Free Fire - Truques e dicas para novatos e veteranos

Como te tornares no melhor de Free Fire.

Free Fire é um dos battle royales mais populares do momento - existem várias razões para tal (incluindo a jogabilidade viciante) mas aquilo que realmente o distingue de outros jogos do mesmo género é o facto de correr em praticamente todo o tipo de dispositivos móveis.

Tendo em conta o gigantesco mercado do mobile, não é propriamente surpreendente que Free Fire tenha amealhado 500 milhões de downloads apenas na Play Store! Assim sendo, como te podes destacar face aos restantes jogadores?

Neste guia, vamos então enumerar alguns truques e dicas de Free Fire, tanto para novos jogadores como para aqueles que já conhecem o jogo. Continuaremos a atualizar esta página sempre que necessário mas vais ver que, não tarda, estarás um autêntico pro no Free Fire.

Não queres perder pitada de Free Fire? Então confere os nossos guias:

Free Fire - Servidor Avançado Free Fire 2021

Free Fire - Quais as skins mais raras do Free Fire?

Free Fire - Como obter diamantes grátis no Free Fire?

Free Fire - Evento Chamar de Volta

Free Fire - Como jogar Free Fire no PC?

Free Fire - Melhores armas do battle royale

Free Fire - Truques e Dicas

Free Fire - Loja Misteriosa

Truques e Dicas para Free Fire

Nunca abras loot à vista dos inimigos

free_fire_truques_dicas_1

Esta é uma dica que vais aprender mais cedo ou mais tarde - sempre que encontrares loot no mundo de Free Fire, tens de ter algum cuidado, já que os teus inimigos estarão sempre à espera de uma oportunidade fácil para te matar.

A nossa recomendação é que, sempre que queiras colecionar loot, movas o stick constantemente de um lado para o outro, tornando praticamente impossível que alguém te mate e tire do jogo. Em alternativa, tenta sempre arranjar alguma cobertura que te proteja dos teus inimigos.

Ajusta a sensibilidade dos controlos a teu gosto

free_fire_truques_dicas_2

Isto é importante em qualquer shooter, mas mais importante ainda em Free Fire. Ajusta a sensibilidade dos controlos de maneira a que te sintas confortável, já que o teu tempo de reação vai depender totalmente do valor que escolhes.

Não tentes copiar as definições de outra pessoa - vai jogando tu próprio, experimentando diferentes valores, até chegares ao valor ideal para ti.

Terás de ter também em atenção o dispositivo onde estás a jogar - em dispositivos mais fracos com RAM de 2 GB, mantém a sensibilidade ao máximo ou então na padrão.

Pratica a arte do sniping

free_fire_truques_dicas_3

Sniping é uma mecânica essencial no Free Fire e algo que deves aprender, mesmo que te demore mais tempo.

Se queres ser um mestre em eliminar inimigos à distância, sem teres de te aproximar deles e arriscares a vida dos teus companheiros, então isto é algo em que deves mesmo investir a tua energia.

Como já deves deduzir, matar inimigos assim não é fácil e vai exigir muito empenho da tua parte. E, dito isto, não há receita milagrosa para aprenderes a fazer sniping aos teus inimigos - é apenas um questão de treinares todos os dias.

Cosméticos não importam, personagens sim

free_fire_truques_dicas_4

Itens como t-shirts, calças e chapéus, como já deves saber por esta altura, são apenas cosméticos e não te conferem qualquer vantagem em termos de gameplay (de uma forma geral, esta regra é transversal a todos os battle royales).

No entanto, Free Fire possui 8 personagens - e aqui o caso muda de figura, já que existem diferenças entre elas:

  • Adam - desbloqueado no início do jogo, sem habilidades (free-to-play)
  • Eve - desbloqueada no início do jogo, sem habilidades (free-to-play)
  • Nikita - reload da submachine 4% mais rápida
  • Misha - condução 2% mais rápida
  • Ford - 4% menos dano enquanto fora da zona segura
  • Andrew - menos 2% de perda de vulnerabilidade do colete
  • Kelly - velocidade de corrida aumentada em 1%
  • Olivia - Reaviva os outros jogadores com +6 de HP

Cuidado com os veículos

free_fire_truques_dicas_5

Existem vários veículos em Free Fire e, por vezes, é difícil resistir à tentação de entrar num deles e circular à vontade pelo mapa do jogo, atropelando inimigos pelo caminho. No entanto, pensa bem antes de o fazeres.

Nas primeiras fases do jogo, entrar num veículo é certamente uma boa ideia caso queiras fugir de uma luta ou chegar a um local específico. No entanto, nas fases finais do jogo, circular no veículo pode ser uma sentença de morte, já que darás a tua localização aos teus inimigos!

Usa o mapa sempre que possível

free_fire_truques_dicas_6

Em Free Fire, o minimapa é o teu melhor amigo. Porquê? Porque mostra os jogadores na redondeza que estão a disparar. Mais ainda, mostra a direção em que eles estão a disparar, dando-te a oportunidade de te aproximares deles sorrateiramente e matá-los enquanto estão distraídos com outros jogadores.

Falando ainda sobre o mapa, presta sempre atenção ao tempo que te resta até a zona de segurança voltar a diminuir e evita ao máximo ficar fora dela, já que irá causar-te dano!

Airdrops

free_fire_truques_dicas_7

O AirDrop é ótimo para obter itens raros com escudos e outros acessórios. Mas tens de te aproximar do AirDrop com cuidado, já que ele emite luzes que podem ser vistas a uma grande distância. Quando o airdrop cair do céu, não corras logo para colecionares o loot.

Espera um pouco e investiga se a área está repleta de inimigos, tendo sempre o bom discernimento de te abrigares ou encontrares cobertura sempre que possível.

Caso a costa esteja livre, coleciona rapidamente todas as armas e itens do jogo e foge do airdrop o mais depressa possível, para que possas esconder-te e esperar por outros jogadores!

Procura por zonas altas

free_fire_truques_dicas_8

Lembra-te da regra de ouro: "a posição mais alta sempre vence". Esta é uma regra famosa tanto nos videojogos como na vida real (por que razão os castelos estão sempre nas zonas mais altas?). Esta regra aplica-se, obviamente, a Free Fire. Se estiveres numa posição superior, terás 90% de hipóteses de vencer todas as partidas; os 10% restantes dependem da precisão do tiro do inimigo.

Portanto, sempre que tiveres essa oportunidade, tenta capturar a posição mais alta, sendo que o melhor momento para o fazeres é quando a zona de segurança está a diminuir e há menos pessoas no jogo.

Que outras dicas sugeres para seres um mestre no Free Fire?

Salta para os comentários (0)

Sobre o Autor

Jorge Salgado

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (0)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários