Os Melhores jogos para a tua Passagem de Ano

O isolamento social não trava a festa.

Após todos estes meses a lidar com os dramas de uma realidade marcada por uma pandemia, durante os quais os videojogos foram uma das melhores terapias e ferramentas de interatividade social, nada melhor do que encerrar o ano a jogar.

A passagem de ano é tradicionalmente um momento de festa que, para muitos, é vivido ao ar livre e em grandes grupos. Seja para assistir a espetáculos ou para beber um copo em boa companhia, não é algo que muitos associem a estar em casa. No entanto, neste atípico 2020, a entrada em 2021 também fica marcada pela pandemia COVID-19 e a obrigatoriedade em cumprirmos o dever cívico.

Para os adeptos dos videojogos, isto não tem qualquer problema, especialmente porque significa que podemos ficar em casa a passar mais tempo com os jogos que tanto gostamos. No entanto, também pode significar que desejam partilhar o momento com amigos ou familiares, o que poderá exigir comprar um videojogo para o momento.

Esta lista pretende apresentar algumas opções reunidas pela equipa do Eurogamer Portugal pois são os jogos com os quais vamos passar a nossa noite de Ano Novo. É uma lista com jogos que ainda jogamos e que nos acompanham diariamente, escolhida por diversos motivos e cada jogo tem o seu propósito específico, sendo capazes de ajudar em diferentes situações.

Além disso, estes jogos estão disponíveis a preço reduzido nos Saldos de Janeiro da PlayStation e foram pensados para sessões rápidas ou curtas com vários jogadores, seja localmente ou pela internet.

Call of Duty: Black Ops Cold War

Call of Duty: Black Ops Cold War é um lançamento cross-gen e também um dos primeiros jogos de nova geração a ser incluído numa promoção de Ano Novo, o que o torna ainda mais interessante. Mais do que um jogo pensado para a noite de Ano Novo, é também um jogo capaz de te acompanhar ao longo de todo 2021, especialmente com a integração de Warzone, o battle royale gratuito.

Além de uma campanha entusiasmante, Black Ops Cold War apresenta um modo zombies cooperativo que se torna num vício quando jogado com amigos. Se queres começar o ano com um jogo que te vai acompanhar durante vários meses, este é uma boa opção. Além do modo Zombies, tens os populares modos multiplayer competitivos perfeitos para quem tem pouco tempo e apenas pode jogar durante uma boa meia hora. Na noite de Ano Novo, podes até partilhar o comando com um familiar na campanha ou simplesmente jogar o multiplayer.

É difícil não olhar para o novo Call of Duty como um dos grandes jogos multiplayer de final de ano pois o seu gameplay é extremamente acessível, a campanha cinematográfica apelativa para mostrar a nova TV comprada no Natal, o zombies divertido em companhia e o multiplayer competitivo é outro vício que facilmente te agarra.

FIFA 21

Enquanto grandes adeptos de futebol, não conseguimos deixar de considerar que FIFA 21 é um forte candidato a jogo para a passagem de ano. Por aqui não somos propriamente adeptos do FUT e preferimos aquele jogo rápido para aquecer o escritório. Ver um colega a amuar por causa de uma derrota ou um golo sensacional do Cavani continua a ser uma boa forma de gerar sorrisos. É um jogo extremamente fácil de jogar e todos gostam ou conhecem o conceito do futebol. Qualquer familiar poderá jogar FIFA 21 e também é um jogo que te poderá acompanhar ao longo de 2021.

Numa altura em que tenho menos tempo para jogar, o Modo Carreira de FIFA 21 tornou-se naquela experiência rápida e fácil para ocupar uma meia hora e saciar o vício. Além disso, fiquei rendido à forma como usa o DualSense da PS5 e é um dos melhores usos das suas capacidades por parte de uma third-party. Se vais ter pessoas em casa, é a melhor forma de mostrar o potencial do comando da tua nova consola. Além disso, podes combinar partidas com os teus amigos online, mesmo que estejam em gerações diferentes.

Fall Guys: Ultimate Knockout

Diria que é praticamente impossível recomendar jogos para a passagem de ano e não incluir Fall Guys: Ultimate Knockout, uma das grandes sensações de 2020 e que depois de nos entusiasmar no Verão, está pronto para aquecer o Inverno. É um jogo incrivelmente simples, mas engenhosamente difícil. Um todos contra todos em que temos de correr e saltar até ao final do percurso.

Neste "Jogos Sem Fronteiras" da era digital, o gameplay simplificado e altamente colorido torna-o fácil de jogar para qualquer tipo de jogar. Seja com amigos no sofá a trocar o comando à vez ou a competir com a comunidade online, Fall Guys é quase o jogo perfeito para entrar em 2021.

Street Fighter V: Champion Edition

Street Fighter V: Champion Edition é a atual versão de um jogo lançado em Fevereiro de 2016, mas que ainda continua vivo e prestes a receber novos conteúdos. É um jogo fácil de começar a jogar, mas difícil de dominar em pleno e com um gameplay de sabor clássico, que respeita o conceito com o qual praticamente todos os adeptos dos videojogos cresceram a conhecer e admirar. É um jogo que serve os veteranos e até os casuais, sendo perfeito para quem adora fighting games e passar umas horas com amigos, seja local ou online.

Em 2020, foi uma das formas que encontrei para continuar a socializar com amigos, com uma paixão comum por Street Fighter, em tempos de isolamento social. Ligar o jogo para umas partidas rápidas e uma boa conversa resultou frequentemente em várias horas a jogar com diferentes personagens. Na tua passagem de ano, poderá ser uma boa forma de obter uns sorrisos ou então estragar o ambiente. Enquanto grande fã de Street Fighter e perante os bons momentos que já tive com este jogo, não o podia deixar de fora.

Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima é um dos grandes jogos de 2020 e um jogo verdadeiramente espetacular, especialmente para fãs do Japão Feudal. Deu-nos finalmente a oportunidade de obter um épico de samurais em mundo aberto e apesar de ter começado a sua vida como um jogo exclusivamente singleplayer, entretanto recebeu um surpreendente modo multiplayer, chamado Legends, que pode ser descrito como uma das maiores surpresas do ano.

Legends foi apresentado de forma gratuita e jamais esperaria dar por mim a recomendar Ghost of Tsushima para uma sessão com amigos na noite de Ano Novo, mas a verdade é que tive bons momentos a tentar terminar a Raid (algumas frustrações também), desfrutei da companhia de estranhos nas Missões para 2 e no modo estilo Horde para 4. Seja com amigos ou com estranhos, se queres passar a passagem de ano de alguma forma acompanhado por mentes que partilham da tua paixão, Ghost of Tsushima é uma boa opção. Se estás a solo em casa na tua paixão por videojogos e não queres ir para a cama após comer as passas, torna-te num samurai e ajuda outros.

Crash Team Racing

Através de Crash Team Racing, a Activison ajudou a modernizar o apelo do marsupial e a recuperar o seu prestígio, graças a um jogo simples de jogar, altamente colorido, mas incrivelmente difícil. Repleto de pequenos truques para aprender, sem te dar a mãozinha e sempre pronto para te forçar a descobrir os segredos de cada pista, o remake de CTR é um dos mais sensacionais jogos para jogar com outras pessoas. Seja em modo local ou online, este Crash Team Racing tem tudo o que um grupo de amigos pode pedir, especialmente os mais casuais.

Se vais receber companhia extra para a passagem de ano ou se simplesmente queres passar algum tempo online de uma forma descomprometida, CTR poderá ser uma boa opção. No entanto, fica aqui o aviso, é incrivelmente viciante e poderá tornar-se visceral.

Astro's Playroom

Este é um extra pensado para os que conseguiram comprar uma PlayStation 5 para o Natal e querem exibir à família a sua nova consola e claro, o comando DualSense que a acompanha. Astro's Playroom é um jogo sensacional e gratuito, incluído em cada consola de nova geração que a Sony vende. Seja para surpreender a mulher ou mostrar ao sogro o potencial dos videojogos para o futuro do seu neto, Astro's Playroom é um jogo para todas as idades e todo o tipo de pessoas.

Este é o tipo de jogo que gosto de exibir orgulhosamente para quem não percebe nada de videojogos e apenas se guia pelas notícias sensacionalistas de um meio de entretenimento repleto de violência e sangue. É um jogo colorido, simples e divertido, que usa as funcionalidades do DualSense como nenhum outro. Mesmo que não o queiras usar para exibir a consola aos familiares e amigos, usa-o para começar 2021 com um grande sorriso na face.

Salta para os comentários (17)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (17)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários