Jogadores relatam problema na drive da PS5 que roda os discos mesmo quando não estão a ser usados

A ver filmes ou séries, o disco começa a girar de forma audível.

A PlayStation 5 foi lançada nos Estados Unidos e diversos outros países a 12 de Novembro, enquanto o lançamento Europeu ocorreu a 19 de Novembro, e desde então estão a surgir relatos de uso incorreto da drive de discos Blu-ray.

Seja no reddit ou no ResetEra, diversos jogadores relatam momentos em que estavam a ver séries ou filmes em serviços como Netflix ou Disney+ e a drive Blu-Ray começou a girar de forma audível o disco, em intervalos regulares e quando não estava a ser usada.

Outros jogadores relatam que enquanto estão a jogar jogos digitais, o disco que está na drive Blu-ray da PS5 começa a girar e a situação volta a acontecer passado algum tempo.

Apesar da especulação sugerir que isto se trata de um processo de autenticação efetuado pela PS5 para verificar se o disco inserido é válido e legal, ocorre quando esse mesmo jogo na drive Blu-ray nem sequer está a ser usado e que se repete com frequência e o som é bem percetível.

"Tenho o disco de Ghost of Tsushima na minha PS5 neste momento e roda mesmo quando estou a jogar Spider-Man ou Demon's Souls," diz um utilizador no Reddit que partilha o seu caso.

"Posso compreender que seja preciso verificar se o disco ainda está lá, mas certamente não precisa girar com aquela velocidade ou ruído."

Outro jogador relata que "a cada 15-20 minutos, gira durante 20 segundos e faz muito barulho. A PS4 e a PS4 Pro não faziam isto; as suas drives de discos também faziam muito barulho, mas apenas giravam ao iniciar o jogo (provavelmente para verificar a licença). Não faço ideia do porquê da PS5 fazer isto, é mesmo irritante."

Desde o lançamento da PS5, a Sony já apresentou uma atualização para melhorar o sistema e apresentou uma solução para o bug da "fila de downloads" que estava a forçar diversos jogadores e restauração de fábrica à consola.

Salta para os comentários (91)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (91)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários