Cadeira AKRacing Master Premium review - Tem qualidade ou não passa de marketing?

As nossas costas respondem.

As cadeiras gaming são um tópico de conversa recorrente entre os gamers. Uma pesquisa rápida no Google mostra que há muita gente com dúvidas acerca deste tipo de cadeiras, principalmente se a qualidade e o conforto justificam o preço. Em todas as discussões, não parece haver consenso. Há quem diga que é preferível investir numa cadeira de escritório e que preço elevado de algumas cadeiras gaming vem do factor cool do design. Do lado oposto, há relatos de quem tenha comprado uma cadeira gaming e esteja satisfeito com o conforto, mesmo em casos de utilização intensiva. Quem é que tem razão nesta discussão? Nada melhor do que comprovarmos por nós mesmos!

A cadeira que estamos a analisar aqui pertence à AKRacing, uma das marcas mais conceituadas dentro das cadeiras gaming e que chegou oficialmente a Portugal em Maio. A marca cedeu-nos o model AKRacing Master Premium Black para testarmos livremente. Depois de uma utilização diária durante um mês e algumas semanas, estamos finalmente preparados para partilhar o nosso feedback. Num produto deste género, é realmente importante um teste prolongado. Para contexto, sofro de problemas de contraturas musculares devido aos longos períodos de tempo que passo sentado (e de vez em quando, lá tenho que ir à fisioterapia). Por isto, é essencial que a minha cadeira seja confortável e que reforce uma postura correcta.

O modelo AKRacing Master Premium garante mais conforto?

Esta marca tem duas linhas de cadeiras: uma chamada core, e a outra master. A última distingue-se pela maior qualidade dos materiais e conforto. No caso de modelo Master Premium, a cadeira tem 30% mais espuma curada a frio para um conforto maior. De facto, o acolchoamento da cadeira não é excessivamente rígido nem demasiado mole, há um equilíbrio certo que torna a cadeira convidativa sem encorajar o relaxamento total que terias num sofá. Mas isto não significa que não possas relaxar na cadeira. As costas podem ser reclinadas até ficarem na horizontal (180 graus), ideal se quiseres fechar os olhos e descansar um bocado sem abandonares a secretária.

A base e as costas da cadeira estão completamente revestidas em couro sintético. Toda a base está revestida por um couro especialmente suave e muito agradável ao toque. O centro das costas também está revestido com o mesmo material, mas para dar um toque decorativo e racing, as laterais apresentam um couro com textura que parece imitar o efeito visual da fibra de carbono. Os suportes para a lombar e a cabeça seguem exactamente o mesmo estilo para não destoar: no centro há couro sitnético suave, nas laterais couro sintético que parece fibra de carbono. Todos os materiais transpiram qualidade e sentes que realmente não houve compromisso no processo de fabrico.

Qual é a diferença comparativamente a outras marcas?

Uma particularidade da AKRacing, é que diferente de outras marcas, tem as suas próprias fábricas, controlado totalmente o design dos produtos e das respectivas partes. Quando se fala em cadeiras gaming, há que ter esse cuidado. Há muitas marcas que simplesmente usam o mesmo molde e peças de outras tantas marcas, fazendo apenas um rebranding da cadeira no exterior. A verdade é que à primeira vista, parecem todas iguais, mas depois há uma diferença no conforto, na postura e nos materiais. Estar sentado neste modelo Premium tem sido um prazer, sem um único sinal de desconforto ou estranheza do corpo depois de estar sentado mais do que 8 horas por dia.

Uma cadeira para todos os tamanhos?

De acordo com as especificações oficias, esta cadeira está desenhada para pessoas entre 1,67 e 2,00 metros de altura, com peso entre 65 e 125 Kg. Sou uma pessoa pequena e leve, sem qualquer tipo de problema em adaptar-me à cadeira. Dito isto, parece-me que o ajuste do nível de altura da cadeira é um pouco curto e não consigo imaginar pessoas muito mais altas (e com pernas maiores) a conseguirem ficar confortáveis neste modelo. Felizmente existe um modelo para pessoas maiores - a AKRacing Premium Max. Não tivemos a oportunidade de testar este modelo, mas no papel parece ser idêntico à versão que estamos a testar, a única diferença é que foi desenhada para pessoas maiores e mais pesadas.

dimensoes_akracing_premium
Estas são as dimensões da cadeira

Garantia de 5 / 10 anos

Até agora, a cadeira apresentou-se como imensamente robusta. A estrutura é feita em aço e sentes que é bastante forte quando em vez de te sentares te deixas cair (naqueles dias que estás especialmente cansado). As partes mais frágeis são os plásticos, nomeadamente os apoios para os braços - que são ajustáveis em altura e em três direcções - e as peças laterais que escondem os parafusos. A pele sintética é fácil de limpar: basta passar um pano molhado para remover qualquer mancha. Um testemunho da qualidade da AKRacing e desta cadeira em particular é o período de garantia: são cinco anos de garantia para a cadeira, e outros 10 para a estrutura de aço.

Esta é a versão Carbon Black, mas existem mais opções

Apesar de ser uma cadeira gaming, a estética não choca os olhos. A cadeira é quase toda preta, a excepção é o logótipo da AKRacing em branco que se repete três vezes: uma por cada almofada (cabeça e lombar) e outra no topo. Não passa completamente despercebida, mas quase. Assenta bem em qualquer escritório ou setup gamer. A beleza da cadeira vem da qualidade dos materiais. Só de olhar para a cadeira parece ter qualidade (e depois isso confirma-se quando te sentas nela). Se, por outro lado, preferes mais cor, ou algo ainda mais stealth, o modelo Master Premium está disponível em mais versões. O modelo que recebemos é o Carbon Black, mas podes escolher um modelo apenas Preto, ou seja, sem a textura que imita fibra de carbono. Se queres algo mais vivo, tens os modelos Arctica (predomina o branco) ou Tri (mistura entre três cores).

Outras funcionalidades

Para quem gosta de baloiçar, a Master Premium tem um ângulo ajustável entre 3 e 18 graus através de uma rosca debaixo da cadeira. Pessoalmente, gosto de inclinar um pouco as costas e baloiçar para pensar ou simplesmente descontrair. Se não gostas de baloiçar, podes facilmente bloquear a funcionalidade através de um travão no lado esquerdo (ao qual consegues aceder se estiveres sentado). A cadeira é bastante completa e competente naquilo que oferece. Um compromisso é que podes ter de ajustar o suporte lombar de cada vez que te sentas. Para uma cadeira que tem Premium no nome, seria de esperar que o suporte para a lombar estivesse incorporado dentro da estrutura e que fosse ajustável, algo que que se encontra noutras marcas de cadeiras gaming e com preços semelhantes

AKRacing Master Premium - Vale os 499,99 euros?

O mercado de cadeiras gaming está bastante saturado neste momento e as escolhas são muitas. No entanto, se estás à procura de algo realmente com qualidade, este modelo Master Premium da AKRacing é uma boa opção. Não é a única opção de qualidade no mercado, mas é aquela que te oferece o período de garantia mais elevado (um sinal de que a marca tem confiança nos seus produtos). A cadeira é muito confortável e robusta para utilizadores casuais e intensivos, ajudando-te a manter uma postura correcta para não sofreres de problemas posturais. Os materiais escolhidos são irrepreensíveis, só ficando mesmo a faltar o suporte lombar incorporado.

Prós: Contras:
  • Garantia mais longa do que as outras marcas
  • Muito confortável e robusta
  • Todos os materiais são de qualidade
  • Leque completo de funcionalidades
  • Esteticamente agradável, sem exageros
  • Não tem suporte para lombar embutido

Lê o nosso Sistema de Pontuação

Salta para os comentários (10)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (10)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários