Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Gamescom 2021 - Datas e horários de todas as conferências

Datas, horários e jogos que marcarão presença na Gamescom 2021.

Tal como aconteceu com a E3 2021, a gamescom mais uma vez optou por um evento totalmente digital este ano.

Durante uma semana, poderás assistir a uma série de conferências, que inclui uma transmissão apresentada por Geoff Keighley dos The Game Awards, um showcase com foco em jogos indie, uma apresentação da Xbox e uma mostra de Destiny 2 - assim sendo, os fãs de videojogos poderão deliciar-se com aquilo que o futuro reserva para a indústria.

Embora mais preenchido do que o evento do ano passado, esta gamescom é ainda assim mais moderada do que a gamescom que conhecemos ao longo dos anos - felizmente, tal como na E3, as conferências de 2021 foram condensadas numa única semana ao invés de uma lista aparentemente interminável de transmissões durante o verão. Ufa!

Nesta página:

Ver no Youtube

Se seguiste os nossos guias da gamescom de anos anteriores, saberás então que fornecemos algumas informações básicas para que saibas o que esperar com antecedência - mas, como sempre, haverá certamente alguns anúncios surpresa ao longo do caminho.

Gamescom 2021 - programação geral

Se pretendes assistir aos maiores eventos do evento, certifica-te de que estás livre na terça, quarta e quinta-feira, onde todas as grandes transmissões acontecerão. Embora a gamescom ofereça alguma programação adicional ao longo da semana, não há detalhes sobre isso no momento da escrita deste guia.

Na terça-feira, poderás assistir à noite de abertura da gamescom em direto.

Podes ver a seguir a data e hora de todas as conferência da gamescom 2021:

Conferência Gamescom 2021Data da conferência Horário (Lisboa)Horário (Brasília)
Destiny 2 ShowcaseTerça, 24 de agosto17:0013:00
Xbox gamescom 2021 streamTerça, 24 de agosto18:0014:00
gamescom opening night liveQuarta, 25 de agosto18:3014:30
gamescom Awesome Indies showcaseQuinta, 26 de agosto19:3015:30
Future Games ShowQuinta, 26 de agosto21:0017:00

A seguir, podes ler em detalhe tudo aquilo que sabemos sobre cada uma das conferências:


Destiny 2 Showcase - terça-feira, 24 de agosto

  • Portugal: 17:00 (hora de Lisboa)
  • Brasil: 13:00 (hora de Brasília)

Começando a semana de transmissões da gamescom de uma forma não-oficial, teremos uma mostra da Bungie que revelará o futuro de Destiny 2.

O destaque vai para a revelação da próxima expansão do jogo, The Witch Queen, que foi empurrada do período usual de fim de ano de Destiny para um lançamento no início de 2022 .

A Bungie deverá então revelar-nos como nos vai manter ocupados até ao lançamento da expansão - incluindo a revelação e o lançamento imediato da nova temporada, Season of the Lost, que quase certamente dará início aos eventos de The Witch Queen. Deverá também ser anunciada uma data de lançamento para o crossplay de Destiny 2 - um dos recursos de qualidade de vida mais esperados pelos jogadores.

Finalmente, fica a saber que há um pré-show que começa uma hora antes - detalhes sobre o que ele contém ainda não foram confirmados, mas fica a saber que as revelações principais começarão nos horários acima.

Ver no Youtube

Xbox gamescom 2021 - terça-feira, 24 de agosto

  • Portugal: 18:00 (hora de Lisboa)
  • Brasil: 14:00 (hora de Brasília)

Apresentado por Parris Lilly e Kate Yeager, a Xbox também vai estar presente na gamescom com um evento dedicado onde "atualizações detalhadas" serão dadas sobre títulos Xbox Game Studios já anunciados. Imaginamos que Forza Horizon 5 será um desses títulos e esperamos que uma data de lançamento seja revelada para Halo: Infinite. Também sabemos que vamos receber alguns updates sobre o Xbox Game Pass e aquilo com que contar nos próximos tempos.

Resumidamente, não esperes o show 'revolucionário' que tivemos na E3 - apenas mais detalhes sobre alguns jogos já anunciados.

Além disso, a Bethesda Germany irá fazer uma transmissão na Twitch na quinta-feira, 26 de agosto. O mais certo é não haver nenhuma revelação - mas é possível que haja novas imagens inéditas de jogos por lançar, ideal para nos manter ocupados até ao fim de semana.

Ver no Youtube

gamescom 2021 opening night live - quarta-feira, 25 de agosto

  • Portugal: 18:30 (hora de Lisboa)
  • Brasil: 14:30 (hora de Brasília)

A atração principal da gamescom virtual deste ano contará com mais de 30 jogos numa transmissão de duas horas "cheias de novidades, revelações, gameplay e muito mais", de acordo com o apresentador Geoff Keighley.

Já confirmado, temos uma nova personagem para Super Monkey Ball: Banana Mania (tivemos cameos de Sonic e Tails, Jet Set Radio e Yakuza até agora), notícias sobre Genshin Impact e King of Fighters XV, "gameplay real de última geração" de Call of Duty: Vanguard, novas imagens de Lego Star Wars: Skywalker Saga e do beat-em-up Teenage Mutant Ninja Turtles da dotemu, um olhar ao jogo da Massive Monsters da Devolver e talvez a revelação de um Saint's Row.

Também há um pré-show 30 minutos antes com "oito estreias mundiais adicionais". Incluímo-lo nos horários acima, permitindo-te maximizar a tua quota de estreias mundiais - caso contrário, podes sintonizar o show principal às 19:00 (hora de Lisboa) ou 15:00 (hora de Brasília).

Ver no Youtube

gamescom Awesome Indies showcase - quinta-feira, 26 de agosto

  • Portugal: 19:30 (hora de Lisboa)
  • Brasil: 15:30 (hora de Brasília)

Este showcase, criado em colaboração com o IGN, não é apresentado nos salões de Koelnmesse na Colónia, mas em Venice Beach, em Los Angeles. Isto significa que vamos ter um "dia de praia cheio de trailers exclusivos, diversão e jogos - uma cena única que só os moradores de Venice Beach podem oferecer".

Para teres uma ideia do que esperar, o ano passado trouxe-nos a primeira revelação completa de Wonder Boy - Asha in Monster World. Podes ver a seguir um resumo oficial do que aconteceu durante o evento do ano passado:

Ver no Youtube

Future Games Show - quinta-feira, 26 de agosto

  • Portugal: 21:00 (hora de Lisboa)
  • Brasil: 17:00 (hora de Brasília)

Apresentado por Aaron LaPlante, intérprete do The Duke em Resident Evil Village e Maggie Robertson, a Lady Dimitrescu de RE Village, o Future Games Show regressa à gamescom com uma noite de "vídeos de gameplay, walkthroughs com os produtores e estreias mundiais".

Mais de 40 jogos e "alguns convidados especiais" também foram revelados. Para teres uma ideia do que vai acontecer, o evento Future Games Show da E3 contou com novidades sobre Jurassic World Evolution 2, Dying Light 2 Stay Human e OlliOlli World. Para além disso, haverá outro show floor virtual que podes explorar, onde as demos da transmissão poderão ser jogadas no Steam.

Ver no Youtube

E quanto aos planos da gamescom 2021 de outras editoras?

Pelo quarto ano consecutivo, não contes com um showcase dedicado à PlayStation, uma editora que já foi uma grande defensora da gamescom em gerações prévias. Como no ano passado, é possível que ela esteja envolvida na apresentação da noite de abertura - mas é melhor controlares as tuas expectativas.

Quanto à Nintendo, embora tenha começado a fazer mais em relação à gamescom nos anos que antecederam a pandemia, ela parece estar mais interessada em criar a sua própria programação nesta época do ano - criando transmissões Indie World nas semanas antes gamescom tanto em 2020 como em 2021.

Dying Light 2Ver no Youtube

Quanto a terceiros, a Konami disse que está a preparar anúncios para eFootball - a nova versão free-to-play de PES - bem como Yu-Gi-Oh! Master Duel.

Finalmente, a série web Dying Light 2 Stay Human está também incluída na programação da gamescom, na quinta-feira, 26 de agosto às 19:00 (hora de Lisboa) ou 15:00 (hora de Brasília) - e vai focar-se especificamente no parkour e combate.

Read this next