Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Vale a pena comprar uma PS4 em 2021?

Eis o que pensamos.

É uma questão que temos visto a circular por aí, entre grupos das redes sociais, e que até já nos foi colocada por conhecidos. Será que ainda vale a pena comprar uma PlayStation 4 em 2021? Para os jogadores core ou hardcore , é uma pergunta sem sentido porque muito provavelmente já compraram a consola há anos. Estes grupos de jogadores geralmente são compradores iniciais, podem não ter comprado no lançamento, mas seguramente compraram a consola no primeiro ou segundo ano de mercado.

Mas, e quanto aos restantes? O público interessado em videojogos é cada vez mais vasto, mas nem todos acompanham a indústria com o fervor dos nossos leitores. Há pessoas que gostam de videojogos mas ainda não compraram uma PS4 por várias razões. Pode ser uma questão de tempo, monetária ou de compromisso (há quem pense em comprar consolas, mas nunca dá o passo). Para este grupo de jogadores, ainda faz sentido perguntar se vale a pena comprar uma PlayStation 4 em 2021, até porque costumam ser pessoas menos informadas sobre o assunto, sem saber muito bem o que distingue a antiga consola da nova.

1. O principal argumento a favor: o preço

Este é o factor mais atraente para comprar uma PlayStation 4 em 2021. Como é mais antiga, custa menos do que a PlayStation 5 e por norma o público casual procura pagar menos, mesmo que o hardware seja mais antigo. No entanto, fora de períodos promocionais, o preço oficial da PlayStation 4 continua nos 299 euros. Contrariamente ao que seria de esperar, a Sony não baixou o preço da consola com o lançamento da PlayStation 5 e, se analisarmos bem, a diferença de preço entre a antiga e a nova consola não é assim tão grande, principalmente se levarmos em conta que a PlayStation 4 é uma consola de 2013.

Preço da PS4 Preço da PS5 Digital Edition Preço da PS5 Standard Edition
  • 299 euros
  • 399 euros
  • 499 euros

A simples tabela aqui em cima mostra o preço oficial das consolas da Sony. Embora já tenha sido possível comprar a PS4 por 199 euros, o preço oficial da consola permanece nos 299 euros. A PlayStation 5 está disponível em duas edições com preços distintos: a PlayStation 5 Digital Edition (sem leitor de discos) custa 399 euros e a PlayStation 5 Standard Edition custa 499 euros. Se tivéssemos que recomendar uma consola, estaríamos inclinados para a PlayStation 5 Digital Edition. Não tem leitor de discos, mas há muito que o formato digital se tornou padrão para nós, além de que poupas 100 euros. Quanto à questão dos preços e promoções, actualmente tens mais descontos e oportunidades de poupar na compra de jogos em formato digital do que em formato físico.

2. A PS5 ainda não tem jogos que me interessam

É verdade que o catálogo da PS5 é, por enquanto, muito inferior ao da PS4, mas a funcionalidade de retro-compatibilidade da consola anula este argumento. Mesmo que não tenhas interesse em nenhum dos jogos que foram lançados para a nova consola, é retro-compatível com quase todos os jogos da PS4. Em alguns casos específicos, como Ghost of Tsushima, Days Gone, Star Wars Jedi Fallen Order, Cyberpunk 2077, entre outros, beneficias de vantagens de desempenho.

Se a diferença de preço entre a PS4 e a PS5 fosse substancial, faria sentido adquirir a consola anterior para usufruir do seu vasto catálogo de jogos como God of War, The Last of Us: Parte II, Final Fantasy VII Remake, Uncharted 4, Bloodborne, Death Stranding, entre outros, mas a PS5 é compatível com todos estes jogos e já te deixa preparado para jogar todos os futuros títulos dos estúdios da Sony. A não ser que consigas arranjar uma PS4 por uma pechincha (talvez no mercado em segunda mão), a PS5 é simplesmente um melhor negócio neste momento.

A PS4 tem um impressionante catálogo de jogos.

3. E a PS4 Pro, vale a pena?

Se a PS4 base está numa situação complicada devido ao seu preço difícil de justificar, a PS4 Pro está pior ainda. A PS4 Pro custa exactamente o mesmo que uma PS5 Digital Edition: 399 euros. Novamente, a não ser que consigas adquirir a consola por um preço muito inferior ao valor oficial, simplesmente não faz sentido optar por esta versão. Até há pouco tempo a vantagem da PS4 Pro era o benefício de desempenho em praticamente todos os jogos, contudo, com a chegada da PS5 foi completamente ultrapassada. A PS5 consegue vantagens de desempenho muito superiores e, no caso da Digital Edition, custa o mesmo do que uma PS4 Pro.

TL;DR

A não ser que a Sony anuncie uma redução no preço da PS4 e da PS4 Pro (teria que ser uma redução de pelo menos 100 euros para as tornar novamente apelativas), é incrivelmente difícil justificar a compra dessas consolas perante a PS5. É certo que a nova consola está com problemas de stock de momento, mas é o único entrave que a consola tem de momento. O facto de ser praticamente retro-compatível com todos os jogos da PS4 e de existir uma PS5 Digital Edition por 399 euros tornam a nova consola muito apetecível.

Read this next