Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Superstars V8 Racing

Pé na tábua!

Quando se abrem discussões em torno da evolução dos jogos de condução a maioria dos produtores escrutina as incertezas do futuro. Que mais se pode acrescentar às iterações do domínio exclusivo das consolas (Forza e GT) ou fora delas como Race Pro ou Race Driver Grid? A recente E3 provou que a meta de desenvolvimento de Forza e Gran Turismo ainda é suficientemente larga e nem o cenário é tão caustico como se pode julgar, mas enquanto que Turn 10 e Polyphony Digital pugnam por aprofundar a experiência, a direcção da Milestone é marginalmente oposta. Espera por conquistar o seu espaço ao sol e ganhar uma margem de progressão à custa de uma nova licença capaz de expandir o próprio domínio. Superstars V8 Championship é o desafio dos grandes bólides de Turismo, carros de elevada tracção que irrompem por circuitos italianos e internacionais.

Seguidores do canal Motors TV não terão dificuldade em reconhecer os pilotos e equipas ali presentes. Embora de origem italiana e sem o mediatismo das grandes voltas como Le Mans, F1 ou WTCC, Superstars V8 tem no campeonato britânico de turismos (BTCC) o mais directo espelho, seguindo na rota das provas mais competitivas e disputadas. Ambos perfilham a atribuição de veículos de estrada super vitaminados, representantes das grandes marcas europeias, tripulados por pilotos novatos e veteranos dos grandes circuitos, sem que, contudo, o peso dos anos lhes tenha retirado o talento e capacidade para andar bastante depressa. Este é o quadro de entusiasmo que os produtores pretendem alcançar na versão final; uma experiência arrebatadora.

Pondo o plano na prática a Milestone vai directa ao assunto e logo a partir das boxes os jogadores poderão seleccionar um veículo entre 19 à escolha. Na demonstração colocada há poucos dias no Xbox Live é possível percorrer vários carros com especificações de turismo e de grandes marcas como o BMW M5, BMW 550, Audi RS4, Jaguar, Alfa Romeu, tudo da temporada passada, como manda a lei, ou seja, tudo oficial, nomes de pilotos na janela, patrocínios; o travo racing. A coisa começa a fiar fino e a Milestone promete que não é por menos. A tracção às quatro rodas dos Audi permite uma saída mais airosa das curvas fechadas. Negociá-las com as duas rodas motrizes dos BMW pode ser mais complexo, mas lá iremos.

Andamentos iguais, algo que abre o entusiasmo pelas competições de turismos.

Tal como sucede com Moto GP e Superbikes, a Milestone simplifica os menus e torna o processo de escolha bem simples e directo com aquilo que há para seleccionar facilmente identificado. Para boa surpresa dos entusiastas das corridas de automóveis a única pista disponível na demonstração é a nossa mais recente coqueluche, situada no Algarve, em Portimão. Com curvas dignas da “velha guarda” a recta da meta é um dos pontos de maior sucesso, precedida de uma curva longa e aberta, passível de ser percorrida a estonteante velocidade. O desenho do circuito é fenomenal e para muitos é uma hipótese de desfrutarem dele em termos virtuais. Sendo um campeonato com sede em Itália contem com sete traçados conhecidos como Mugello e Monza, mas está garantido o périplo mundial à custa de Valência e África do Sul.