Análise à Performance: Borderlands: The Handsome Collection

Nova actualização melhora os rácios de fotogramas. Temos agora 60fps fixos?

A ideia de Borderlands: The Handsome Collection era promissora: Borderlands 2 e The Pre-Sequel com a promessa de visuais a full HD e suaves 60fps na PS4 e Xbox One. Infelizmente, no lançamento faltou-lhe polimento e equilíbrio, tendo um rácio de fotogramas muito variável e intrusivo screen-tearing. Na semana passada, o Gearbox Software lançou a actualização 1.02 para corrigir estes problemas. Com um tamanho de 9GB nas duas consolas (cerca de 7GB para The Pre-Sequel e 2GB para Borderlands 2 na One), a actualização muda mesmo tudo. Finalmente temos algo perto do que nos foi prometido - 1080p60 nas duas consolas.

Um olhar inicial na PS4 revela grandes melhorias na performance, cenas exigentes operam em rácios de fotogramas muito maiores que anteriormente. Um tiroteio inicial sofria de screen-tear regular e fortes quedas no rácio de fotogramas, criando trepidação e uma resposta muito inconstante nos comandos. Agora, os rácios de fotogramas ficam perto dos desejados 60fps, temos somente pequenas quedas na suavidade na forma de breves pausas, curtas e raras.

Temos o mesmo nível de optimização em todo o jogo: pequenos tiroteios correm sem soluços e locais com grandes distâncias de visão ficam na maioria a 60fps - algo que não acontecia antes. O tearing existe na mesma mas não é um problema tão grande, temos apenas ocasionais fotogramas perdidos quando o motor não alcança os 16ms.

A nova actualização 1.02 aumenta de forma dramática o rácio de fotogramas na PS4 e praticamente elimina o screen-tearing, tornando-se num jogo mais suave e consistente.

Análise alternativa:

Existem similares melhorias na One. Os rácios de fotograma s agoram ficam perto dos 60fps, a performance permanece sólida em batalhas maiores com vários inimigos e bosses. Tal como na PS4, os tiroteios iniciais estão suaves e fluídos enquanto o tearing que surgia ao percorrer ambientes maiores foi completamente eliminado. A actualização providencia uma experiência com v-sync, a acção é ocasionalmente interrompida em pausas de meio segundo. Novamente, é evidente o tearing mas é limitado, não sendo um problema em gameplay.

No geral é uma revelação que finalmente nos dá a versão definitiva para consolas destes jogos, tal como esperado, oferecendo uma melhoria para quem jogou na anterior geração. Temos o prometido gameplay a 1080p60 sem contra-partidas - tudo parece resultado de optimização profunda e não de inferiorizações. Temos full HD nas duas consolas e em termos de definições gráficas PC equivalentes, as consolas estão no máximo, apenas os efeitos Nvidia PhysX ficaram de fora.

Não é frequente uma actualização mudar tanto a experiência mas a 1.02 de The Handsome Collection é isso mesmo. Originalmente lamentamos os problemas de performance nas consolas e vimos a versão PC como a melhor. Isto muda as coisas: a combinação de boa performance e a capacidade de transportar o progresso da 360/PS3 para a One/PS4, respectivamente, torna-o mais entusiasmante que o jogo PC. Pena não estar assim no lançamento mas com os problemas resolvidos é altamente recomendável.

Com a actualização, ambas as versões conseguem suaves 60fps com poucos problemas na performance. Nenhuma plataforma consegue quaisquer vantagens, surgindo apenas ocasionais fotogramas perdidos e breves quedas no rácio de fotogramas nas duas consolas..

Publicidade

Conteúdos relacionados

VídeoEsports: Como é ser um pro player em Portugal - Parte 2

A emocionante jornada dos Offset na Liga Portuguesa de Counter-Strike.

Revelados os Melhores Jogos da Década de acordo com o Metacritic

Super Mario Galaxy 2 e Zelda: Breath of the Wild lideram.

ArtigoRiot Games quer "expandir o Universo de LoL ao criar jogos indie de elevada qualidade"

Leanne Loombe explica-nos numa entrevista o que é a Riot Forge.

Modern Warfare COD Points: Como obter COD Points pagos e gratuitos

Existem muitas formas de os ganhar e gastar.

Também no site...

Metro Exodus - Quais as melhores armas do jogo?

Explicamos-te ainda como personalizar e limpar as tuas armas.

Metro Exodus - Todas as localizações dos Postais

Descobre a localização dos 21 postais em Metro Exodus.

Metro Exodus - Onde procurar todos os Diários

Onde encontrar as 71 páginas de Diário em Metro Exodus.

Comentários (7)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários