Eurogamer.pt

Digital Foundry - Overwatch na Xbox One X: como se porta o conversor dinâmico?

Uma grande melhoria sobre a Xbox One e a Pro.

Overwatch é o mais recente jogo actualizado com suporte 4K na Xbox One X. O suporte 4K foi apenas um HUD 4K sobre uma apresentação 1080p, uma grande desilusão, com apenas um filtro de texturas melhorado sobre a versão PS4 base, ficou a sensação que podia ter sido feito muito mais.

No entanto, a Blizzard cumprir com o trabalho na Xbox One X. A actualização tem apenas 650MB, não esperes uma grande novidade na arte para suportar o padrão 4K. O que tens na qualidade dos assets já é equivalente à melhor definição para as texturas no PC, já presentes nas versões PS4 e Xbox One. No entanto, ganhas uma clara e óbvia melhoria na resolução, ao nível de um ecrã 4K.

A Xbox One X apresenta um conversor dinâmico e devido à natureza variável do gameplay, a resolução varia imenso. Baseado nas mais de 30 imagens que tiremos durante gameplay, o máximo que o jogo consegue é mesmo 4K nativa. No lobby ou no menu de selecção de personagem, o jogo consegue correr a 3840x2160.

No entanto, nos momentos mais intensos, com todos os heróis no ecrã dificilmente chegará a esse valor e o mínimo registado foi 2112x2160 - baseado num confronto caótico em Numbani. Isto revela como o conversor funciona; a resolução vertical fica fica a 2160p independente do que se passa no ecrã. Aquele mínimo de 2112x2160 corresponde a 55% de 4K nativa. Ainda é um grande salto sobre a 1080p dinâmica da Xbox One e a X dá-nos a imagem mais nítida de Overwatch numa consola.

Overwatch recebe finalmente uma actualização 4K decente nas consolas.

Não temos 4K nativa a todo o tempo, mas esta é na mesma a versão com melhor aspecto e o conversor dinâmico significa que passarás a maioria do tempo entre estes dois extremos, mas a X faz com que seja difícil notar a diferente. Baseado nas amostras tiradas em momentos intensos, o número consistente parece ser 2752x2160, 71% de 4K. Com vários personagens no ecrã - tudo isto para manter a performance fica a 60fps durante o máximo de tempo possível.

Também voltamos à versão PlayStation 4 Pro para ver se algo mudou. Infelizmente, a Pro ainda corre a 1920x1080, deixando a X com uma grande vantagem em comparações directas. A Pro ganhou um filtro de texturas superior, conseguindo igualar visualmente o filtro anisotrópico 8x. No entanto, a X parece ir mais longe, igualando os resultados do PC a 16x.

Além disto, tens basicamente o mesmo que na Pro. A resolução das sombras é a mesma, abaixo da melhor definição do PC, e apesar da melhoria ser subtil, a oclusão ambiental também está melhor na X. Fora isto, as funcionalidades visuais ficam sem a definições de reflexo superiores do PC.

Xbox One XPlayStation 4 ProXbox One

Overwatch na X comparado com a Pro e Xbox One. Tens 4K dinâmica na X - que varia entre 2112x2160 até 3840x2160. Geralmente fica algures pelo meio desses valores, mas mesmo assim está muito acima da 1080p dinâmica na Xbox One e 1080p fixa na Pro.

Xbox One XPlayStation 4 ProXbox One

As melhorias no filtro de texturas vistas na Pro estão na X, onde as texturas parecem mais limpas, correndo com um filtro de 16x.

Xbox One XPlayStation 4 ProXbox One

Temos pequenas diferenças na oclusão ambiental que dão vantagem à X.

Xbox One XPlayStation 4 ProXbox One

Geometria, texturas e efeitos estão iguais entre as três.

Xbox One XPlayStation 4 ProXbox One

A qualidade do campo de profundidade foi melhorada na Pro, na X está nesse nível.

Em termos de performance, os 60fps são essenciais e na Pro, existe a sensação que a resolução fixa a 1920x1080 dá-lhe margem da manobra suficiente para manter a performance fixa a 60fps. Na Xbox One X sentimos ocasionais sinais de dificuldades para manter os 60fps. O jogo usa v-sync adaptável para renderizar fotogramas incompletos, se excederem o tempo do orçamento. Isto significa screen-tear na X. Ocasionalmente, verás tear no topo do ecrã consoante o renderizador tenta acompanhar a acção.

As quedas são raras. Os 60fps estão praticamente fixos na X, apenas com um ou dois soluços. O único contra perante o jogo na Pro é o tearing no topo do ecrã, um pequeno preço a pagar pelo aumento na resolução. Mais uma vez, nas áreas com a resolução no seu mínimo, a 2112x2160 - o pior que encontrámos no jogo - a performance desce apenas para 58fps.

Os melhores Pokémon em Pokémon GO Os melhores Pokémon em Pokémon GO

É uma excelente amostra e a implementação é impressionante e torna ainda mais estranha a fraca actualização Pro. A Xbox One X apresenta uma grande vantagem na largura de banda da memória e computação sobre a rival, mas no mínimo, existe um aumento de 2.2 na resolução quando o conversor da X está no seu máximo, subindo para 2.9x em áreas intensas e chegando até 4X em cenas menos exigentes. Apesar da vantagem nas especificações, acreditamos que a Pro poderia conseguir mais.

A Xbox One X apresenta a melhor proposta. Entre a resolução dinâmica e a v-sync adaptável, tens a sensação que a GPU de 6 teraflops é levada ao máximo para renderizar a melhor imagem possível, sem grandes quedas no rácio de fotogramas que comprometam a qualidade do gameplay. É um resultado satisfatório e apesar da versão PC ainda oferecer a experiência Overwatch definitiva, esta actualização dá-te a melhor versão nas consolas.

Publicidade

Comentários (18)

Criar uma nova conta

OU