sempre escapava a data de lançamento e o jogo ia sendo adiado sem jamais ter recebido uma data de lançamento concreta. O Hello Games nunca se comprometeu com uma data específica e assim continuou durante dois anos. A própria Sony chegou a dar No Man's Sky como um dos grandes jogos da PlayStation 4 para 2015 mas nunca foi avançada uma data. No Paris Games Week foi finalmente confirmado para Junho de 2016.

A cada novo atraso não confirmado explicitamente, a cada insistência em não comprometer com uma data, alguns fãs iam perdendo o interesse mas agora que a data foi revelada em pleno e posteriormente confirmada, as reacções furiosas contrastam com a natureza relaxada do jogo. Jornalistas ou programadores ameaçados e insultados por um jogo como No Man's Sky parece revelar o tipo de exageros a que esta indústria se entrega agora.

A nossa questão é como olham para toda esta situação de No Man's Sky. O vosso interesse manteve-se ou foi diminuindo com o tempo? Será que a sua ambição justifica o longo desenvolvimento, afinal este é um estúdio pequeno, ou a falta de informações e novidades de relevo, combinado com a data que teima em fugir, estão a saturar-vos?

Salta para os comentários (43)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

9 jogos indie anunciados para a PS5 / PS4

Shuhei Yoshida quer que a consola seja o melhor sítio para jogar indies.

Kojima trabalha em novo conceito e fãs acreditam que é sequela de Death Stranding

Um desenho na secretária dele está a gerar especulação.

Também no site...

Comentários (43)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários