Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Os melhores jogos Play To Earn

Já conheces este modelo de videojogos?

O que são os jogos Play To Earn e quais os melhores jogos para ganhar criptomoedas e NFTs.

Já ouviste falar de jogos Play To Earn? É provável que não estejas ainda familiarizado com o tema, já que se trata de um modelo relativamente novo no mundo dos videojogos.

No entanto, não te preocupes: neste guia, vamos explicar-te tudo o que sabemos sobre o modelo Play To Earn da forma mais simplista possível, como funciona o Play To Earn, qual a sua relação com as criptomoedas e ainda quais os melhores jogos Play To Earn.

O que são jogos Play To Earn?

O que é o Play To Earn? Se estás por dentro do mundo dos videojogos, terás já ouvido falar dos modelos free-to-play ou pay-to-play: o primeiro, concede acesso básico a um jogo de forma gratuita, enquanto os recursos mais avançados terão de ser pagos; o segundo, por norma associado a MMORPGs, obriga-te a pagar de uma forma mais contínua de maneira a que possas jogar.

Pois bem, Play To Earn (P2E) é um outro modelo que pode ser aplicado aos videojogos e, como já deves deduzir, a sua definição está no próprio nome - os jogadores jogam o videojogo na esperança de ganhar conteúdos únicos (ou, para sermos mais explícitos, NFTs - algo que explicaremos mais à frente) que podem depois ser colocados à venda. Existe também a possibilidade de ganhares criptomoedas.

Assim sendo, o próprio jogo é construído com estas mecânicas em mente: quanto mais tempo um jogador dedicar ao jogo, mais ele será recompensado com personagens, itens, roupas ou outros ativos de alto valor. Para além disso, o jogo também fornece as ferramentas e o espaço necessários para os jogadores negociarem os ativos que vão ganhando.

Mas o que são NFTs? De forma simplificada, NFTs são ativos "únicos" no mundo digital que podem ser comprados e vendidos como qualquer outra propriedade, mas não possuem uma forma tangível própria - ou seja, imagens, GIFs, vídeos ou, no caso específico dos videojogos, ativos in-game. Os NFTs não podem ser replicados, já que possuem certificados de propriedade - passas a ser o dono exclusivo desse conteúdo.

Se pensares bem, isto já acontecia no passado em múltiplos videojogos: podias vender uma skin do CS:GO ou comprar uma conta mais recheada no World of Warcraft usando dinheiro real. No entanto, tudo isto acontecia fora dos jogos: os Play To Earn estão desenhados para estas transações.

Esta é uma explicação mais resumida do que são jogos Play to Earn e dos NFTs - mas quais os melhores Play To Earn disponíveis neste momento? Podes vê-lo já a seguir.

Quais os melhores Play To Earn

Estes são os melhores jogos Play To Earn - é importante notar que nem todos estão, de momento, disponíveis em Portugal.

Coin Hunt World - mobile

Coin Hunt World (CHW) é um jogo de geolocalização atualmente na sua fase beta no iOS e totalmente lançado no Android. Os jogadores exploram a sua área do mundo real em busca de Blue Keys, que são então usadas para abrir Blue Vaults. Quando um cofre é aberto, o utilizador recebe uma pergunta de cultura geral. Se respondida corretamente e dentro do limite de tempo determinado, o utilizador é recompensado. As recompensas podem ser Bitcoin ou Ethereum, bem como itens de jogo como Cubos e Recursos. No fundo, é uma espécie de Pokémon Go.

Axie Infinity - PC

Axie Infinity é um universo inspirado em Pokémon onde qualquer um pode ganhar tokens através de uma jogabilidade habilidosa e contribuições para o ecossistema. Os jogadores podem batalhar, colecionar, criar e construir um reino terrestre para os seus animais de estimação.

CryptoBlades - PC

Desenvolvido pela empresa de jogos Riveted Games, CryptoBlades é um RPG onde os jogadores lutam contra monstros, criam armas exclusivas, participam em raids e trocam os seus itens no mercado aberto.

Plant Vs Undead - PC

Plant vs Undead é um jogo de defesa de torres multijogador onde as tuas plantas são também o teu verdadeiro trunfo. Se já jogaste Plants versus Zombies, verás que o conceito não é muito diferente.

Farmers World - PC

Farmers World é o primeiro jogo de agricultura a funcionar com a mecânica dos NFTs. Escolhe as ferramentas adequadas, explora vários recursos, compra terras para construíres quintas enormes e desfruta das experiências fascinantes de um agricultor.

Forest Knight - Android e PC

Forest Knight é um jogo de estratégia baseado em turnos que permite aos jogadores construírem a sua equipa de sonho e partir numa aventura pelos olhos do Forest Knight. Adquirirás NFTs exclusivos com os quais poderás equipar os teus heróis ou negociar com outros jogadores.

Gods Unchained - PC

Gods Unchained é um jogo de cartas tático gratuito que dá aos jogadores a verdadeira propriedade dos seus itens no jogo. Liderado pelo ex-diretor de jogo Magic The Gathering: Arena, Gods Unchained concentra-se no jogo competitivo, o que significa que os jogadores devem estrategicamente ser mais espertos do que os seus oponentes.

Battle of Guardian - PC

Battle of Guardians é um jogo de luta multijogador em tempo real. Os jogadores envolvem-se em ferozes batalhas num mundo de jogo expansivo. Em BOG, os jogadores estarão numa batalha constante para derrotar outros jogadores e ganharem mais recompensas.

Idle Cyber - PC

Idle Cyber é um jogo RPG que permite aos jogadores convocarem, fundirem e lutarem contra criaturas misteriosas que estão a tentar invadir a Terra.


És adepto deste tipo de jogos? Tens alguma experiência interessante com os Play To Earn? Usa a caixa de comentários e dá a tua opinião!

Read this next